fas dos carros com traçao nas quatro rodas apontam como suas principais qualidades mais aderencia e estabilidade do que os carros de traçao traseira especialmente em piso molhado como ja explicamos aqui e mais diversao ao volante do que aqueles de traçao dianteira eles nao estao totalmente errados mas qual foi o primeiro carro a empregar um sistema de traçao integral como conhecemos hoje ao contrario do que se pensa nao foi o audi quattro — ainda que hoje em dia a marca dos quatro aneis seja praticamente sinonimo de carros de alto desempenho com traçao integral nos vamos falar dele daqui a pouco o primeiro carro produzido em serie com um sistema de traçao integral foi o jensen ff baseado no famoso interceptor aquele que apareceu recentemente na nossa seçao de achados meio perdidos mas nos tambem vamos falar nele daqui a pouco para contar esta historia do começo como se deve precisamos voltar no tempo um pouco mais mais precisamente para 1903 quando o mundo conheceu um carro eletrico chamado lohner porsche se voce acompanha as ultimas noticias da industria automotiva certamente sabe que a atual tendencia sao os veiculos hibridos e eletricos com ou sem um motor a combustao para fazer o trabalho duro aparentemente a eletricidade e mesmo o futuro da locomoçao humana e nao e raro que alguns carros conceito — como o mitsubishi miev de 2005 e o belissimo citroen c metisse de 2006 — empreguem motores eletricos nas rodas sao os chamados hub motors ao colocar um em cada roda o que sem tem na pratica e um carro de traçao integral mas este tipo de arranjo nao e exclusividade dos eletricos e hibridos mais modernos o lohner porsche ha exatos 116 anos funcionava exatamente desta forma produzido pela lohner werke fabricante de carruagens austriacas que seguindo a tendencia embarcou no ramo automotivo na virada do seculo xx o lohner porsche tem este nome porque foi o primeiro veiculo projetado por ferdinand porsche que mudou se para a austria so para aceitar o emprego o primeiro exemplar do lohner porsche fabricado em 1898 ainda tinha motores apenas nas rodas dianteiras a primeira versao com motores eletricos nas quatro rodas veio no ano seguinte juntos os quatro motores eletricos pesavam 580 kg enquanto as baterias de chumbo capazes de gerar 80 volts pesavam cerca de 1 800 kg no fim das contas o lohner porsche pesava quase quatro toneladas enquanto os motores juntos desenvolviam cerca de 56 cv com o proprio ferdinand porsche ao volante o carro conquistou alguns recordes de velocidade sendo capaz de chegar aos 37 km/h agora apesar de o esquema inaugurado pelo lohner porsche ter começado a se popularizar na ultima decada devidamente evoluido com baterias cada vez menores e duradouras e motores cada vez mais potentes e eficientes seu sistema de traçao integral e bem diferente do que estamos acostumados a ver especialmente porque falta um elemento importante o motor a combustao contudo o primeiro carro feito no mundo a utiliza lo nao demorou para chegar foi em 1903 quando a fabricante holandesa spyker apresentou o 60 hp feito para disputar corridas e provas de subida de montanha o 60 hp tambem foi o primeiro carro a usar um motor de seis cilindros em linha — um leviata de 8 8 litros e como voce ja deve ter adivinhado 60 cv a transmissao manual de quatro marchas levava a força para as quatro rodas atraves de um sistema surpreendentemente parecido com os modernos composto por um diferencial dianteiro um central e um traseiro [youtube id= 5j3pdyxkkjo width= 620 height= 350 ] diferentemente de boa parte dos veiculos historicos do inicio do seculo passado o 60hp original ainda existe e encontra se no museu nacional do automovel da holanda o spyker 60hp deu inicio a uma onda de carros com traçao integral experimentais que durou alguns anos fabricantes do mundo todo passaram a desenvolver prototipos como a americana nash e a alema daimler a nash chegou a produzir cerca de 11 500 caminhoes de traçao integral conhecidos como nash quad para o exercito americano durante a primeira guerra mundial utilitarios suvs e congeneres isto nos leva a uma observaçao importante embora uma versao comercialmente viavel do sistema de traçao integral ja existisse ha cerca de 100 anos o primeiro carro de passeio com força nas quatro rodas demorou mais para aparecer e quando falamos em carro de passeio excluimos os veiculos militares e utilitarios civis a razao e simples de entender estes sao veiculos de grande capacidade off road adaptados para passeio como o jeep willys mb o land rover defender e toyota land cruiser voce diria que estes tres e modelos semelhantes como o mercedes benz classe g sao carros de traçao integral e provavel que nao o mais perto disto sao os utilitarios esportivos que sao mais confortaveis e parecidos com automoveis na hora de dirigir o primeiro deles como ja contamos aqui foi o sovietico gaz m72 pobeda este basicamente era um gaz 69 uma especia de jeep russo com a carroceria do seda gaz m20 era ligeiramente mais confortavel mas ainda nao da para dizer que era um carro de traçao integral afinal ele ainda tinha origem fora de estrada entao qual foi o primeiro carro de traçao integral produzido em serie respondemos la no começo deste post lembra foi o jensen ff versao com traçao nas quatro rodas do emblematico jensen interceptor caso voce ainda nao tenha conferido nosso post sobre ele aqui vai um refresco ao longo dos dez anos em que foi fabricado o jensen interceptor sempre foi uma alternativa aos britanicos mais conhecidos como o jaguar e type e o aston martin db5 como eles o interceptor trazia um visual elegante proporçoes tipicas de grand tourer e carroceria construida pela famosa firma italiana carrozzeria touring — dizem com inspiraçao no nosso brasinca uirapuru mas o v8 mopar debaixo do capo era seu grande diferencial o interceptor passou por duas atualizaçoes ao longo de sua vida isto significa que ha tres versoes diferentes conhecidas como mark i ii e iii a primeira versao usava um v8 de 383 pol³ 6 2 litros com potencia que variava entre 250 e 270 cv o cambio era manual de quatro marchas ou o automatico torqueflite da chrysler que tinha tres marchas obviamente o interceptor tinha traçao traseira contudo era equipado com um sistema de traçao integral desenvolvido pela ferguson research — empresa que pertencia a henry ferguson que tambem era dono da fabricante de tratores massey ferguson ff significa ferguson formula nome da equipe de formula 1 que em 1961 colocou nas pistas o climax ferguson p99 — este o primeiro carro de traçao integral a correr na maior categoria do automobilismo ele foi banido pela fia ainda naquele ano [youtube id= 1u_ryrbrpta width= 620 height= 350 ] apesar de ser um carro muito bonito — afinal era basicamente um interceptor com entre eixos 12 cm mais longo — o ff nao foi exatamente um sucesso de vendas se o proprio interceptor com seu v8 chrysler nao conseguiu vencer a concorrencia entre os grand tourers vendendo menos que nomes mais famosos como o jaguar e type e o aston martin db5 o ff teria ainda menos chances ele era 30% mais caro que o interceptor e ainda sofria com um problema inerente a seu design o posicionamento da caixa de transferencia e do eixo carda tornavam impossivel colocar o volante do lado esquerdo limitando suas vendas ao reino unido por isso entre 1966 e 1971 apenas 320 unidades do jensen ff foram fabricadas depois disso o carro saiu de linha como um fracasso comercial sua semente porem estava plantada o comportamento dinamico proporcionado pela traçao integral agradou quem teve a chance de dirigir um exemplar do ff e passados alguns anos outras fabricantes se aventuraram a colocar traçao integral em seus automoveis o avo do wrx eis um cara se divertindo nao parece o clark still do the king of fighters em 1971 ao mesmo tempo em que o jensen ff deixava este planeta figurativamente claro com apenas cinco anos de vida outro carro se tornava o segundo automovel produzido em serie a ser equipado com um sistema de traçao integral e o primeiro a ser comercialmente bem sucedido trata se do subaru leone se voce ja ouviu falar no leone provavelmente foi por sua fama no campeonato mundial de rali o wrc no qual a terceira geraçao competiu em meados dos anos 80 sua maior conquista contudo foi fornecer o template que anos mais tarde seria empregado no impreza wrx — este sim o carro que tornou a subaru famosa por seus carros de alto desempenho com traçao integral e virou uma lenda dos ralis [youtube id= bs41ymal0l0 width= 620 height= 350 ] so para o caso de alguem ter esquecido o leone usava uma versao aperfeiçoada de um sistema de traçao integral experimental usado pela primeira vez na perua ff 1 esta por sua vez foi uma pioneira por si so ao ser um dos primeiros carros japoneses com motor e traçao na dianteira apenas oito exemplares da ff 1 de traçao integral foram fabricados em 1970 sob encomenda de uma companhia eletrica japonesa chamada tohoku electric power co ou simplesmente tepco a grande sacada estava na soluçao encontrada pela subaru para dar traçao nas quatro rodas a ff 1 aproveitando que a nissan era dona de 20% da companhia desde 1968 a subaru pegou o eixo traseiro e o carda do iconico datsun 510 que como voce deve ter deduzido tinha traçao traseira apesar de apenas oito exemplares terem sido fabricados eles foram tao bem recebidos pelo cliente que os encomendou que quando o leone foi lançado em 1971 a subaru decidiu oferecer o mesmo sistema de traçao integral como opcional e foi um sucesso certo mas onde a audi entra nesta historia novamente se voce acompanha o flatout com regularidade talvez saiba a resposta para esta pergunta começamos a historia do audi quattro o carro que mudou para sempre a historia dos ralis contando como surgiu a ideia de um carro de alto desempenho com traçao integral foi em 1977 quando um dos engenheiros do alto escalao da audi jorg bensinger observava alguns testes com o volkswagen iltis o iltis era uma especie e jeep alemao tendo sido encomendado pelas forças armadas germanicas e fabricado entre 1977 e 1988 ele usava um sistema de traçao integral com componentes do audi 100 maior modelo da marca das quatro argolas na epoca [youtube id= te98npa721c width= 620 height= 350 ] o iltis era mais veloz sobre a neve do que qualquer outro utilitario de traçao traseira dizem que foi ao observar este fenomeno que bensinger imaginou um audi esportivo de traçao integral e pouco tempo depois os primeiros prototipos surgiram baseados no audi 80 no inicio era um sistema rudimentar com um diferencial em cada eixo que tornava dificil manobrar em baixa velocidade a soluçao encontrada foi adaptar outro diferencial dianteiro e posiciona lo longitudinalmente no carda com isto a distribuiçao do torque entre os eixos ficava mais eficiente e adaptava se melhor a diferentes situaçoes foto europeancarweb em março de em 1980 a versao de produçao do audi 80 cupe de traçao integral que foi batizada como audi quattro apareceu no salao de genebra e chegou as concessionarias ainda naquele ano a vantagem natural em pisos pouco aderentes levou o audi quattro a se tornar um carro de competiçao ainda em 1981 e em questao de meses uma versao para o wrc foi desenvolvida era o passo logico visto que a maior categoria do rali mundial era extremamente popular e vencer nela uma boa forma de garantir boas vendas nao precisamos dizer que deu certo o audi quattro dominou a competiçao na primeira metade dos anos 80 e tornou se apenas o primeiro de uma vasta linhagem de audi com traçao integral [youtube id= 3v3iq5116ky width= 620 height= 350 ]
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