É sábado de manhã, e você já deve ter começado a curtir o carnaval na sexta à noite. Curtiu bastante os blocos na rua? Está de ressaca? Não? Ótimo. Porque a gente tem uma pergunta para você, sobre os blocos que realmente nos interessam. Qual é o seu favorito?
Antes de mais nada, vale lembrar: bloco e motor não são sinônimos. O bloco pode ser entendido como o corpo do motor — o componente em ferro fundido ou liga de alumínio (podendo ser até usinado em CNC) que abriga os cilindros (com ou sem camisas) e todos os dutos por onde circulam o líquido de arrefecimento e o óleo que lubrifica as partes móveis. E só. Quando se adicionam componentes como o cárter, virabrequim, cabeçote(s), pistões, bielas, comando(s), coletores de admissão e de escape, volante e embreagem, polias, sistema de injeção e todos os periféricos externos, aí sim temos um motor completo. Chamar todo o conjunto de bloco (indicado pela seta na foto) é quase um desrespeito.
O bloco é o corpo e a alma do moto