depois de entrar no carro e fechar a porta e provavel que a primeira coisa que voce faça e afivelar o cinto de segurança mas claro nem sempre foi assim os mais velhos lembrarao de uma epoca em que se dirigia por ai tranquilamente sem cinto de segurança nos primordios do automobilismo os carros de corrida tambem nao tinham cintos — para os pilotos era melhor ser arremessado do que ficar amarrado aquele monte de metal e gasolina atualmente o cinto de segurança e equipamento obrigatorio em praticamente todo o mundo assim como seu uso — somente os eua facultam o uso em alguns estados mas quando isso começou quem achou que amarrar o motorista e seus passageiros ao banco do carro poderia salvar vidas a historia do cinto de segurança começa antes mesmo de haver carros mais exatamente na segunda metade do seculo xix foi nesse periodo que o engenheiro britanico george cayley concebeu um planador monoposto que trazia um dispositivo composto por tiras e fivelas para manter seu condutor preso ao banco mais tarde em 10 de fevereiro de 1885 o escritorio de registro de patentes dos eua concedeu o registro a um cinto de segurança criado por edward j claghorn o cinto nao era especifico para veiculos mas era um apetrecho generico para prender pessoas a qualquer objeto fixo era uma especie de ancestral dos cintos de segurança usados por eletricistas pintores lavadores de janela e outros profissionais das alturas os cintos de segurança aplicados a um veiculo voltaram a aparecer em 1911 quando benjamin foulois pediu a uma selaria que instalasse um cinto no banco do seu aeroplano wright model a para se manter firme nos controle durante as decolagens e aterrissagens lembre se que estamos falando do inicio da decada de 1910 quando os avioes decolavam de qualquer campo aberto geralmente com superficies irregulares apesar da ideia de foulois os cintos so se tornaram um padrao na aeronautica na segunda guerra mundial e desta vez por segurança e nao por uma questao de conveniencia no comando da aeronave o primeiro carro a ser equipado com um cinto de segurança contudo so apareceu em 1949 quando a nash passou a oferecer o equipamento como opcional eram cintos de dois pontos e provavelmente nao foram comprados por ninguem afinal o conceito de conforto e segurança da epoca era mais parecido com isso a importancia da adoçao do cinto nos automoveis foi algo propagandeado pelo dr c hunter shelden neurologista do huntington memorial hospital de pasadena california em 1946 ele inaugurou a pratica neurologica no hospital e ao longo dos anos estudou uma serie de acidentes automotivos em seus estudos ele percebeu que a maioria dos traumas na cabeça aconteciam porque os ocupantes ficavam soltos dentro dos carros ou por conta de falhas de design dos cintos de segurança primitivos assim em 1955 ele publicou um artigo no journal of the american medical association sugerindo que a industria adotasse cintos de segurança retrateis colunas de direçao retrateis colunas reforçadas e ate bolsas de ar [youtube id= cje tfpa4cw width= 620 height= 350 ] naquele mesmo ano a ford tambem passou a oferecer cintos de segurança em seus carros e em 1958 a saab levou seu gt 750 ao salao de nova york equipado com cintos de segurança de serie — o primeiro da historia a nao cobrar um adicional pelo equipamento a saab tinha motivos de sobra para isso nos anos 1950 o numero de mortes nas ruas e estradas da suecia aumentou exponencialmente tanto que a vattenfall a estatal sueca de energia eletrica e gas elaborou um relatorio sobre lesoes e mortes de seus funcionarios e descobriram que a maior causa dessas ocorrencias eram os acidentes de carros dois engenheiros da empresa começaram a estudar uma serie de padroes para cintos de segurança na suecia e apresentaram a volvo e aqui nossa historia chega ao ponto em que tudo mudou na volvo o engenheiro nils bohlin desenvolveu um cinto de segurança de tres pontos em forma de y com duas pontas afixadas na coluna b e a outra no tunel central do carro esse cinto foi instalado como equipamento de serie na linha 1959 do volvo pv544 — o que faz dele o primeiro carro com cinto de tres pontos da historia vinte e dois anos mais tarde a mercedes desenvolveu o sistema que aperfeiçoou a invençao de bohlin e ditou o padrao de todo cinto de segurança atual os pre tensionadores [youtube id= kxn6hsf6kqk width= 620 height= 350 ] em caso de desaceleraçao brusca uma serie de sensores faz o mecanismo retratil dos cintos girarem ao contrario prendendo os ocupantes mais firmemente aos bancos para reduzir o movimento do corpo em caso de acidentes o primeiro carro equipado com esses cintos foi o mercedes benz classe s w126 lançado em 1981 por ultimo a mais recente evoluçao do cinto de tres pontos sao os sistemas inflaveis eles tem uma bolsa inflavel dobrada na tira do cinto que em caso de desaceleraçao brusca a mesma que ativa airbags e pre tensores dos cintos e enchida para amortecer impactos e reduzir o movimento do pescoço dos ocupantes [youtube id= mn5hteark4a width= 620 height= 350 ] esse tipo de cinto foi desenvolvido pela ford que o instalou pela primeira vez nos bancos traseiros do explorer 2011 atualmente o sistema e adotado em outros modelos de topo da ford e da lincoln e tambem em modelos lexus e no mercedes benz classe s
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