tiff needell chris harris keiichi tsuchiya daigo saito tazio nuvolari ronnie peterson cada par de nomes destes traz grandes representantes de tres tecnicas pilotagem distintas embora muito semelhantes visualmente powerslide drift ou drifting ou dori apelido carinhoso da pronuncia japonesa dorifuto e derrapagem controlada de maneira resumida powerslide e a derrapada de lado causada pelo destracionamento das rodas motrizes traseiras podendo acontecer ate num carro awd drifting e um estilo de pilotagem que envolve diversas tecnicas incluindo o proprio powerslide e derrapagem controlada e um estado de comportamento dinamico muito ligado aos carros de corrida antigos ou seja por mais estranho que soe pertence ao mundo do grip o powerslide esta geralmente ligado as saidas de curva enquanto o drift envolve um processo mais completo no qual o carro deve estar de lado antes mesmo da entrada da curva agora e hora de entendermos cada uma destas tecnicas de maneira um pouco mais aprofundada pegue um cafe quentinho e recline se na poltrona powerslide os jornalistas ingleses tiff needell e a equipe do top gear chris harris steve sutcliffe sao os grandes responsaveis pelo powerslidemania que dominou as produçoes automotivas feitas em video ainda que justiça seja feita os britanicos de publicaçoes como a car magazine ja o fizessem para cliques epicos a razao e simples e mais emocionante assistir um aston martin vantage v12 derrapando de lado a 85 km/h do que ver o mesmo carro fazendo a mesma curva a 100 km/h no limite da aderencia porque a pilotagem esportiva veloz e eficaz e suave nao e dramatica botar de lado e uma soluçao divertida eletrizante e que traz reaçoes positivas do publico que de forma geral prefere entretenimento [youtube id= cjp1xjozjqy width= 620 height= 350 ] a partir de 7 52 o powerslide tipicamente ingles envolve velocidade bastante significativa em curvas de media muito proxima a velocidade de entrada de uma curva feita no limite em pilotagem grip o piloto provoca a traseira com uma pequena chamada brusca no volante a dianteira morde e a traseira começa a querer passear um abraço ao amigo korn voces zoam mas ele tem razao esse movimento e acompanhado quase imediatamente de um golpe massivo no acelerador que em conjunto com o volante passa a ser o controlador do angulo de guinada yaw e do raio do powerslide aqui entra o jogo delicado de conseguir preservar o momentum da derrapagem com pouca velocidade o carro vai querer rodar pra dentro ou talvez sequer comece a deslizar a traseira na chamada de volante se o piloto corrigir demais bastante contra esterço e moderar a aceleraçao o carro se conserta e sai do modo de powerslide geralmente dando um tranco ao voltar para o modo grip numa moto isso resultaria no tombo mais temido o chamado high side que lança o piloto por sobre a motocicleta [youtube id= k2bozl9xola width= 620 height= 349 ] o equilibrio esta na velocidade de entrada ideal como falei la em cima e uma velocidade proxima a de pilotagem em grip apenas um pouco mais baixa no golpe de volante feito com precisao e no catch the slide literalmente agarrar a derrapagem com o acelerador aplicado com generosidade e o angulo certo de contra esterço voce precisa de agilidade maos leves e disposiçao para ate mesmo soltar o volante permitindo que os pneus dianteiros contra estercem sozinhos caso o carro possua caster positivo o suficiente para tal se nao ha fica ao serviço do piloto o contra esterço manual o powerslide feito sozinho envolve um traçado similar ao da pilotagem no modo grip apenas um pouco mais para fora pois toda a açao acontece a partir da entrada da curva em direçao ao ponto de tangencia nos tambem podemos chamar de powerslide aquela derrapagem marota de esquina ou de retorno em u ainda que ambos sejam infinitamente mais faceis e simples do que a derrapagem do estilo ingles drift [youtube id= iarzhejkmoc width= 620 height= 350 ] a pratica do drift envolve muitas tecnicas o powerslide e somente uma delas o piloto de drift a utiliza para manter o momentum da derrapagem mas para o carro entrar naquele angulo de guinada o drifter nao pode usar o powerslide quase nunca porque esta e uma tecnica mais especifica para o meio e a saida de curva seria tarde demais ora o drifter de ponta precisa entrar na curva ja com o carro derrapando totalmente de lado ou seja o buraco e muito mais fundo para assumir angulos de guinada agressivos antes mesmo da entrada da curva o piloto de dori precisa remover subitamente a aderencia dos pneus traseiros entra em açao o freio de mao de preferencia hidraulico isso se ele ja nao veio do trecho anterior derrapando de lado de maneira alternada brincando com a inercia num jogo de pendulo bastante limitrofe outra possibilidade e a combinaçao de ambas as tecnicas realizando o scandinavian flick tecnica usada por pilotos de rali para jogar a traseira geralmente em grampos apertados mas mesmo em curvas de media feitas no cascalho e algo comum deguste abaixo o mestre jean ragnotti fazendo esta manobra em praticamente todo tipo de curva mais fechada [youtube id= askuygacyik width= 620 height= 350 ] em todos estes casos ha tambem uma velocidade media aproximada de curva que precisa ser obedecida para o carro descrever sua derrapagem sem espalhar ou sem querer rodar pra dentro mas como no drift a entrada e feita derrapando de lado esse calculo e mais complexo e assustador ainda que o drift tenha uma tolerancia maior que o grip na pilotagem permitindo um certo leque de improvisaçoes em cima de erros [youtube id= cr2y1plfw4y width= 620 height= 349 ] como o carro precisa entrar na curva de lado ja deslizando o traçado do drift e substancialmente diferente do de grip frequentemente ficando mais na zona externa da curva de maior raio uma vez com o carro de lado ai sim o piloto usa e abusa do powerslide para manter o momentum da derrapagem ao longo da curva da lhe corte de giro ele pode assumir angulos de guinada muito mais radicais que carros comuns graças a todo o trabalho feito principalmente na suspensao e no sistema de direçao com articulaçoes axiais alongadas que resultam no esterçamento de quase 90º diferencial com bloqueio e tao basico quanto oxigenio para continuar derrapando de lado mesmo na reta ou nas conexoes com as curvas seguintes entra o uso inteligente da inercia do freio de mao controla a guinada da traseira do pedal de freio num carro de drift o pedal de freio e quase 100% dianteiro o que permite resgatar uma rabeada e do acelerador controla o raio/circunferencia da derrapagem [youtube id= ule4rgnaogy width= 620 height= 349 ] mesmo ja estando dentro de uma derrapada de lado o piloto de drift pode e deve fazer o uso do freio de mao caso queira acentuar o angulo de guinada da traseira o que ja desconfiguraria o nome powerslide veja isso acontecendo logo no começo do video acima por tudo isso o powerslide pertence ao drift sim mas o drift nao se resume ao powerslide se um amigo seu disser que ele fez aquela rotatoria inteira de drift cara ele nao esta errado mesmo que tenha sido so de powerslide pelo seu lado nao seja o toretto caga regra mas pelo lado do seu amigo e bom ele achar que nao e piloto de drift apenas porque sabe fazer uma rotatoria de lado isso e so uma pelotinha de neve do enorme iceberg que envolve as tecnicas de drift lançar a traseira antes mesmo da curva começar entrar nela totalmente de lado em alta velocidade e balanceado com a traseira controlada e conseguir conectar essa atitude dinamica extrema a um belo powerslide contornando a curva inteira com a traseira no limite da pista e a parte mais dificil do drift e e onde costumam brilhar os mais arrojados e talentosos segurar esse momentum em powerslide uma vez dentro da curva e so a obrigaçao do praticante do dori derrapagem controlada pilotos de velocidade estao a serviço dos pneus cada piloto possui o seu estilo de pilotagem mas em ultima instancia todos eles estao submissos aquilo que os pneus exigem para entregar um bom tempo de volta em termos de comportamento dinamico os carros de antigamente eram muito mais soltos que os de hoje nao se trata de conservadorismo da atualidade mas sim consequencia direta da evoluçao dos conjuntos especialmente dos pneus os pneus de antigamente especialmente os diagonais mas mesmo os radiais de epoca tinham composto muito duro uma carcaça que torcia mais especialmente na banda de rodagem e seu pico de aderencia era bem largo necessitava de muito angulo de deriva para performar e o pico de aderencia se projetava sobre a zona de fricçao sem decaimento abrupto no caso de se passar do limite no grafico abaixo seria algo ainda mais suave que o c ao contrario dos pneus de performance atuais b que sao muito mais no fio da navalha os slicks de competiçao atuais a verdadeiras laminas de sushiman passou do ponto rodou e quase isso o que calma para o piloto o paragrafo acima queria dizer algumas coisas o fato de a carcaça torcer tanto especialmente na banda de rodagem se traduzia em varias consequencias muito feedback as maos sobre o limite de aderencia mas por outro lado eram pneus de respostas lentas o piloto de tinha de ser mais agressivo nas entradas de curva para que os pneus dobrassem ate chegar no ponto de maxima aderencia o quao agressivo como o pico de aderencia era bem largo e o decaimento perda de aderencia era baixo no caso de se passar do ponto voce podia ser muito ou pouco agressivo os pneus antigos permitiam mais estilos de pilotagem diferenciados por fim com aderencia limitada e composto duro nao se gerava tanto calor e portanto os pneus duravam uma enormidade veja tudo isso na pratica nos videos abaixo preste muita atençao na movimentaçao das maos dos pilotos nas entradas de curva lançando o carro e note a reaçao dinamica entrando na derrapagem controlada seja em curvas de baixa ou de alta era um bale [youtube id= m2x5tdiluti width= 620 height= 349 ] [youtube id= cvdd8v9liq8 width= 620 height= 349 ] na pratica os pilotos lançavam os carros na entrada de curva ajudados pela transferencia de peso diagonal do fim da frenagem combinado ao inicio da curva a traseira vinha e eles davam gas contornando a curva inteira em dinamica neutra levemente sobre esterçante eles literalmente deslizavam sobre as quatro rodas principalmente os carros de motor traseiro como os renault alpine a110 willys interlagos e porsche 911 a ar pois a inercia assim atua na epoca um termo comum era four wheel drift e note que nao ha nada em comum com o drift de hoje em dia os carros deslizavam sem necessariamente estar destracionando nas rodas motrizes e a busca era pelo melhor tempo de volta possivel com o minimo de desperdicio da decada de 80 ate hoje em dia o representante desse comportamento dinamico sao os carros de turismo de traçao dianteira os carros sao ajustados com muita cambagem e caster na dianteira e pressoes obscenamente altas nos pneus traseiros para induzir a este comportamento e eliminar o sub esterço caracteristico destes veiculos quando na condiçao oem tudo isso tambem e possivel porque os pneus usados nessas categorias atualmente sao radiais comuns que compartilham com os pneus antigos a caracteristica de angulo de deriva generoso e decaimento suave apos o limite de aderencia simpaticamente podemos falar na roda de amigos que eles correm fazendo drift mas e importante entender que drift e derrapagem controlada sao dois mundos bem diferentes [youtube id= jfpcjta5x2g width= 620 height= 349 ]
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