FlatOut!
Image default
Car Culture

Quando a Chrysler colocou um V8 Lamborghini em um Dodge de tração dianteira

Em 2025 já estamos mais que acostumados à ver a marca Chrysler e suas subsidiárias associadas à Fiat e aos franceses da Peugeot e Citroën. Também não incomoda mais ninguém ver a italianíssima Lamborghini como subsidiária do germânico Grupo Volkswagen. Afinal, já faz mais de 20 anos que a Volkswagen salvou a Lamborghini e lhe deu um futuro, e mais de 15 anos que a Chrysler foi salva pela Fiat, antes de se juntar aos franceses para formar a Stellantis. O que é estranho mesmo hoje, é pensar que houve um momento em que a Chrysler comprou a Lamborghini e a salvou da falência. Aconteceu em 1987, quando a Chrysler ainda era uma das "big three" americanas, e pretendia importar o know how dos italianos para fazer esportivos — algo que se concretizou no projeto do Dodge Viper.  Naquele fim dos anos 1980, a Lamborghini já não pertencia mais à família de seu fundador há mais de uma década, e sem inovações significativas desde o lançamento do Countach, ela precisava desesperadamente de dinhe