Qual é o carro mais famoso do cinema? Christine, o carro assassino? A máquina do tempo do Dr. Brown? O Mustang de Frank Bullitt? Herbie, o Fusca que tinha vontade própria?
É difícil definir qual deles tornou-se o maior ícone sobre rodas da indústria cinematográfica. Sem pensar muito, essa pergunta poderia ter mais um punhado de candidatos ao título, como o V8 Interceptor, a Máquina do Mistério, o Bluesmobile e por aí vai.
Mas qual seria a resposta se mudássemos um pouco a pergunta? Se quiséssemos saber qual foi o carro que mais apareceu em filmes na história do cinema? A resposta certamente seria um mar de silêncio.
Afinal, que tipo de maluco conta isso? Melhor dizendo: que tipo de maluco quer saber isso? Bem… nós! Mas não pense que passamos os últimos meses contando quantas vezes cada carro entrou em cena. Isso é um trabalho épico, e que exige a mobilização de muita gente. Centenas de pessoas. Talvez milhares.
Na verdade, quem fez essas contas foi o pessoal do Internet Movie Car Data Base, aquele site que você acessa toda vez que quer descobrir qual era aquele carro misterioso de algum filme. Com ajuda de alguns moderadores e um fórum com milhares de usuários, eles conseguiram relacionar boa parte dos carros que aparecem por mais de 30 segundos nas cenas dos filmes. Praticamente todos os filmes que você conhece — e que tenham carros, ou não sejam estupidamente alternativos, como um filme armênio sobre uma garotinha e sua mãe durante a Segunda Guerra.
Logicamente, com uma base de dados tão extensa e abrangente, você consegue separar algumas estatísticas bem interessantes. Foi exatamente isso o que eles fizeram — e também o que fomos procurar por lá para descobrir a resposta desta pergunta que ninguém fez: qual é o carro que mais aparece em filmes na história do cinema?
Antes de responder, precisamos esclarecer os critérios: o IMCDB oferece algumas opções para as estatísticas. Você pode incluir os carros figurantes — como o Fusquinha verde que desce a ladeira em Bullit —, ou apenas carros que fazem parte da história, ainda que com menor importância — como a picape Toyota de Marty McFly em “De Volta Para o Futuro”, ou o Honda S2000 de Johnny Tran no primeiro “Velozes e Furiosos”.
O carro que mais apareceu nas cenas de cinema até hoje pode ser um pouco decepcionante se você não curte carros americanos. Com 3.844 participações em filmes e séries de TV no currículo, esse título vai para o Ford Crown Victoria. E não sem motivo: o Crown Vic foi por quase 50 anos o mais famoso táxi e carro de polícia dos EUA, onde boa parte dos filmes são gravados.
Onde há um bandido em fuga, há um Crown Vic logo atrás
Em segundo lugar vem o Ford Mustang, com 2.238 participações — uma surpresa, porque provavelmente você nunca percebeu que havia tantos Mustang nos filmes que você assistiu.
Lembra de “K9, um Policial Bom Pra Cachorro”? O carro era um Mustang…
Logo atrás, em terceiro lugar vem o Chevrolet Impala, que era o outro carro de polícia mais famoso dos EUA, o que explica o fato de ter aparecido em 2.032 filmes.
O primeiro europeu da lista é o Mercedes-Benz Classe S, o carro preferido dos gângsteres, ditadores, mafiosos e outros canalhas podres de ricos das telas de cinema. Ele foi usado 1.794 vezes em filmes e séries de TV, e foi o sexto carro que mais apareceu na frente das câmeras.
Se você está se perguntando onde estão os carros de gente normal, o primeiro deles aparece somente na décima primeira posição: foi o Volkswagen Golf, com 1.121 aparições em cena.
Agora, tudo isso considerando todas as versões e gerações destes carros. O IMCDB permite gerar as estatísticas com separação por código de chassi/plataforma e geração. Nesse caso, o ranking muda completamente e passa a ser dominada por europeus.
Considerando apenas os modelos de mesma geração, o carro que mais participou de filmes é o Volkswagen Typ 1, mais conhecido como “Fusca” no Brasil. Segundo a contagem do pessoal do IMCDB, o besouro apareceu em nada menos que 1.926 cenas de filmes.
O segundo é o Ford P71, que é o código do Crown Vic de polícia produzido entre 1992 e 2011, o que explica sua posição alta. Em seguida vem o Mercedes W123, a geração do Classe E produzida entre 1976 e 1985, com 1.112 participações.
Em quarto lugar vem o furgão Ford E-350, com 890 aparições, e logo atrás uma sequência de três modelos Mercedes-Benz: W126 (o Classe S dos anos 1980), W124 (o Classe E dos anos 1980 e começo dos 1990) e o W115 (o Classe E dos anos 1960 e começo dos anos 1970) com 806, e 687 e 678 aparições em tela, respectivamente.
Para encerrar esse exercício de estatística cinéfilo-gearhead, uma curiosidade: o filme que mais reuniu carros em cena não foi nenhuma megaprodução de Hollywood com milhões de dólares envolvidos. Foi o filme independente “The Junkman”, filmado em 1982 e dirigido por H.B. Halicki, o famoso dublê, ator e diretor que idealizou o filme “60 Segundos” original, de 1974.
Na verdade, “The Junkman” faz parte da trilogia iniciada por Halicki em “60 Segundos” de 1972, e concluída em “Deadline Auto Theft”. Ele reuniu nada menos do que 67 carros com participação na trama — quase todos os carros pertenciam à própria coleção de Halicki.
Agora, se considerarmos os carros de figuração, que servem apenas para compor o cenário, o recorde vai para outro filme, mas não sai das mãos de Halicki: a versão original de “60 Segundos” (Gone in 60 Seconds – 1974) colocou nada menos que 281 carros em cena, dos quais 63 tiveram participação na trama.