Já faz um tempo que os hot hatches estão em alta, mais exatamente desde 2013, quando o Renault Mégane RS Trophy completou uma volta em Nürburgring Nordschleife em menos de oito minutos e deu início à briga pelo recorde do circuito.
Foi ali que todo mundo se deu conta, de uma vez por todas, que os hot hatches de hoje são tão capazes quanto alguns superesportivos de um passado não tão distante. Tudo isso com motor dianteiro e, muitas vezes, tração nas “rodas erradas”. Pensando nisso, nos inspiramos a perguntar: qual é o melhor esportivo de tração dianteira já feito?
O primeiro que nos vem à mente é mesmo o hot hatch mais hot do momento: o Honda Civic Type R, que voltou de um período de cinco anos de ausência em 2015, e trouxe consigo uma revolução na linhagem: a adição de um turbocompressor à receita, que pode até ter sacrificado algumas centenas de rotações por minuto (a marca registrada dos motores aspirados da Honda) mas, em compensação, levou a força do novo Type R a um novo patamar: 310 cv a 6.500 rpm e 40,8 mkgf entre 2.500 e 4.500 — uma bela resposta às piadas sobre a falta de torque, que não perdoavam nem mesmo o mais nervoso dos Civic.
O comparativo entre o Mégane RS Trophy 275, o Seat León Cupra e o Civic Type R que postamos outro dia é só uma das evidências. Há várias outras, como a volta no Nürburgring Nordschleife em 7:50,63 que o novo Honda conseguiu realizar no ano passado — que vale a pena ver de novo:
Além disso, como vimos na matéria em que dissecamos o novo Type R, a Honda fez de tudo para que as rodas dianteiras conseguissem lidar com a cavalaria da melhor forma possível e para eliminar o subesterço (as famosas “saídas de frente” nas curvas, típicas dos carros de tração dianteira) — em especial, empregando um diferencial de deslizamento limitado e suspensão dianteira especial, com uma manga de eixo adicional para reduzir o esterçamento por torque em até 50%.
O resultado é um carro veloz em retas e muito, muito bom de curva — o 0-100 km/h em 5,7 segundos, a velocidade máxima de 270 km/h e o recorde de 7:50 em Nürburgring estão aí para provar.
E, como se não bastasse, estamos falando da volta de um ícone: para nós, o Civic Type R é um dos melhores hot hatches do universo, e merecedor do título desde sua primeira geração (para alguns fãs, principalmente por causa dela). Só o motor 1.6 com comando variável V-TEC, deslocamento de apenas 1,6 litro e 185 cv a 8.200 rpm (potência específica de mais de 115 cv/l) é motivo suficiente, não acha?
Este review clássico feito pela Best Motoring International é outro belo argumento
A questão é: existem outros esportivos de tração dianteira sensacionais, não temos dúvida — e você certamente conhece alguns. Qual é seu favorito — o melhor esportivo de tração dianteira já fabricado? Como sempre, a caixa de comentários está esperando suas respostas!