FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Qual é o melhor supercarro “alternativo” que o dinheiro pode comprar?

Quando se pensa em supercarros, os primeiros nomes que vêm à mente são de fabricantes tradicionais, como Ferrari e Lamborghini, seguidos de outros modelos feitos por grandes fabricantes — alguns, verdadeiros clássicos, como o McLaren F1, os Lamborghini V10 e V12, e até halo cars como o Audi R8 e o Mercedes-Benz SLS AMG. Mas se você for meio hipster e quiser um supercarro “alternativo”, feito por uma fabricante pequena, em quantidade limitada e muitas vezes de forma artesanal, o que você compra?

Ok, a parte sobre ser hipster é brincadeira, mas a pergunta é séria: o mercado de supercarros é cheio de fabricantes pequenas, que atuam de maneira independente para fabricar seus superesportivos em quantidade limitada — o que, muitas vezes, eleva seu preço, mas também garante um nível muito maior de personalização e exclusividade, pois muitas vezes os carros são fabricados por encomenda e seguem especificações estabelecidas pelo cliente.

uevolution (2)

Há alguns dias falamos do Ultima Evolution, que como o nome diz, é uma evolução do Ultima GTR, um dos supercarros mais extremos já feitos no mundo, cuja fabricante é uma pequena companhia do Reino Unido. O Ultima existe desde 1983 e nasceu como um kit car, oferecido para pilotos independentes que instalavam o conjunto mecânico de sua preferência. Ao longo dos anos, o Ultima foi transformado em carro de rua, e a fabricante passou a oferecê-lo completo, com motor V8 Chevrolet e câmbio de Porsche 911.

uevolution (3)

Para nós, ele é o exemplo perfeito de supercarro alternativo: pode ser comprado pronto ou como kit para montar — com ou sem motor. Aliás, o motor também é oferecido em vários níveis de preparação, de modo que é possível comprar um Ultima Evolution com um V8 LS7 com kit stroker e compressor mecânico, capaz de entregar 1.036 cv e absurdos 132,7 mkgf de torque e de levar o carro aos 100 km/h em 2,3 segundos; mas também pode-se optar por um motor original, com 350 cv — o que certamente já é o bastante para garantir a diversão de qualquer um que goste de carros.

gtr23

Imagine receber este kit na sua casa

A estrutura tubular de alumínio é totalmente desenvolvida pela Ultima, bem como a carroceria, cujo desenho inspirado pelos protótipos do Grupo C da década de 80 é um show à parte — e também nos lembra, de certa forma, o Yamaha OX99-1. O preço varia de acordo com as especificações, partindo de £ 65.995 (cerca de R$ 290 mil em conversão direta) pelo modelo básico, com motor de 350 cv.

O Ultima GTR, antecessor do Evolution, em ação na pista

Agora, sabemos que existem dezenas de outros supercarros como o Ultima Evolution, não em termos de construção ou desempenho, mas no fato de serem fabricados por companhias independentes. Isto também inclui fabricantes que usam modelos já existentes como base — como o Hennessey Venom GT, que é fabricado no Texas e é feito sobre o Lotus Elise, porém bastante modificado e equipado com um V8 biturbo Chevrolet.

Assim, queremos saber: qual é o supercarro alternativo, feito por uma fabricante independente, mais incrível que o dinheiro pode comprar? Como sempre, a caixa de comentários é de vocês!