Feeling nostalgic? A gente também, sempre. E, para a alegria de quem gosta de lembrar com saudade de um passado que não volta mais, a SEGA fez algo bem legal na última semana: disponibilizou toda a trilha sonora de um de seus maiores clássicos de corrida no Spotify, um dos serviços de streaming mais populares do momento.
Aproveitando o embalo, queremos saber: qual é o game de corrida com a trilha sonora mais legal já feito?
Out Run, lançado em 1986, é um grande candidato a este título. O clássico arcade da Sega foi um dos games mais elogiados pelo público e pela crítica, tornou-se um dos títulos mais vendidos da história e o responsável por arrancar moedas e moedas de toda uma geração.
Não é para menos. Imagine como era sentar em uma cabine com volante e pedais que se movimentava (mais ou menos) de acordo com o que o carro fazia na tela – tudo isto 30 anos atrás. O game em si não trazia nada muito inovador para o gênero, com corridas que podiam acabar prematuramente caso você não desse conta de passar pelos checkpoints a tempo. O carro é um só, uma Ferrari Testarossa Spider vermelha. E você o via sempre por trás, com a câmera perto do chão, o que tornava a tarefa de acelerar e desviar dos carros bastante desafiadora – a visão da pista adiante era relativamente limitada. Iam-se embora as fichas.
No entanto, há detalhes que não ficavam evidentes logo de cara, e talvez você não soubesse até hoje. Os gráficos, por exemplo, utilizavam uma técnica de renderização chamada Super-Scaler, que basicamente aumentava o número de sprites 2D que apareciam na tela para dar a sensação de profundidade. Para garantir que o efeito tridimensional fosse o mais convincente possível, todos os cálculos e simulações de perspectiva eram feitos com base em imagens em 3D, e as informações eram convertidas novamente para o 2D.
O charme, contudo, estava nos detalhes. E talvez um deles seja o fator que mais contribui para a nostalgia de OutRun: sua música. Em vez de usar sintetizadores, como era bastante comum na época, as canções eram compostas pela S.S.T. Band (Sega Sound Team), a banda oficial da Sega. Formada por seis músicos, a SST Band durou até 1993 e foi a responsável pelo smooth jazz mesclado com batidas caribenhas que sai pelos alto-falantes da máquina de arcade, sendo que você escolhia uma delas virando o volante antes de começar a jogar.
OutRun acabou se tornando muito lembrado por sua trilha sonora, e inspirando artistas que até hoje se dedicam à música oitentista inspirados por soundracks do passado. Kavinsky, compositor francês de música eletrônica que é um dos mais conhecidos do movimento do revival oitentista na música eletrônica, é um deles. Seu disco mais aclamado é OutRun, de 2013, que traz uma Testarossa vermelha na capa.
Os títulos das três músicas são tipicamente praianos, e evocam o clima de verão da Miami oitentista: Passing Breeze, Splash Wave e Magical Sound Shower. Você pode ouvi-las, ao lado de versões alternativas de outras faixas da franquia, na playlist abaixo.
A verdade é que a trilha sonora de OutRun é só uma das várias que a Sega disponibiliza no Spotify. Se você quer ouvir novamente as músicas de Sonic, por exemplo, é só utilizar o navegador do serviço para escolher seu título favorito.*
É claro que existem outros jogos de corrida com trilhas sonoras memoráveis, não apenas na década de 1980, mas também os jogos mais modernos, com músicas licenciadas e playlists que acabam se tornando tão populares quanto os próprios games.
Sendo assim, queremos saber: qual é o game de corrida com a melhor trilha sonora? As sugestões podem (e devem) ser variadas, mesclando títulos clássicos e recentes, trilhas sonoras originais e licenciadas, de todas as eras e todas as plataformas. A área de comentários é toda sua, e você já sabe o que fazer!
* O YouTube também funciona!