a mania começou devagar nos anos 1950 lancia aurelia gt ferrari 250gt maserati 3500 e 5000gt mas em seguida se espalhou feito fogo na relva seca no cerrado gt e toda variaçao na sigla se tornou legiao a ferrari criou uma 250gt especial de homologaçao o gt omologatto gto pontiac fez um tempest com o mesmo nome do outro lado do mundo no japao o nissan skyline gt passava a ser um carro de corrida o gt r cortina gt mustang gt alfa romeo giulia sprint gt que logo vira gt veloce o gtv mgb gt lamborghini 350gt vauxhall viva gt opel gt maverick gt gta gtb gtc gtd gte… o alfabeto completo ate o gtx a ford fez um carro de corrida com altura de 40 polegadas e o chamou de gt40 a vw fez seu primeiro golf esportivo um gt com injeçao eletronica o golf gti a renault ate fez uma perua de nome grand tour que durou bastante e por ai afora ad infinitum nao e a toa que com um uso tao indiscriminado e generalizado a sigla gt hoje em dia seja algo de significado diluido e confuso significa aparentemente tudo de um corcel com decoraçao esportiva ate um mclaren moderno de motor central ha uma noçao vaga de esportividade de velocidade extra que a sigla passa mas parece que so isso de tanto usa la acabamos com o seu significado e meio como qualquer coisa de sucesso se ferrari criou fama fazendo carros de corrida que podiam ser obrigados a andar nas ruas se nao houvesse outro jeito seu sucesso fez com que nenhum ferrari hoje va para as pistas seu habitat natural sendo a imobilidade estacionado em garagens de 20 carros ou na rua oscar freire a industria nao falha em exagerar toda vez que descobre algo bom; tira todo seu suco e substitui algo genial por tao somente a imagem de algo genial meio como uma alquimia reversa aquela que transforma ouro em algo de bem menor valor as vezes chumbo sim; outras estrume de vaca ta parei foi mal; o assunto aqui nao e esse e tentar parar um pouco dar alguns passos para tras e tentar entender o logotipo que adorna a traseira de tantos carros que gostamos um gt e um carro esporte esportivo e afinal de contas o que e um carro esporte tentar explicar isso direto com exemplos atuais nao ajuda a entender mais perfeitamente a grande diferença aqui muito porque com o crescimento da capacidade tecnica do carro moderno as fronteiras entre carros esporte e gt’s tem progressivamente se tornado meio fugazes embaçadas dificeis de enxergar quase invisiveis carros modernos conseguem fazer um monte de coisa que antes pediria uma frota de coisas muito diferentes mas quase nao e completamente essas fronteiras ainda existem e para entende las melhor de novo precisamos de uma observaçao nao tecnica mas cronologica do assunto neste caso voltando bem mais para tras num tempo em que o automovel na verdade nem existia the grand tour a ideia de revisitar o tema vem sim de clarkson hammond e may ja que seu programa the grand tour vai colocar seu ultimo episodio no ar na sexta feira proxima 13 de setembro o nome do programa nao apareceu a toa clarkson pode ter ganhado a vida fazendo piada de si mesmo mas nao e bobo conhece historia intimamente certamente the grand tour nao e o nome que escolheu porque seu pai teve um cortina gt a ideia de uma grande viagem uma que mude nossas vidas e nos faça diferentes e bem antiga e certamente pertinente para o programa e so o que tentam fazer na verdade grand tour e uma tradiçao aristocratica europeia na verdade grand tour e como se chama na frança; em italiano e gran turismo os alemaes com toda a delicadeza de sua lingua chamam isso de grosse fahrt depois reclamam que ninguem gosta deles… os ingleses por exemplo usam o nome frances; e mais chique ue grosse fahrt parece algo ligado a flatulencias patologicas que ninguem quer experimentar pessoalmente ou mesmo de pouca distancia [caption id= attachment_369158 align= aligncenter width= 999 ] rolls royce 40/50 hp silver ghost limousine o gt dos anos 1910[/caption] parece algo saido de dentro do lendario jornalista automotivo juvenal jorge o juvenal era tao infame por flatulencia que foi banido para as planicies gelidas do michigan onde pode causar menos danos uma vez presenciei ele parar um onibus na avenida goias no meio da barulheira do transito com tao somente um grosse fahrt e por algum motivo inexplicavel celulares ficaram sem sinal num raio de 300 metros mas divaguei forte de novo sorry o assunto aqui nao sao os intestinos classificados como armas de destruiçao em massa e sim o grand tour e este era nada menos que um grande passeio um giro pelos melhores lugares da europa realizado e claro pela aristocracia do seculo xviii ao seculo xix consistia em um circuito ligado por hospedarias e hoteis das grandes casas e castelos da europa ocidental estendendo se das ilhas britanicas a austria e a italia e espanha [caption id= attachment_369159 align= aligncenter width= 999 ] no inicio levar um veiculo de carga junto erra essencial num grand tour aqui um rolls royce 40/50 hp travel wagon[/caption] era sempre um empreendimento gigantesco e quando ate mesmo uma so pessoa fazia o tour uma quantidade impressionante de entourage era necessaria lord byron o famoso poeta ingles por exemplo usou nada menos que cinco carruagens para acomodar ele mesmo seus servos e pertences essenciais quando fez o seu grand tour ate levou consigo inclusive o seu proprio gado para ter a certeza de um bom leite e carne na longa e dificil viagem era uma tradiçao entre os jovens aristocratas uma forma de rito de passagem igualzinho mochileiros mas numa versao exponencialmente mais opulenta e luxuosa viagens em grande estilo e pompa ainda que nessa epoca lentas e proteladas levavam normalmente mais de um ano byron levou seis [caption id= attachment_369160 align= aligncenter width= 999 ] lorraine dietrich 1908 um gt[/caption] claro que com o advento do automovel essas viagens se tornaram motorizadas no inicio velocidade nao era um fator ainda; os primeiros voitures grand tourisme eram chassis enormes que hoje chamariamos de caminhoes com carrocerias altas e envidraçadas com muito espaço interno claro que a aristocracia nunca pensaria em levar malas no mesmo carro que viajava nem muito menos dirigir ela mesmo; eles tinham gente para isso em 1908 por exemplo a lorraine dietrich oferecia um carro de grand tourisme com seis rodas e mais de seis metros em 1930 a alfa romeo lança algumas versoes de seu chassi 6c 1750 o hoje famoso carro desenhado por jano com um seis em linha dohc as versoes eram turismo gran sport e finalmente gran turismo este parece ser o primeiro uso do nome e em seu significado moderno vem muito deste veiculo o termo vem em boa hora e otimo para diferenciar carros de alto desempenho mas que nao sao carros esporte o que nos leva primeiro a tentar definir o carro esporte [caption id= attachment_297437 align= aligncenter width= 999 ] mercer t35 raceabout o primeiro carro esporte[/caption] um carro esporte originalmente era algo para ser usado bem para esporte que no caso era o esporte motor seu significado e especializaçao um carro tao focado em pistas que seu uso em ruas e algo sofrivel duro direto sem revestimento termoacustico o carro esporte original nao tinha como objetivo conforto velocidade era sua unica preocupaçao o maior exemplo moderno ainda vivo do carro esporte e o caterham super seven um carro de corrida que pode ser emplacado e so qualquer carro de corrida emplacado era um carro esporte no inicio talvez o que mais se encaixe na definiçao la nas origens do termo seja o mercer t35 raceabout americano lançado em 1910 famosamente ele podia ser dirigido ate a pista e la para lamas e para brisa removidos podia competir participou ate da 500 milhas de indianapolis [caption id= attachment_297456 align= aligncenter width= 999 ] seven o carro esporte classico so velocidade importa [/caption] na europa os alfa romeo e os bugatti nos anos 1920 e 1930 seguiam a risca esta definiçao mas ganhar competiçao apenas nao pagava as contas; carros precisavam ser vendidos para o publico alfas e bugattis nao eram baratos e atraiam gente exigente e de uma certa idade que queria o desempenho das pistas mas nao o seu desconforto e comandos pesados e nessas marcas e ao mesmo tempo por outros motivos na mercedes benz que aparecem os primeiros gt [caption id= attachment_297435 align= aligncenter width= 999 ] bugatti t50 desempenho e luxo num dos gt originais[/caption] no caso da alfa e da bugatti pegava se a mecanica basica de competiçao e se criava com ela um carro mais luxuoso menos barulhento mais refinado as vezes maior tanto em espaço quanto em motor o resultado carros como o 6c 1750 gt e o bugatti tipo 50 de cinco litros era um desempenho em retas e curvas um pouco inferior apenas aos carros esporte mas com muito mais conforto marchas mais longas carrocerias mais luxuosas suspensoes menos duras menos barulho no motor e no resto do carro criados para cobrir distancias longas com ocupantes e malas a medias de velocidade altas com conforto e segurança ativa o gt classico [caption id= attachment_297439 align= aligncenter width= 900 ] ss 1928 o mercedes gt[/caption] a mercedes benz chega ao mesmo resultado chegando por um lado diferente os carros grandes da marca os s começaram a ser modificados para competiçao uma coisa que parece incongruente era um enorme e pesado carro de luxo com um seis em linha que ia de 6 3 ate 7 litros mas reduzindo se o entre eixos diminuindo o peso e aumentando a potencia do motor chegou se a o ss de 1928 um carro que certamente cai perfeitamente na definiçao de gt dele entao se fez um carro de competiçao de dois lugares ainda mais focado o ssk que emplacado apesar do tamanho era certamente um carro esporte [caption id= attachment_297440 align= aligncenter width= 999 ] ssk 1930 o carro esporte [/caption] desde o inicio portanto duas formas de se fazer um gt pega se um carro esporte e o faz maior mais pesado mais confortavel ou se parte de um carro de luxo e o se faz mais leve menos luxuoso mais rapido o resultado vai ser diferente mas acaba mais ou menos no mesmo lugar o meio caminho entre o carro esporte e o carro de luxo a evoluçao antigamente era facil definir um carro esporte e um gt carro esporte era um termo reservado aos puristas sem nenhuma concessao a conforto algum quando o mgb apareceu em 1962 os puristas da marca quase tiveram uma sincope o carro tinha vidros nas portas que subiam com uma manivela sacrilegio o que vao inventar agora cambio com aqueles sincronizadores modernosos para que a turba ignorante consiga trocar marcha sem arranhar o mundo acabou a mg ta ficando mole o mgb ganhou sim cambio todo sincronizado em 1968 claro e com um teto fixo virou o mgb gt este e apenas um exemplo de que o que constitui um carro esporte e um gt varia com a epoca lentamente a evoluçao da tecnologia vai quebrando barreiras hoje por exemplo nao existe a dicotomia de antes nas suspensoes antes voce poderia ter conforto ou controle os dois juntos impossivel hoje temos graduaçoes de conforto vs controle mas na verdade no frigir dos ovos toda suspensao e controlada firme mas sem ser desconfortavel demais mais um dilema com a evoluçao dos motores e do controle eletronico que permite a proteçao das transmissoes de trancos e situaçoes limitrofes se tornou possivel mais de 500 cv facilmente nas ruas ta muito pelo simples motivo de que nenhum carro tem realmente 500 cv o tempo todo mas de qualquer forma eles existem com transmissoes dct extremamente refinadas controle de traçao e estabilidade e pneus modernos carros mega potentes como os 911 turbo e os mclaren e ferrari de motor central carros esporte classicos em aparencia funcionam bem como gt’s tem conforto decente espaço decente mesmo despejando desempenho de um ganhador de le mans nos anos 1970 o que e um carro esporte e o que e um gt hoje [caption id= attachment_297441 align= aligncenter width= 999 ] mgb gt um teto rigido faz um gt [/caption] a distinçao apesar de mais dispersa ainda e valida esta mais ligada ao espirito a finalidade e ao foco ao que um carro faz melhor que em equipamentos de conforto e/ou desempenho medido como tudo nesse estagio do desenvolvimento automotivo e mais sensaçao ao volante do que realidade de numeros veja por exemplo um sandero r s para um purista do passado nunca seria um carro esporte e um hatchback com cinco lugares e porta malas para cinco pessoas tem uma suspensao firme sim mas esta longe de desconfortavel um bom isolamento acustico ar condicionado som conexao e tela sensivel ao toque atuais tem um teto de aço portas que vedam o exterior vidros eletricos um carro esporte tradicional nunca ia trocar o foco na velocidade por tanto peso morto inutil mas me parece claro que e um caro esporte totalmente em casa numa pista freios pneus e suspensao focados um cambio de relaçoes proximas e seis marchas manual se tem suficientes caracteristicas de usabilidade como um unico carro da familia e porque nao atrapalham e um pequeno milagre tecnologico moderno sim podia ser ainda mais radical com uns 120kg de ar som e revestimentos a menos claro indo mais alem na missao de carro esporte mas mesmo sem ela ainda e um carro esporte simplesmente pelo conceito basico seguido a risca voce vai com ele ate interlagos rodando e consegue tirar tempos incriveis com ele na pista as vezes desmontando bancos e tirando estepe ate igualzinho um mercer t35 raceabout em 1910 existem empresas que tradicionalmente so fazem gt os ingleses da bentley e aston martin sao os mais conhecidos embora tendam a exagerar na parte do luxo as vezes jaguar tambem e classico gt apesar da tendencia de carro esporte estar mais viva aqui ferrari nasceu e cresceu com carros esporte classicos os carros de corrida de rua mas sempre teve gt’s em sua linha como hoje no roma lamborghinis podem parecer carros esporte por fora e pelas posiçoes de dirigir extremas e a falta de porta malas mas foram sempre criados para serem gt’s nunca entraram em competiçao e nem sabem o que e isso num lambo as malas seguem atras num rolls royce apesar disso hoje a marca tem procurado desempenho em pista com seus ‘performante um erro estrategico talvez uma coisa e certa a lamborghini era diferente de tudo e correr atras do que todos correm tempo em nurburgring parece mais falta de entendimento da propria historia que qualquer outra coisa mas do jeito que o mercado de supercarros e hoje eles devem saber o que fazem uma mais dificil e um range rover um gt pode ser alto e com traçao nas quatro rodas mas o seu pedido de inclusao nesta categoria nao pode ser recusado facil tem um desempenho sensacional tanto em linha reta e em curvas no mundo real um conforto sensacional e ate uma presença chique que sempre foi uma das caracteristicas menos comentadas do gt mas importantissima tambem nao e bom em pista gt nao e para isso e para o mundo real e no mundo real em viagens a alta velocidade em qualquer condiçao climatica ou lugar este carro brilha como poucos mas se um range rover e um gt hoje o que e um 911 turbo o carro e tao confortavel chique e pratico quanto um range rover se voce precisa de espaço so para 2 mas tem um desempenho muito maior ate em pista pode tirar voltas quase tao rapidas quanto qualquer carro esporte puro o mesmo pode ser dito do novo mclaren gt e ai tanto o 911 turbo quanto o mclaren sao gt’s numeros de desempenho em pista nao entram nessa discussao; e uma questao de foco no comportamento mesmo se esses dois conseguissem tempos em pista iguais aos gt3 e senna o que ainda nao e verdade ainda assim seriam gt’s e os outros dois carros de pista focados carros esporte e algo nao referente aos resultados de desempenho em reta ou pista e ligado ao envolvimento do motorista isolamento versus envolvimento conforto versus foco na direçao transparencia versus experiencia de um lado extremo esta o rolls royce que faz tudo para isolar o maximo o motorista de qualquer perturbaçao ou stress uma capsula de isolamento sereno deliciosa onde se percebe estar a 200km/h mas nao se sente nada o veiculo que chamamos de carro de luxo de outro o caterham seven; um intenso meio de interaçao direta com o mundo e a maquina que se comanda sem filtro ou barreira ou controle remoto onde a sensaçao de velocidade e a maior possivel mesmo a 5 km/h o carro esporte todo outro carro do mundo ou tende para um lado ou para o outro o gt perfeito esta exatamente no meio do caminho 50% rolls royce phantom 50% caterham super seven 500r uma mistura genetica que nao devia dar certo mas na verdade aqui no mundo real e o melhor de todos os mundos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.