antes de começar a ler este post pense quantos carros com suspensao ajustavel voce conhece pode ser qualquer um desde os modelos com suspensao de rosca ate os mais modernos com suspensao ativa e bem provavel que a lista seja maior do que voce espera mas como isso começou quem teve a ideia de fazer uma suspensao que pudesse ser ajustada de acordo com o uso do carro surpreendentemente a primeira suspensao ajustavel e tao antiga quanto a propria suspensao automotiva mas ela nao nasceu como um equipamento original de fabrica ate 1899 os carros nao usavam um elemento amortecedor de impacto na suspensao o que havia era apenas uma mola que permitia alguma flexao do eixo do carro fazendo a carroceria chacoalhar bem menos que os veiculos de eixo rigido esse tipo de suspensao com molas semi elipticas surgiu muito antes dos carros e ja era adotado em carruagens e diligencias desde o seculo xviii a ideia de usar um amortecedor de impactos surgiu em 1899 quando um entusiasta chamado edward v hartford foi a a frança assistir a uma corrida de bicicletas e viu um cara chamado j m m truffault vencer a prova com uma bicicleta equipada com suspensao dianteira o garfo era suspenso por molas e tinha um dispositivo de atrito para evitar que a dianteira pulasse excessivamente hartford viu potencial naquela invençao e decidiu conversar com truffault o resultado dessa conversa foi o truffault hartford s shock absorber tambem conhecido como o primeiro amortecedor da historia ele consistia de duas alavancas que formavam um v deitado unidas por um pivo em uma das extremidades entre as alavancas havia um elemento de atrito feito de borracha que amortecia os impactos das rodas hartford instalou o negocio em um oldsmobile e o usou para demonstrar as maravilhas do amortecedor de impacto para o publico americano nos eua ele abriu a hartford suspension co e começou a vender o sistema como acessorio para ser adaptado a outros carros a qualidade da rodagem dos carros equipados com esse amortecedor levou hartford a fechar um contrato de fornecimento com alanson partridge brush fundador e proprietario da brush motor car company que instalou o componente na linha 1909 de seu brush runabout se voce esta se perguntando onde esta o ajustavel dessa historia chegou a hora de dar a primeira resposta o amortecedor de hartford tinha um parafuso que prendia o sanduiche de alavancas e borracha se voce apertasse o parafuso a suspensao ficava mais rigida e se voce soltasse a suspensao ficava mais complacente isso faz do brush runabout o primeiro carro com suspensao ajustavel da historia ha 110 anos por essa voce nao esperava nao e traçao dianteira suspensao ajustavel agora este e um tipo primitivo de suspensao e que foi usado por pouco tempo pois os amortecedores hidraulicos de tubo apareceram logo na decada seguinte eles nao eram facilmente ajustaveis mas eram muito mais versateis duraveis e acima de tudo muito mais confortaveis por isso levou algum tempo ate alguem inventar um novo tipo de suspensao ajustavel ela so foi aparecer em 1954 quando a citroen desenvolveu um sistema hidraulico para o traction avant 15 6 h este sim o primeiro sistema ajustavel moderno ele era um tanto complicado e ainda que tenha sido oferecido ao publico era mais uma forma de testar o sistema antes de aplica lo no futuro modelo da marca que seria lançado no ano seguinte sim o citroen ds a suspensao hidraulica foi instalada apenas na traseira do 15 6 h e usava uma alavanca que modificava a altura de rodagem [youtube id= uc5ni35sfs4 width= 620 height= 350 ] ela tambem tinha uma alavanca no painel que permitia o travamento da suspensao na altura padrao quando o carro fosse desligado assim a suspensao nao caia pela despressurizaçao do sistema que usava uma bomba de alta pressao movida por polia para destravar a suspensao bastava acionar a embreagem — ou seja ao engrenar a primeira marcha o travamento era desativado [youtube id= ghuinp1jbro width= 620 height= 350 ] quando a citroen lançou o ds em 1955 o novo modelo ja foi equipado com uma suspensao hidropneumatica nas quatro rodas com funçao autonivelante essa funçao permitia que o carro rodasse ate mesmo com apenas tres rodas se fosse preciso nos explicamos como ela funciona exatamente neste post ajuste ativo o sistema hidropneumatico da citroen continuou basicamente o mesmo ate o fim dos anos 1980 quando a marca incorporou controles eletronicos para criar o sistema hydractiv mas desta vez ela nao foi a pioneira em 1983 a toyota desenvolveu um sistema ativo para o seda soarer daquele ano batizado tems sigla em ingles para suspensao com modulaçao eletronica da toyota o sistema so funcionava em modelos com suspensao independente nas quatro rodas e usava quatro amortecedores eletronicos que eram ajustados de acordo com as condiçoes de rodagem inicialmente so havia dois modos — auto e sport — mas o desenvolvimento ao longo dos anos 1980 evoluiu para quatro modos — auto soft mid e hard [youtube id= ogwkwrjg4ea width= 620 height= 350 ] diferentemente das suspensoes ativas modernas capazes de ler a pista o tems do toyota soarer modificava a carga dos amortecedores com base na velocidade do carro e movimentos do volante por isso o sistema foi oferecido apenas no japao nos primeiros anos — a toyota o calibrou de acordo com os limites de velocidade locais somente mais tarde ele foi reprogramado para o resto do mundo leitores de asfalto atualmente alguns carros usam sistemas de leitura da pista para modular a suspensao e otimizar conforto e estabilidade do carro o mercedes benz classe s w222 e um desses carros usando radar e lidar para ler as irregularidades da pista outro caso e o ford fusion que tem um sistema de suspensao ativa capaz de identificar buracos a frente e segurar o rebote da suspensao para minimizar os impactos e ate proteger as rodas [youtube id= _g_ooqh377s width= 620 height= 350 ] mas o primeiro carro equipado com esse tipo de suspensao foi lançado em uma epoca em que os computadores ainda nao eram parte do nosso dia a dia quer dizer a menos que voce trabalhasse no ramo claro o primeiro carro a ler a pista para modular a suspensao foi o nissan leopard e seus irmaos cedric e maxima de 1990 e o sistema tem o nome mais legal da historia das suspensoes super sonic suspension ii [youtube id= scpgi1w5f6a width= 620 height= 350 ] o video e da mercedes mas o principio da super sonic ii e o mesmo ela usava um sonar instalado atras do para choque dianteiro que fazia a leitura da superficie da pista para acionar os atuadores instalados nas torres da suspensao de acordo tambem havia um painel no console central para que o motorista pudesse ajustar a suspensao de acordo com seu gosto em quatro pre definiçoes auto soft medium e hard fora da estrada os modelos off road modernos tambem tem suspensao ativa capazes de controlar a altura de rodagem alem da carga da suspensao esses sistemas se popularizaram mundialmente nos land rover discovery e range rover sport e vogue mas os suvs britanicos nao foram os pioneiros a primeira vez que um suv controlou automaticamente sua altura de rodagem e tambem a carga de sua suspensao foi em 1998 quando a toyota lançou a oitava geraçao do land cruiser o j100 rolando por ai [youtube id= qn44rrv0rbg width= 620 height= 350 ] por ultimo mas nao menos importante a mercedes benz desenvolveu no começo dos anos 2000 um outro tipo de suspensao ativa o active body control como seu nome sugere a suspensao altera a carga dos amortecedores para compensar a rolagem da carroceria e assim reduzir ate 60% os movimentos laterais e longitudinais do carro [youtube id= kj mpoubnma width= 620 height= 350 ] mesmo com a rolagem reduzida nao deu pra segurar a estreia aconteceu em 1999 ano de lançamento da segunda geraçao do classe cl c205 e depois foi adotado por outros modelos de luxo da marca atualmente ele foi incorporado ao sistema magic body control presente no classe s
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.