Foto: Simon Clay
O lançamento do motor 1.0 TSI da Volkswagen, elogiado por todo mundo que o avaliou no up!, fez a gente coçar a cabeça e pensar por aqui: qual será o melhor automóvel turbo de fábrica da história? E o primeiro que veio à nossa cabeça foi o Porsche 959.
Considerado a obra-prima da Porsche, como já falamos em um post todo dedicado a ele, o 959 adotava uma série de novas tecnologias. Na parte que mais nos interessa, o motor, ele vinha um um esquema de turbos sequenciais. E que diabo é isso?
Quando não existiam recursos de eletrônica e de mecânica tão sofisticados quanto os atuais, como injeção direta de combustível, turbo de geometria variável, válvula wastegate controlada eletronicamente, acelerador eletrônico e comandos de válvula variáveis, para ficar só nos principais, o início da ação do turbocompressor era sentida como um coice.
Ainda que esse comportamento tenha seus fãs, sua imprevisibilidade podia ser fatal. Não foi à toa que o Porsche 930,