em 2025 ja estamos mais que acostumados a ver a marca chrysler e suas subsidiarias associadas a fiat e aos franceses da peugeot e citroen tambem nao incomoda mais ninguem ver a italianissima lamborghini como subsidiaria do germanico grupo volkswagen afinal ja faz mais de 20 anos que a volkswagen salvou a lamborghini e lhe deu um futuro e mais de 15 anos que a chrysler foi salva pela fiat antes de se juntar aos franceses para formar a stellantis o que e estranho mesmo hoje e pensar que houve um momento em que a chrysler comprou a lamborghini e a salvou da falencia aconteceu em 1987 quando a chrysler ainda era uma das big three americanas e pretendia importar o know how dos italianos para fazer esportivos — algo que se concretizou no projeto do dodge viper naquele fim dos anos 1980 a lamborghini ja nao pertencia mais a familia de seu fundador ha mais de uma decada e sem inovaçoes significativas desde o lançamento do countach ela precisava desesperadamente de dinheiro na epoca os esportivos americanos mais populares ja nao eram os cupes com motor v8 e traçao traseira claro havia o camaro o firebird e o mustang e sempre houve o corvette mas os modelos de entrada eram muito baseados no conceito de esportivo que os japoneses haviam introduzido nos eua nos anos 1970 e que evoluiu visando eficiencia e custo reduzido nos anos 1980 desse modo traçao dianteira e motor transversal viraram a norma o dodge daytona era fruto desta epoca e visivel a inspiraçao nos carros japoneses da epoca como o mitsubishi starion ou o mazda rx7 de segunda geraçao o daytona fora lançado em 1984 como sucessor da segunda geraçao do dodge challenger que por sua vez foi lançado em 1977 e era uma versao rebatizada do mitsubishi galant lambda a chrysler e a mitsubishi tinham um acordo na epoca se por um lado ele era completamente diferente do challenger classico que conhecemos e adoramos por outro lado ele tinha motor dianteiro e traçao traseira ainda que so tenha sido vendido com motores de quatro cilindros eram tempos estranhos mesmo aqueles o maior motor era um v6 mitsubishi de tres litros e 141 cv disponibilizado em 1990 todos os outros eram motores de quatro cilindros de 2 2 e 2 5 litros com ou sem turbo com cambio manual de cinco marchas ou automatico de tres e quatro marchas https //www youtube com/watch v=9vkptadyppg uma das poucas versoes realmente relevantes era o dodge daytona shelby z lançado em 1987 o motor era um quatro cilindros 2 2 com turbo e intercooler que dava conta de entregar 176 cv e carroll shelby que havia acabado de retornar a industria automobilistica por influencia de seu amigo lee iacocca entao presidente da chrysler realizou modificaçoes na suspensao e no visual do carro o shelby z tinha suspensao mais firme barra estabilizadora mais grossa e freios melhores e um otimo cambio manual de cinco marchas da getrag [caption id= attachment_375448 align= aligncenter width= 927 ] shelby e iacocca[/caption] a ideia veio de jack stavana um dos diretores da lamborghini sob o guarda chuva da chrysler colocar um v8 italiano debaixo do capo do daytona ajudando a dar ao cupe desempenho mais esportivo e simultaneamente mostrando a competencia da engenharia italiana ao publico americano o motor escolhido estava para se aposentar um v8 de 3 5 litros com comando duplo nos cabeçotes e 258 cv que podia ser encontrado atras dos bancos do lamborghini jalpa curiosamente o carro nunca foi pensado como um possivel produto que chegaria a linha de produçao e seria vendido nas lojas da marca o projeto surgiu porque lee iacocca estava procurando formas de justificar a compra da lamborghini ao conselho administrativo da chrysler stavana deu a ideia de mostrar aos investidores que a marca tinha sinergia com outras fabricantes em entrevista ao jalopnik com stavana contou o seguinte era um carro conceito de exemplar unico como a chrysler era dona da lamborghini na epoca ele me pediu para encontrar uma forma de justificar a compra da marca alem do desenvolvimento de supercarros e do projeto da formula 1 meu trabalho normal era ser o executivo da chrysler encarregado de acompanhar estes dois programas mas lee queria mostrar aos acionistas que havia outras integraçoes das marcas pertencentes a chrysler dai minha ideia instalar um v8 lamborghini em um esportivo da dodge o unico disponivel era o motor do lamborghini jalpa e ele so caberia no dodge daytona contratei a lotus para construir o carro porque a engenharia da lamborghini nao queria nada com o projeto e mandei pra eles um daytona e um v8 eles fizeram todo o desenvolvimento incluindo o sistema de traçao integral fiz muitas viagens a hethel no reino unido para supervisionar o projeto no fim ele foi concluido e enviado para detroit depois de uma volta de shakedown elaborei os graficos o nome pseudo italiano decepzione e apliquei tudo na minha garagem na fabrica convidei lee para ver o carro e demos uma volta pela fabrica de highland park ele nao falou quase nada no passeio especialmente depois que eu saltei com o carro a duas polegadas do chao de volta a garagem dos diretores ele me agradeceu e nunca mais falou do carro sua produçao nunca foi considerada nao foi tarefa facil adaptar um v8 no cofre de um carro feito para motores de quatro cilindros foi preciso transplantar toda a dianteira de um carro da plataforma aa da chrysler que era uma versao esticada da plataforma a em um daytona na foto do unico prototipo que aparece la no alto e possivel ver o enorme scoop se voce olhar com atençao tambem vera que os para lamas sao mais largos o v8 foi instalado na transversal e logo viu se que ele ainda era alto demais os quatro carburadores de corpo duplo ficavam com os corpos de borboleta acima da linha do capo enquanto o carter simplesmente encostaria no chao caso o carro fosse colocado sobre suas quatro rodas por isso o capo recebeu um scoop especial para acomodar a admissao enquanto o carter teve seu tamanho reduzido ate o limite mas mesmo assim o reservatorio acabou a menos de quatro centimetros do chao e quase a mesma altura de um carro de turismo de competiçao cuja altura minima oscila entre 35 e 40 mm o desempenho do carro empolgou em exibiçoes a imprensa com 0 100 km/h na casa dos seis segundos e velocidade maxima de mais de 240 km/h de acordo com testes da car and driver americana so que nao passou daquilo ainda que fosse considerado para as ruas o carter lambendo o chao tornava o daytona decepzione simplesmente inviavel para produçao no fim das contas a chrysler e a lamborghini colaboraram de outras formas depois — os italianos trabalharam no motor v10 que acabou usado no dodge viper para fazer o papel de esportivo de entrada a fabricante americana decidiu apelar para a mitsubishi e criar uma versao rebatizada do 3000gt o dodge stealth https //flatout com br/quando chrysler e mitsubishi se juntaram para fazer carros americanos/
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