desde o inicio do seculo 20 — mais especificamente desde 1916 quando o cadillac type 53 foi lançado — os carros usam o mesmo layout de controles acelerador a direita freio no centro talvez uma embreagem a esquerda e na maioria dos casos alavanca de cambio no assoalho depois de muitas experimentaçoes como contamos neste post a industria automotiva e os motoristas se deram conta de que aquela era a melhor maneira de tornar a direçao algo pratico e espontaneo — e e assim desde entao muita gente esta tao acostumada com sistemas de direçao assistida que ao pegar um carro basico sem o sistema acaba estranhando o esforço necessario para esterçar em algumas situaçoes — especialmente em manobras de baixa velocidade como uma baliza imagine entao como era a situaçao dos motoristas do inicio do seculo quando os carros de rua mais velozes do mundo chegavam no maximo aos 100 km/h e por isso que desde que os carros tem volantes os fabricantes de automoveis e inventores em geral procuram por maneiras de reduzir o esforço necessario na hora de mudar a direçao do carro em 1876 um homem chamado g w fitts foi o primeiro a instalar um sistema de direçao assistida em um veiculo — e nao se sabe mais nada a respeito contudo nas decadas que se seguiram diversos outros inventores e engenheiros seguiram o mesmo caminho ainda que tenham demorado um pouco existem registros de patentes para sistemas de direçao assistida datados de 1902 quando o britanico frederick w lanchester patenteou um sistema hidraulico; enquanto uma patente de 1904 descreve um sistema a vacuo columbia krieger 1903 equipado com o primeiro sistema de direçao assistida de que se tem noticia ha ainda registros de um sistema de direçao assistida de 1903 desenvolvido pela fabricante americana columbia para equipar seus caminhoes e picapes o detalhe era um sistema que usava um motor eletrico para dividir o esforço com o motorista — nao muito diferente dos sistemas de direçao eletrica que vem se popularizando nos ultimos anos a columbia entretanto foi vendida em 1910 para a united states motor company um dos primeiros conglomerados automotivos da historia — que foi um fracasso e faliu em 1912 sem duvida porem a columbia estava a frente de seu tempo recebendo elogios da imprensa especializada da epoca por seu sistema mas como foi que os sistemas de direçao assistida eletricos e hidraulicos chegaram aos dias de hoje boa parte dos registros visuais documentos e patentes desta evoluçao foram perdidos com o tempo sendo assim e dificil determinar quem foi o inventor do sistema de direçao hidraulica dos carros modernos todas as evidencias apontam porem para francis w davis que nos anos 20 era engenheiro da pierce arrow francis w davis trabalhando em uma companhia que ao longo de suas quase quatro decadas de existencia de 1901 a 1938 foi uma das maiores fabricantes de carros de luxo dos eua davis naturalmente tinha interesse em um sistema que facilitasse a tarefa de esterçar um veiculo tanto em movimento quanto parado a pierce arrow tambem fabricava outros tipos de veiculos como bicicletas motos trailers para acampamento e utilitarios foi pensando nestes ultimos que davis desenvolveu seu sistema de direçao com assistencia hidraulica o sistema de davis era simples e inspirado em um elevador hidraulico construido por um mecanico conhecido seu chamado gar wood o principio basico era simples e o mesmo utilizado ate hoje ainda que tenha se aperfeiçoado com o passar dos anos ao virar o volante uma valvula era aberta e o fluido hidraulico era bombeado pela força do motor ate um pistao este ao ser atuado movia as rodas dianteiras o resultado era uma direçao muito mais suave e leve reduzindo a força necessaria ao virar o volante pierce arrow roadster 1925 apesar de ter pensado em picapes e utilitarios davis instalou o sistema para demonstraçao em seu proprio carro um pierce arrow roadster 1925 seu destino era a cidade de detroit onde apresentaria o sistema a 26 engenheiros de diferentes fabricantes em dez dias de acordo com a ediçao de fevereiro de 1956 da revista popular science todos os que tiveram a oportunidade de dirigir o roadster e todos eles ficaram unanimemente entusiasmados com aquele carro que era tao facil de esterçar quanto uma bicicleta unica foto do pierce arrow de davis contudo os que melhor receberam a novidade foram os engenheiros da general motors que enxergaram a direçao com assistencia hidraulica como a adiçao perfeita para os modelos da cadillac sua divisao de luxo com um contrato assinado ja em 1927 davis deu inicio a missao de adaptar seu sistema aos cadillac e resolver alguns problemas como a falta de comunicatividade com o piso ja era uma preocupaçao na epoca cadillac v 12 foi um trabalho arduo que levou anos e quase foi cancelado por causa da demora em 1933 finalmente o sistema estava pronto para entrar em produçao apos ter sido aplicado com sucesso no cadillac v 12 modelo topo de linha equipado com um motor v12 de 135cv a gm ofereceu a davis um pagamento minimo anual garantido mais uma porcentagem dos lucros obtidos na venda dos carros equipados com seus sitema de direçao hidraulica pelos proximos quatro anos infelizmente para davis porem a situaçao economica mundial nao colaborou para seu sucesso imediato a grande depressao iniciada em 1929 atingia seu pico na metade dos anos 30 e pouco disposta a perder dinheiro em um sistema que apesar de comprovadamente eficiente ainda nao havia sido devidamente apresentado ao publico comunicou a davis que nao poderia garantir sua parte nos lucros ele teria que renunciar a seu pagamento minimo anual ele nao aceitou e desfez o acordo pois sabia que nao era um negocio justo por outro lado novamente davis se viu procurando por uma companhia interessada em seu sistema depois de consultar diversas fabricantes de automoveis davis viu se diante da bendix fabricante de componentes automotivos sob encomenda eles concordaram em fabricar o sistema de direçao hidraulica e repassar a davis uma parte das vendas e em 1939 dez kits foram produzidos dois deles foram comercializados e instalados em picapes era o que davis havia imaginado desde o inicio porem nao em uma escala tao pequena a parceria com a bendix contudo tornaria mais facil a produçao em serie e uma possivel adoçao do sistema por uma fabricante de automoveis e foi exatamente o que aconteceu em 1940 quando a buick comprou tres unidades para testes o sistema foi aprovado e estava pronto para ser incorporado aos modelos quando outro grande acontecimento mais uma vez entrou no caminho de davis a segunda guerra mundial que colocou em pausa boa parte das atividades das fabricantes de veiculos civis chevrolet t17 contudo em uma reviravolta da sorte davis e a bendix passaram a fornecer o sistema de direçao hidraulica para os veiculos militares patrulheiros blindados t17 para a infantaria britanica foram encomendados a chevrolet e se tornaram os primeiros veiculos produzidos em serie equipados com a direçao hidraulica desenvolvida por davis [youtube id= alpvywaa8a0 width= 620 height= 350 ] video produzido pelo exercito americano em 1955 explicando o funcionamento da direçao hidraulica com o fim do conflito e a confiabilidade do sistema de direçao hidraulica comprovada no campo de batalha mais de 10 000 veiculos foram equipados com ele o sistema começou finalmente a ser adotado por civis de inicio foram as maquinas usadas na agricultura e na construçao civil mas o que davis queria mesmo era ver automoveis com direçao hidraulica isto so foi acontecer em 1951 quando o primeiro automovel produzido em serie equipado com direçao hidraulica foi apresentado ironicamente porem a adoçao do sistema no chrysler imperial naquele ano o chamado hydraguide nao rendeu a davis um centavo sequer em royalties sua patente havia expirado tres anos antes em 1948 na cola da chrysler veio a cadillac que em 1952 adotou o sistema no series 62 davis contudo nao se deixou abalar completamente especialmente porque varias outras fabricantes procuraram a bendix a fim de adotar o sistema de direçao hidraulica original em seus veiculos isto garantiu que finalmente o inventor da direçao hidraulica colhesse os frutos de sua criaçao
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