caso voce nao tenha percebido temos duas series de posts em curso aqui no flatout uma sobre os supercarros mais iconicos do planeta e outra sobre os pioneiros do mundo automotivo hoje vamos juntar as duas para tentar responder a seguinte questao qual foi o primeiro supercarro da historia dissemos tentar porque a verdade e que nao ha um consenso sobre qual foi o primeiro supercarro de todos os tempos — e nao e aqui que voce vai encontrar uma resposta definitiva dito isto existem alguns nomes que costumam mais aceitos quatro na verdade o bugatti royale o bugatti type 57 sc atlantic o mercedes benz 300sl e o lamborghini miura vamos falar mais sobre eles a seguir para que no final voce possa tirar suas proprias conclusoes nao faz muito tempo que contamos aqui a historia do lamborghini miura ele foi o segundo automovel da historia da marca e foi criado para ser uma interpretaçao mais luxuosa voltada para as ruas de carros de corrida como o ford gt40 e a ferrari 250lm — bolidos de dois lugares com perfil baixo motor em posiçao central traseira e alto desempenho foi assim que o miura ajudou a moldar a definiçao moderna de supercarro que se tornou a mais aceita nas ultimas decadas do seculo xx alem do belissimo visual da carroceria projetada por marcello gandini — nao sao poucos os que o consideram o carro mais bonito de todos os tempos — o miura sempre teve um conjunto mecanico de primeira em sua versao mais potente o miura sv o v12 de quatro litros entregava 390 cv a 7 700 rpm e 40 7 mkgf com cambio manual de cinco marchas era o bastante para que o touro italiano chegasse aos 100 km/h em 6 5 segundos com maxima de 273 km/h [gallery columns= 4 link= file ids= 74256 74257 74255 74254 ] a ideia da lamborghini com o miura era entregar aos entusiastas algo mais esportivo do que o primeiro lambo da historia o 350 gt ele era um belo carro mas seu v12 de 3 4 litros e 270 cv nao era potente o bastante para enfrentar a concorrencia — em especial os modelos da ferrari [youtube id= pxhxli9yu0w width= 630 height= 350 ] afinal como diz a lenda o fabricante de tratores ferruccio lamborghini so começou a projetar automoveis porque foi provocado pelo proprio enzo ferrari no entanto ha quem defenda que o primeiro supercarro feito para ser um supercarro veio quase dez anos antes do miura e veio direto da alemanha o mercedes benz 300sl gullwing claro que para aceita lo como um supercarro e preciso que voce seja um pouco mais flexivel quanto ao posicionamento do motor — o que nao e muito dificil afinal voce nao vai achar alguem que tenha coragem de dizer que o dodge viper nao e um supercarro por exemplo deixando isto claro nao e dificil compreender o que faz do 300sl um dos primeiros supercarros da historia para começar ele nasceu das pistas mais precisamente do mercedes benz w194 nos contamos a historia aqui no inicio da decada de 1950 a europa ainda estava se recuperando do caos da segunda guerra mundial e isto incluia as fabricantes de automoveis — especialmente as alemas a mercedes benz foi uma companhias que entao começaram a ensaiar sua volta ao automobilismo e ela veio em grande estilo com uma dobradinha nas 24 horas de le mans de 1952 com carroceria de aluminio linhas aerodinamicas e foco principal na leveza o belo cupe de competiçao nem parecia ter sido feito as pressas com componentes de prateleira o motor por exemplo era o seis em linha de tres litros do seda de luxo 300 adenauer e orçamento limitado graças a suas qualidades dinamicas sua leveza e sua robustez dois dos tres carros inscritos na corrida chegaram na ponta era o gas que faltava para que a mercedes benz decolasse novamente — como contamos aqui com uma ajudinha de max hoffmann empresario que era dono de uma importadora de carros europeus nos eua e um cara tao bem sucedido que as fabricantes europeias o procuravam para prestar consultoria sobre o mercado automotivo americano foi ele quem disse a mercedes que transformar o w194 de corrida em um superesportivo seria algo lucrativo afinal ao contrario do que acontecia na europa a economia americana estava indo muito bem depois da segunda guerra dito isto o mercedes benz 300sl codigo w198 conservava boa parte da estrutura tubular do w194 de competiçao ate mesmo as proporçoes gerais eram semelhantes ainda que o 300sl tivesse um desenho mais refinado e complexo — que nao era menos atraente diga se a carroceria era de aço com aluminio nas portas capo e tampa do porta malas se quisesse contudo voce poderia encomendar seu exemplar com todo feito de aluminio neste caso o peso de caia de 1 093 kg para 1 013 kg era assim que o 300sl fazia jus a seu nome com ele a mercedes queria dizer que o carro tinha um motor de tres litros e que era um esportivo leve sports leicht [youtube id= jeb3_ic1_n0 width= 620 height= 350 ] o seis em linha era praticamente o mesmo do w194 com uma diferença importantissima em vez de tres carburadores solex ele era alimentado por um sistema de injeçao direta — o primeiro a ser empregado em um automovel produzido em serie com a injeçao o motor do 300sl entregava algo entre 215 cv e 230 cv sendo capaz de levar o 300sl ate os 260 km/h com isto ele foi o automovel mais veloz do mundo em sua epoca entre 1954 e 1963 cerca de 1 400 unidades do 300sl foram fabricadas sendo que 29 delas tinham carroceria de aluminio visual atordoante desempenho sem precedentes e exclusividade certamente sao suficientes para definir o 300sl como um supercarro e isto fica ainda mais verdadeiro se considerarmos outra definiçao comum de supercarro um automovel feito para demonstrar novas tecnologias carroceria de aluminio motor com injeçao direta na pratica e nao no estande de um salao do automovel por outro lado ha quem acredite que da para cavar ainda mais fundo nas origens dos supercarros — ate a frança dos anos 30 quando uma ilustre fabricante dedicava se a construir verdadeiros superlativos sobre rodas curiosamente esta mesma empresa hoje e famosa por construir verdadeiros superlativos sobre rodas a esta altura voce ja deve ter sacado que estamos falando da bugatti [youtube id= jk1t6s737cs width= 620 height= 350 ] mais do que um supercarro o bugatti veyron pode ser considerado um hipercarro — afinal em 2004 ele deixou o mundo boquiaberto com seu motor de dezesseis cilindros e oito litros com quatro turbos e mais de 1 000 cv capaz de faze lo superar os 400 cv sob as condiçoes corretas no entanto ha mais de oito decadas a bugatti nao fabricava esportivos o termo supercarro que começou a aparecer nas publicaçoes britanicas ainda na decada de 20 tinha um significado mais amplo um carro superior a todos os outros aparentemente para a bugatti um carro superior era um carro literalmente maior que os outros porque nos anos 30 voce nao iria encontrar um carro maior que o bugatti type 41 royale quer dizer isto se voce tivesse a sorte de encontrar um porque entre 1927 e 1933 apenas seis exemplares foram fabricados pela companhia de ettore bugatti o oito em linha de 12 7 litros tinha comando no cabeçote tres valvulas por cilindro duas de admissao uma de escape e entregava algo entre 275 e 300 cv apesar disto o royale nao era um esportivo — toda esta força era necessaria para puxar os 3 175 kg do carro que media 6 4 metros de comprimento com entre eixos de 4 3 metros estas medidas faziam do bugatti royale um carro 20% maior e 25% mais pesado do que um rolls royce phantom moderno ettore bugatti planejava fabricar 25 exemplares do royale e vende los as pessoas mais ricas do planeta no entanto a grande depressao pela qual a europa passava na epoca — especialmente coma crise de 1929 — acabou atrapalhando por isto o royale e tao raro apesar disso nao demorou muito tempo para que a bugatti decidisse fazer um supercarro verdadeiramente esportivo — ao menos para os padroes da epoca foi em 1936 com o type 57s/sc atlantic o primeiro s significava surbaisse ou rebaixado em frances enquanto o sc era a sigla para supercharged o estilo do type 57 e derivado de um conceito apresentado pela bugatti em 1935 chamado aerolithe nao sao pedras sao aerolitos a carroceria aerodinamica era baixa para os padroes da epoca com paineis feitos de uma liga de magnesio chama da elektron como o material nao permitia soldas os paineis eram unidos uns aos outros por rebites que davam ao carro um visual bastante caracteristico no ano seguinte a versao de produçao do aerolithe chamada atlantic começou a ser fabricada em vez de magnesio a carroceria era de aluminio puro e por isso dispensava os rebites — ainda que por questoes de estilo as barbatanas onde os parafusos se encontravam foram conservadas as linhas elegantes ficaram ainda mais refinadas e a verdade e que apesar do visual classico o type 57s parecia ter vindo do futuro o motor de oito cilindros em linha deslocava 3 2 litros e com a ajuda de um compressor mecanico entregava saudaveis 200 cv era força suficiente para que o belo cupe chegasse aos 190 km/h — mais de 80 anos atras o detalhe e que apenas quatro exemplares do bugatti type 57s/sc atlantic foram feitos tres sobreviveram sendo que o mais famoso deles pertence a espetacular coleçao do estilista ralph lauren em 2013 o carro foi avaliado em us$ 40 milhoes durante o concours d elegance pebble beach na california — o equivalente a nada menos que r$ 158 milhoes em conversao direta [youtube id= xhg0etdmvaq width= 620 height= 350 ] como voce pode ver os automoveis que podem ser considerados os primeiros supercarros sao bem diferentes e vem de epocas muito distintas para voce qual foi o primeiro supercarro de verdade
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