e bem provavel que o seu primeiro carro tenha sido um poise bem peladinho no qual voce tinha que girar manivelas para descer os vidros e jamais esquecer de trancar todas portas uma por uma ao sair dele claro talvez hoje em dia seu espirito entusiasta te diga para dispensar esse tipo de conforto — afinal itens como vidros eletricos e travas eletricas adicionam mais peso ao carro e significam que ha mais coisas para quebrar no seu carro mas a verdade e que a gente aprende a conviver com estas facilidades e fica dificil se acostumar com sua ausencia depois de um tempo mas houve uma epoca na qual eles nao existiam claro o que nos faz pensar qual foi o primeiro carro com vidros eletricos e o primeiro com travas eletricas nao e a toa que este e exatamente o titulo deste post nos vamos tentar responder a estas duas perguntas vamos pela ordem cronologica o primeiro carro com travas eletricas foi lançado em 1914 — 102 anos atras para quem anda ruim nas contas e voce talvez nunca tenha ouvido falar nele ou voce por acaso conhece a scripps booth sua historia e breve a scripps booth foi fundada por um cara chamado james scripps booth o carra ai do lado sua familia nao era exatamente pobre — em 1848 edward w scripps booth fundou a e w scripps company empresa de comunicaçao que publica jornais e e dona de canais de tv espalhado por toda a extensao dos eua ate hoje alem de organizar o campeonato nacional de soletraçao dos estados unidos mas ok como o cara começou a fabricar carros james scripps booth era artista suas pinturas tinham muita fama na comunidade artistica na virada do seculo xx mas a esmagadora maioria jamais saiu de sua casa em detroit — ele nao era um cara que gostava de se separar de sua arte em 1911 ele escudou na escola de belas artes de paris onde produzia posteres e anuncios e projetava cenarios para os outros estudantes seus trabalhos foram muito bem recebidos em galerias de arte americanas acontece que james nasceu em 1888 praticamente junto com o automovel e desde cedo demonstrou interesse pelas tais carruagens sem cavalos seus cadernos da escola e da universidade sempre foram repletos de desenhos de carros e esquemas mecanicos e quando seus pais compraram um carro ele logo se enfiou na garagem sempre que tinha tempo para fuçar em tudo desmontando e remontando os carros da familia james adquiriu conhecimentos mecanicos suficientes para projetar e construir seu primeiro automovel aos 24 anos de idade quando fundou a scripps booth em 1914 james tinha 26 anos a companhia fazia carros de luxo em uma epoca em que por si so ter um carro ja era artigo de luxo — ou seja eles eram realmente luxuosos o primeiro modelo da companhia foi um roadster chamado model c o carro de tres lugares era movido por um quatro cilindros de 1 7 litro com valvulas no cabeçote e 18 cv acoplado a um cambio de tres marchas e ele tinha tantos itens de serie que e dificil acreditar que seja um carro de 1914 partida por botao farois eletricos algo que nao era muito comum na epoca buzina eletrica e travas eletricas que trancavam as portas ao toque de um botao no painel e assim temos o primeiro sistema de travas eletricas instalado em um carro a scripps booth foi uma das varias fabricantes que nao sobreviveram aos primeiros anos do automovel sendo extinta em 1923 dito isto travas eletricas nao foram comuns nem mesmo nos carros de luxo ate meados da decada de 1950 — mais precisamente em 1955 quando foram reintroduzidas pela americana packard ja era a epoca dos famosos rabos de peixe e toda a linha da packard naquele ano trazia itens de conveniencia como ar condicionado direçao e pedal do freio com assistencia hidraulica e vidros e travas eletricos [youtube id= z6nucxhbtag width= 620 height= 350 ] por dentro de um packard 400 hardtop 1956 alias foi a propria packard que introduziu o primeiro sistema de vidros eletricos em um carro o packard 180 como voce ja deve ter suspeitado era um carro de luxo — ate seu nome completo era pomposo packard custom super eight one eighty ele tinha um motor de oito cilindros em linha e 356 pol³ 5 8 litro capaz de entregar 160 cv o detalhe e que mesmo com vidros eletricos os carros tinham manivelas nas portas — para o caso de o sistema dar defeito provavelmente os primeiros sistemas de vidro eletrico aproveitavam os principios de outra inovaçao relativamente recente a capota automatica criada na decada de 1930 pela plymouth no entanto os vidros eram acionados por um sistema hidraulico acionado eletricamente — mesmo esquema adotado pela ford no lincoln custom e pela cadillac na limusine series 75 em 1941 a partir dai lentamente outras fabricantes passaram a adota los em 1946 a buick introduziu aquele que de acordo com a fabricante era o primeiro sistema eletro hidraulico capaz de operar os vidros das portas a capota e os ajustes do banco dianteiro os primeiros sistemas eram simples — abriam e trancavam as portas subiam e desciam os vidros e era isto com o passar do tempo as fabricantes incorporaram a abertura do capo do porta malas e do bocal do tanque de combustivel — ainda que ate hoje existam carros que usam cabos para este fim o fato e que a medida que a tecnologia evoluiu tais sistemas começaram a ficar mais sofisticados sendo que a principal inovaçao talvez tenha sido a introduçao dos vidros e travas eletricos a distancia por controle remoto; e os sistemas keyless sem chave entre os primeiros carros a adotar o sistema keyless esta o ford thunderbird de 1980 em vez de usar a chave o motorista digitava um codigo em um pequeno painel numerico sobre a maçaneta ja o primeiro sistema a distancia com controle remoto foi introduzido em 1952 com o renault fuego hoje em dia estao ficando cada vez mais populares os sistemas de smart key que dispensam que voce aperte o botao — basta chegar a uma distancia predeterminada do carro com a chave no bolso por exemplo e as portas se destravam automaticamente um dos primeiros carros equipados com este sistema foi o chevrolet corvette de 1993
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