os farois sao os olhos de um carro e uma frase que nao dissemos so uma duas ou tres vezes ja rolou ate um post a respeito disto por aqui falando sobre como os carros estao perdendo seus rostos com as mudanças no desenho da dianteira dos carros alguns concordaram alguns discordaram mas e inegavel que boa parte da percepçao que temos da personalidade de um automovel esta ligada aos farois e existem muitos farois diferentes nestes mais de 130 anos de historia automotiva quais sao os seus farois favoritos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] assim de bate pronto posso dizer que meus farois favoritos sao os farois originais do citroen sm que foi lançado em 1970 e fabricado ate 1975 dois trios de farois em um recesso na dianteira atras de uma redoma transparente que tambem abrigava a placa sem duvida o citroen sm e um dos carros com farois de desenho mais sofisticado e criativo o que combina perfeitamente com o restante do carro isto porque o citroen sm era a versao ainda mais sofisticada e exotica daquele que ja era um dos carros de luxo mais sofisticados e exoticos que existiam em 1970 o citroen ds modelo que inaugurou o sistema de suspensao hidropneumatica da fabricante francesa e finalmente rompeu os laços com quaisquer tendencias estilisticas do pre guerra afinal ele substituiu o citroen traction avant que foi lançado em 1934 e seguiu em produçao ate 1957 convivendo por dois anos com o ds cuja estreia foi em 1955 por mais que tivesse construçao monobloco e traçao dianteira dois pioneirismos entre os carros europeus nos anos 30 o estilisticamente o traction avant era um carro bastante antiquado ja no fim dos anos 40 o citroen sm era a versao de apelo esportivo do ds e por conta disto foi lançado com um motor v6 de 2 7 litros e com tres carburadores weber 170 cv enquanto que em 1970 o ds usava um quatro cilindros de 2 1 litros com injeçao de combustivel e 110 cv apesar de nao ser o carro mais potente em seu segmento que incluia caras como o mercedes benz 450 slc v8 de 4 5 litros e 192 cv e o bmw 3 0 cs seis em linha de tres litros e 193 cv o sm tinha desempenho adequado sendo capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 5 segundos [youtube id= vcgmwcmq4rw width= 620 height= 350 ] como tinha a mesma plataforma do citroen ds o sm tambem usava suspensao hidropneumatica e tinha as mesmas medidas de entre eixos e comprimento mas estava disponivel apenas com carroceria de duas portas e era um carro mais largo o desempenho era melhor que no ds e de acordo com a imprensa especializada da epoca o sm proporcionava uma combinaçao de conforto precisao dinamica e frenagem que nao se encontrava em nenhum outro carro o desenho do citroen sm guardava certa semelhança com o ds no perfil da carroceria com traseira baixa e bitola dianteira mais larga que a traseira o que deixava o carro parecido com uma gota quando visto de cima a traseira kamm com um corte vertical abrupto colaborava para um coeficiente de arrasto aerodinamico baixissimo ate mesmo para os padroes atuais 0 26 mas o carro tinha idenditidade visual propria começando pelos farois no ds eles eram relativamente convencionais posicionados um de cada lado da face dianteira peças tradicionais redondas ate 1967 e farois duplos direcionais a partir de 1968 que ja eram interessantes por si so o citroen ds reestilizado era um dos varios carros da epoca a coberturas de vidro sobre as lentes dos farois dois exemplos brasileiros sao o willys interlagos e o puma o sm levava isto a outro nivel como que para mostrar sua atençao inacreditavel aos detalhes por que limitar se a cobrir os farois com lentes de vidro vamos logo colocar uma lente na frente toda assim no projeto original do designer robert opron o sm tinha uma lente de vidro dividida em tres partes que percorria a dianteira de uma extremidade a outra esta lente era dividida em tres partes sendo que a porçao central abrigava a placa e as porçoes laterais abrigavam um conjunto de tres farois de cada lado os farois mais ao centro eram os direcionais as setas ficavam nos para choques e importante salientar os carros vendidos na frança tinham lentes amarelas que eram obrigatorias naqueles tempos nao era uma reinvençao da roda mas era uma soluçao adicionava um ar de exclusividade latente agora uma observaçao importante citei especificamente o sm original frances por algumas razoes no resto da europa os farois nao precisavam ser amarelos o que os tornava um pouco mais comum ; e nos eua que era um dos mercados internacionais mais importantes para a citroen na epoca a regulamentaçao de transito dos eua nao permitia que um carro com os farois do sm circulassem pelas ruas eles precisavam ser do tipo sealed beam redondos e ficar totalmente expostos e nao podiam ser mais que quatro entao o estilo do carro foi modificado de acordo para os estados unidos atualmente muitos dos sm que rodam pelos eua receberam coberturas de plastico para tornar seu visual mais proximo do modelo europeu considerado o mais bonito e praticamente impossivel encontrar coberturas originais de vidro os farois do citroen sm sao so uma das varias razoes que o tornam um do carros mais incriveis ja feitos e por isso eu as escolhi como sugestao da casa mas existem muitos outros entao queremos saber quais sao os farois mais legais ja colocados em um carro como de costume a caixa de comentarios e de voces
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