certa vez num pais da europa central o povo levou ao poder um simpatico homenzinho do povo era popular por ressaltar as caracteristicas mais entrincheiradas da psique coletiva daquele pais um politico brejeiro do povo que como ele queria que a alemanha fosse mais forte mas embandeirada mais patriotica um homem tambem que prometia um pais mais forte que nao se importaria de fazer o que fosse necessario para crescer e fazer sua populaçao nativa mais rica e bem de vida unica coisa que pedia em troca e que nao fosse atrapalhado por congresso tribunal ou que valha precisava apenas que o deixassem realizar seu plano sem intervençao nenhuma assim foi feito claro que foi tudo para o buraco poder total para qualquer um por mais bem intencionado que seja nunca da certo mas desta vez foi uma catastrofe de proporçoes biblicas e um mundo profundamente alterado pelas bizarrices deste homenzinho carismatico quando adolf hitler se suicida num bunker em berlin em 1945 o mundo muda completamente e seu pais aquele que lhe deu plenos poderes pagou seu preço tambem estava em ruinas [caption id= attachment_304760 align= aligncenter width= 999 ] munique 1945[/caption] em munique a bmw como toda a alemanha se via pela segunda vez na mais extrema penuria afinal de contas a bmw era originalmente uma fabrica de motores aeronauticos que no fim da primeira guerra foi obrigada a diversificar; um curso de açao que a leva a começar a fabricaçao de motocicletas depois compra a dixi de eisenach fabricante de austin seven sob licença e ali começa a fabricar automoveis tambem como contamos quando mergulhamos nas origens da marca bavara pois bem agora ao fim da segunda guerra mundial que perderam alem de ter suas fabricas em ruinas estar proibida de produzir qualquer coisa era uma fabrica de material belico que por segurança precisava parar totalmente quando o pais perde o conflito e ter a maioria de seus executivos ou mortos ou presos ainda um agravante se montava eisenach acabou no territorio ocupado pelos russos efetivamente perdida para sempre atras da cortina de ferro que logo desceria dividindo a europa outro conflito agora uma guerra fria se instalaria na europa [caption id= attachment_304770 align= aligncenter width= 640 ] bmw 328 1938[/caption] um parentese importante aqui se refere aos irmaos aldington antes da guerra eram os donos da frazer nash inglesa e tinham a partir de 1931 entrado num acordo de importaçao exclusiva com a bmw tanto as motocicletas quanto os carros da marca eram importados e vendidos na inglaterra com a marca frazer nash bmw os aldington eram grandes fas da marca alema e tinham otima relaçao com os executivos na baviera a guerra e claro tinha cortado completamente o contato entre eles ao fim da guerra h j aldy aldington tinha patente de tenente coronel do exercito e seu irmao w h aldington tenente da marinha real timidamente colocam sua empresa de volta ao trabalho conseguem pegar cinco chassis bmw 328 que ficaram retidos no porto em 1938 quando a guerra começou e os vendem; fazem algum serviço de manutençao e oficina e compra e venda de bmw’s usados mas obviamente precisavam o quanto antes voltar a importar veiculos para manter sua operaçao solvente assim que puderam ja em 1945 mesmo vao ate munique o que encontram la e tristeza desolaçao e confusao que fica no rastro das batalhas franz popp antes ceo da bmw era prisioneiro dos americanos e pouco sabia de fora das grades a cidade alvo de forte bombardeio aliado estava num estado deploravel de destruiçao peste fome e desolaçao o que nao foi destruido pelas bombas foi saqueado pelos russos antes de partirem depois da demarcaçao dos territorios de influencia e controle entre os aliados sim o pais foi fatiado e dividido entre as naçoes invasoras os habitantes da cidade nao sabiam o que seria do dia seguinte quiça de seu futuro mas aldy e wh usando suas patentes conseguem chegar a munique entao em territorio americano e encontrar o que sobrou do staff executivo da bmw um encontro emocionado os alemaes magros e judiados deixando escorrer lagrimas pelos rostos ao encontrarem amigos ingleses agora nao mais separados pelo longo conflito aldy encontrou ernest henne um piloto recordista mundial de velocidade em motocicletas bmw trabalhando como vigia noturno do aeroporto magro e esqualido os americanos que o empregaram sem ideia da fama pre guerra do alemaozinho [caption id= attachment_304768 align= aligncenter width= 1000 ] a linha de panelas e utensilios de cozinha da bmw[/caption] aldy recupera milagrosamente seu bmw 328 de corrida que ficara guardado durante o conflito na fabrica e volta para a inglaterra dirigindo o atras do carro oficial do irmao muito pouco alem de reatar contato e este carro veio desta viagem; a fabrica estava acabada e saqueada eisenach perdida e nenhuma chance se via de produtos sairem dali em agosto daquele ano porem os americanos se desdobravam em esforço de levantar a alemanha na esperança que nenhum outro hitler jamais aparecesse em munique a bmw werk 1 recebe a permissao para retomar produçao os itens de produçao permitidos eram desenhados para a epoca e situaçao maquinas agricolas maquinas para processamento de madeira bicicletas motocicletas panelas e esmagadores de batata peças de reposiçao para veiculos mas na verdade as fabricas ferramentas e trabalhadores da bmw estavam logo ocupados trabalhando em reparos e manutençao para o exercito americano o karlsfeld ordnance and maintenance depot e instalado em allach tornando se o maior centro de reparos do exercito americano em todo o continente europeu largamente operado com ajuda da bmw esse foi o negocio que permitiu que a empresa obtivesse acesso a recursos para recomeçar mas o estrago e o saque nas suas instalaçoes foram tao grandes que os edificios que a bmw tinha foram totalmente reparados somente na decada de 1960 retomar a produçao de qualquer tipo era problematica em 1945 forçada pelas circunstancias a bmw tenta se reinventar e da o pontape inicial no notproduktion uma especie de produçao de crise um conceito que era familiar a bmw usado apos a primeira guerra mundial e nesse ponto entao que ela começa bem humildemente produzindo itens em grande demanda e faceis de fazer nas ruinas potes e panelas e todos os tipos de acessorios para cozinha tambem faz ferramentas agricolas bombas de freio a ar para trens bicicletas e e claro peças de reposiçao para carros bmw como voce pode imaginar os lucros nao eram grandes entao os trabalhadores muitas vezes eram pagos pelos mesmos produtos que estavam fazendo por 8 horas por dia pagos com panelas entre 1945 e 1947 a bmw fez nada menos que 34 000 panelas e potes variados o que representou quase um quarto da receita que a bmw obteve durante aqueles dificeis 24 meses por mais peculiar que possa parecer este capitulo da historia da bmw pode nao ter sido glamoroso ou repleto de tecnologias revolucionarias mas levou a empresa adiante pavimentando o caminho a frente e basicamente tornando a o gigante que e hoje [caption id= attachment_304772 align= aligncenter width= 600 ] emw 320 1951[/caption] em eisenach os russos criam a marca emw eisenacher motoren werke criando clones dos carros bmw pre guerra eventualmente a fabrica aos pes do castelo de wartburg passa a produzir clones de dkw dois tempos parecidos mecanicamente com nossos vemag com o nome do castelo wartburg [caption id= attachment_304775 align= aligncenter width= 999 ] bristol 400 1948 [/caption] os aldington retornam a munique no fim de 1945 quando a produçao de panelas começava e ajudam de varias formas de ajuda financeira a influencia para se transpor barreiras burocraticas e outra coisa dificil e ilogica que vem nessas situaçoes os exercitos de ocupaçao impoe uma burocracia bizantina e quase instransponivel procurando o controle completo do antigo inimigo; a ajuda dos irmaos aldington e importantissima aqui [caption id= attachment_304776 align= aligncenter width= 800 ] bmw 501[/caption] como pagamento a bmw lhes concede todos os desenhos e permissao de uso de seu avançado carro pre guerra os bmw 328 e 327/80 com o motor ohv hemi e a pioneira suspensao dianteira independente com direçao por pinhao e cremalheira os aldington voltam com desenhos motores completos e peças variadas; em breve fritz fiedler seu desenhista se mudaria para inglaterra para ajudar a bristol colocar em produçao uma nova versao da serie 300 da bmw naquele pais o bristol de 1947 criado com ajuda da frazer nash e os aldington com tecnologia bmw nasce com uma nova numeraçao e o bristol 400 a operaçao e tao na base da amizade que quando a bmw retoma produçao de automoveis de desenho proprio começa com o bmw 501 [caption id= attachment_304779 align= aligncenter width= 696 ] bmw 507[/caption] o bmw 501 criado depois de varios estudos para a retomada da fabricaçao de automoveis agora em munique era um carro de luxo grande e formal era equipado com uma evoluçao do seis em linha ohv nao hemi do pre guerra com dois litros logo aparece um novo motor um v8 de aluminio entre 2 6 e 3 2 litros ohv fazendo o novo bmw 502 apresentado no primeiro salao do automovel de frankfurt em 1951 o 501 foi o primeiro modelo bmw a ser fabricado e vendido apos a segunda guerra mundial e o primeiro carro bmw fabricado na baviera o 501 e o 502 foram apelidados de anjos barrocos pelo publico alemao por seu desenho que lembrava esta escola antiquada de desenho o bmw 502 foi tambem o primeiro carro alemao do pos guerra a ser fabricado com um motor v8 foram fabricados ate 1963 e dele derivaram cupes e roadster lendarios o 503 e o 507 mas nao foram um sucesso para manter a empresa viva a bmw de novo apela para projetos emergenciais um ovo de dois lugares italiano projetado por um engenheiro aeronautico boa praça chamado ermenegildo preti e produzido por um industrial de refrigeraçao chamado renzo rivolta o iso isetta a bmw nao compra so o projeto compra as maquinas ferramental e fabrica e a despacha para munique com motor de motocicleta bmw e o sucesso nos austeros anos 1950 que mantem a empresa viva ate que em 1962 aparece o bmw como conhecemos ate hoje o 1500 neue klasse e o resto e historia conhecida mas para uma criança alema de munique dos anos 1940 um carro bmw devia ser tao estranho como um tramontina v8 para a gente hoje em dia
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