como qualquer atividade criada pelos seres humanos o automobilismo esta em constante transformaçao e isto significa que ao longo dos anos diversas categorias surgiram e desapareceram qual e a categoria extinta do automobilismo que deveria existir ate hoje esta e uma pergunta que ja deveriamos ter feito antes concorda e como voce ja deve saber sempre que fazemos uma pergunta tambem damos o pontape inicial com uma sugestao da casa e a nossa e a can am uma das mais insanas da historia do automobilismo duvida entao vem com a gente recentemente falamos aqui sobre o mclaren m12 gt coupe que foi um dos primeiros se nao tiver sido o primeiro carro de rua da mclaren claro tecnicamente ele era um carro de corrida que foi convertido em esportivo para as ruas e na verdade seu comportamento extremamente arisco e fruto de sua origem na can am can am e uma abreviaçao bastante concisa de canadian american challenge cup como voce deve ter deduzido tratava se de uma competiçao realizda em autodromos do canada e dos eua voltada a esporte prototipos foi disputada entre 1966 e 1987 e ficou conhecida por suas regras bastante tolerantes [youtube id= bqffvglsrme width= 620 height= 350 ] isto se deu porque a can am corria sob o regulamendo do grupo 7 voltado especialmente para carros de corrida de dois lugares com cockpit aberto a principal caracteristica do grupo 7 era a ausencia quase completa de restriçoes tecnicas em relaçao aos bolidos desde que tivesse para lamas para brisa dois lugares duas portas farois e lanternas santantonio e usassem gasolina comercial a principio qualquer carro poderia participar com o tempo o regulamento foi ficando cada vez mais permissivo na virada da decada de 1970 os carros ja nao precisavam nem de farois para correr nao existia uma quantidade minima de unidades para homologaçao e nao existiam restriçoes quanto a deslocamento layout do conjunto mecanico sistemas de sobrealimentaçao e aerodinamica ou seja era um vale tudo sobre rodas e era animal sente o drama [youtube id= bce03llwgzc width= 620 height= 350 ] nem precisamos dizer que era o paraiso para as fabricantes de automoveis certo como comentamos no post do m12 a mclaren foi a grande potencia nos primeiros anos da can am ficando com o titulo por cinco anos seguidos entre 1967 e 1971 usando prototipos equipados com motor v8 chevrolet de cerca de 600 cv o primeiro campeao em 1966 foi john surtees pilotando por sua propria equipe habilmente batizada como team surtees ao volante do classico lola t70 — que tambem usava um motor chevrolet [youtube id= a59vikfomya width= 620 height= 350 ] no entanto o maior legado da can am vem da alemanha alias e uma boa hora de esclarecer um pouco as coisas voce certamente conhece o porsche 917k o insano prototipo que tomou le mans de assalto em 1970 e 1971 e destronou o ford gt40 e talvez voce saiba que ele era um carro absolutamente insano com o piloto sentado com o traseiro no asfalto os pes a centimetros do bico do carro e um flat 12 de 4 5 litros e 580 cv em posiçao central traseira — sem qualquer tipo de induçao forçada e como berrava bonito este motor [youtube id= enter video id eg wq4y7ztznkc width= 600 height= 350 ] no entanto voce tambem talvez saiba que o porsche 917 era conhecido como turbopanzer mas como se o motor era naturalmente aspirado e ai que entra a can am depois de 1971 a porsche decidiu deixar de lado a categoria de prototipos em le mans e passou a competir com versoes modificadas do 911 com isto em tese o 917 seria aposentado so que ele era simplesmente um carro muito bom para simplesmente deixar de correr e por isso acabou atravessando o atlantico e disputando a canadian american challenge cup faz sentido se o 917 ja era um carro impressionante no campeonato mundial de endurance europeu dava para imaginar do que ele seria capaz em um ambiente quase desprovido de regras de inicio a porsche considerou uma versao com motor flat 16 voce tem noçao do que e isto de mais de 750 cv mas no fim das contas um flat 12 turbinado ainda mais potente sob os cuidados da famosa penske racing famosa por suas vitorias na indycar e na nascar o porsche 917 turbinado fez bonito graças aos 850 cv do flat 12 turbo o prototipo abocanhou o titulo de 1972 com o americano george follmer ao volante isto levou a mclaren a abandonar a categoria e concentrar seus esforços nas categorias de monopostos como a indycar e a formula 1 no ano seguinte o 917 deu a prova maxima de que a can am era uma categoria doentia o chamado 917/30 evoluçao do 91 7 turbinado tinha um motor com deslocamento ampliado para 5 4 litros injeçao mecanica bosch com corpos de borboleta individuais e dois turbocompressores eberspacher de 39 mm operando a 2 7 bar agora voce sabe porque ele era chamado de turbopanzer [youtube id= reex0hsjata width= 620 height= 350 ] o fato e que o 917/30 foi segundo consta um dos carros de corrida mais potentes de todos os tempos seu flat 12 biturbo era capaz de entregar nada menos que 1 600 cv para os treinos de classificaçao nas corridas a potencia era reduzida para apenas 1 100 cv a 7 800 rpm com torque de 113 4 mkgf a 6 400 rpm considerando o peso baixissimo — apenas 820 kg — surpreende que alguem conseguisse guia lo e por estas e outras que a can am e uma das categorias que mais fazem falta no automobilismo sua era de ouro acabou em 1974 quando a crise do petroleo obrigou a fia a estipular um limite de consumo de combustivel por corridas e o interesse das fabricantes definhou assim depois de um hiato em 1975 e 1976 a categoria ate passou por uma tentativa de ressureiçao com carros derivados da formula 2 mas jamais obteve a mesma popularidade assim em 1987 a ultima temporada foi disputada mas esta e so uma das dezenas de categorias do automobilismo que foram extintas que temos certeza voce conhece — e que fazem muita falta para nos entusiastas do seculo 21 qual e sua favorita como sempre a caixa de comentarios e ah voce ja sabe
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