mais cedo durante este mes a veneranda empresa fundada por seis irmaos de sobrenome maserati hoje parte do balaio de gatos diversos chamado stellantis anunciou o fim de seu v8 seu v8 na verdade era um v8 ferrari mas enfim acabou [caption id= attachment_368652 align= aligncenter width= 999 ] o ultimo v8 maserati [/caption] o pior rival e o que mora do seu lado seu vizinho; assim foram a ferrari e maserati ambas de modena ainda que a maserati tenha nascido em bolonha por decadas mas como sabemos debaixo da fiat as duas acabam juntas e com a ferrari mandando na maserati ninguem parece ter ligado mas e como o flamengo comprar o fluminense e usa lo como seu time de segunda divisao ou infantil sei la o que fosse mais humilhante nao e a toa que ferrari permanece bem obrigado e a maserati parece irremediavelmente relegada a papel secundario desde entao mesmo a ferrari agora sendo independente mas enfim; vamos voltar ao v8 que acabou [caption id= attachment_368654 align= aligncenter width= 999 ] quattroporte 2024 ultimo [/caption] com o v8 acabaram tambem ainda que temporariamente os carros onde eles iam montados a maserati aposentou o seda quattroporte e o suv levante o quattroporte light o carro menor chamado ghibli tambem acabou antes no inicio do ano todos os tres eram baseados na plataforma m156 desenvolvida pela fiat e eram fabricados na fabrica de mirafiori junto com o novo maserati granturismo e fiat 500e com 3 8 litros e biturbo o motor morre com nada menos que 580 cv o que sobrou bem apenas os cupes granturismo e o derivado conversivel grancabrio o suv grecale e o supercarro mc20 o quattroporte vai voltar diz a empresa mas como um carro 100% eletrico e ninguem em sa consciencia espera grande coisa disso podiam ate comprar tesla model s e colocar logotipos maserati; ninguem que compra isso iria perceber o engodo [caption id= attachment_368655 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro quattroporte v8[/caption] mas enfim isso nos faz lembrar que o maserati quattroporte uma ideia sensacional de ferrari de quatro portas por decadas exclusiva da marca do tridente e ligado umbilicalmente aos v8 maserati sim houve alguns quattroporte v6 mas basicamente versoes mais em conta ou para mercados como o italiano onde motores abaixo de 2 litros pagam menos imposto em todas as geraçoes começando do primeiro deles em 1963 ate hoje o v8 sempre foi o protagonista ou nao um maserati para os novos tempos [caption id= attachment_368657 align= aligncenter width= 999 ] o maserati 5000 gt[/caption] qual foi o maserati de rua mais influente em sua historia sem duvida nenhuma foi o carro criado para o xa do ira em 1962 o carro usava a base do 3500 gt de rua mas recebia o enorme v8 de 4 5 litros de competiçao do 450s de corrida a encomenda do xa deu luz ao 5000 gt de serie e mostrou a desejabilidade do v8 na rua; seria o motor principal da marca nos proximos 20 anos mais caro mais chique e mais gt que os ferrari o 5000 gt criou o que se entende por um maserati de rua https //flatout com br/maserati 5000 gt a lenda do maserati criado por um rei/ criou tambem o primeiro quattroporte o tipo 107 que apareceu em 1963 como simplesmente um seda de 4 portas baseado no 5000 gt veio equipado com um v8 reduzido para 4 1 litros e 260 cv e transmissao manual zf de cinco velocidades ou opcionalmente automatica borg warner de tres velocidades passava dos 230 km/h entao rarissimo para carros de quatro portas e era principalmente a mais chique carruagem da realeza europeia nos anos 1960 a maserati fabricou 230 de seus quattroportes de primeira geraçao entre 1963 e 1966 mais 500 da segunda serie com um v8 de 4 7 litros e 290 cv foram feitos ate 1969 morreu sem ter um substituto porem [caption id= attachment_368658 align= aligncenter width= 999 ] quattroporte 1963[/caption] muito por causa de uma revoluçao que ocorria na marca depois de provar sua capacidade projetando e produzindo um exotico v6 dohc em tempo recorde para o citroen sm a empresa perpetuamente com problemas financeiros como era praxe de empresas assim acaba sendo vendida para o gigante frances em 1968 a citroen por outro lado estava literalmente nadando em dinheiro; o sm era ela flexionando seus musculos um supercupe de luxo de alta tecnologia e suspensao hidropneumatica com um motor exotico italiano nem ter que comprar a maserati para garantir o fornecimento do seu v6 abalou o gigante frances; ao mesmo tempo comprava a panhard francesa e criava uma imensa fabrica de motores wankel; o futuro estava garantido para a citroen [caption id= attachment_368659 align= aligncenter width= 999 ] o citroen sm[/caption] so que nao em poucos anos um tsunami atingiria a industria mundial; por um lado crises de abastecimento subiriam o preço do petroleo de outro lado legislaçoes de emissao e economia de combustivel e de segurança passiva obrigariam investimentos gigantes em epoca de vendas baixas a citroen que enfrentou isso sem caixa tinha gasto tudo na fase de expansao anterior ja estava falida em em 1976 entregue de graça para a peugeot; a maserati por sua vez foi solta a deriva e acaba nas maos de alejandro de tomaso com ajuda do governo italiano este e o contexto em que estava guy mallaret o administrador frances da maserati pouco antes da falencia no inicio de 1974 precisava fazer algo para melhorar as vendas terriveis numa empresa onde enormes v8 eram a norma mas tinha zero dinheiro para investir; a citroen tinha seus proprios problemas e nenhum tempo para sua pequena subsidiaria italiana mallaret so tinha uma coisa boa nessa situaçao liberdade para fazer o que quisesse sem intromissao de ninguem aproveitou a [caption id= attachment_368660 align= aligncenter width= 800 ] motor e transeixo do sm[/caption] juntou duas coisas para resolver seu novo produto primeiro a vontade dentro da maserati de repetir o sucesso do quattroporte descontinuado em 1969 mas tambem o fato de que varios compradores do citroen sm pediam uma versao de quatro portas; algo que nao aconteceria pelo fato de que a citroen tinha desistido dele e focava em carros baratos e economicos naquele momento de crise mallaret listou o que pretendia do novo quattroporte num papel primeiro boa economia de combustivel ainda que nos padroes maserati; o sm era beberrao para a empresa do 2cv mas era economico para a empresa do v8 de mais de 300 cv um seda quatro portas discreto e elegante que nao seja ostentaçao gratuita ; uma mostra de como o automovel era visto nos anos 1970 na europa tambem listou mais espaço para passageiros e malas que no sm ; o citroen era sensacional mas espaço nunca fora seu forte no porta malas havia bastante espaço mas todo tomado pelo estepe por exemplo e por fim o obvio so carroceria chassi novos; todo resto teria que ser ja existente pontuar isso tudo praticamente definiu o que seria o carro sozinho um citroen sm com entre eixos aumentado mais espaço e carroceria maserati seria o hoje esquecido maserati quattroporte ii quattroporte ii alem de ser exclusivamente v6 o segundo quattroporte tambem e unico por ter traçao dianteira na verdade e quase um prototipo da futura empresa stellantis se voce olhar bem hoje se fizessem um quattroporte com base num citroen de traçao dianteira todos gritariam sacrilegio foi meio o que aconteceu em 1976 na verdade https //flatout com br/o futuro visto de 1970 o citroen sm/ mas o fato e que naquela epoca a citroen e o sm eram o topo da tecnologia em carro de luxo mercedes benz e rolls royce por sinal pagavam royalties para usar a suspensao citroen; e ainda assim a usavam so em seus modelos topo de linha; a citroen a colocava nos gs um carro apenas um degrau acima do 2cv tecnologicamente o grande giulio alfieri da maserati se dizia grato ao acesso a tecnologias tao avançadas alfieri mudou pouco no sm para fazer o novo quattroporte; mas ainda assim com o cuidado de fazer dele um maserati a bitola traseira por exemplo sempre menor que a dianteira nos ds e sm foi alargada para igualar a dianteira no maserati o entre eixos foi aumentado de 2900 mm para 3070 mm e os pneus eram agora 205/70 vr 15 ao inves de 195 no citroen e so; ate a suspensao mega confortavel mas nao esportiva do sm continuou intacta aqui o carro recebeu outra novidade no painel instrumentos digitais numeros ao inves de ponteiros; mas so no velocimetro e contagiro; alfieri achou que mais ficaria de mau gosto o interior e luxuoso e cheio de couro e madeira; menos tecnologico que o citroen mas ainda assim de bom gosto [caption id= attachment_368666 align= aligncenter width= 999 ] a frua criadora do primeiro quattroporte fez esta proposta para o ii[/caption] o desenho da carroceria em si devidamente sobrio e discreto e creditado a gandini na frente seis farois; como no sm quatro deles viravam com a direçao todo resto do chassi era puro sm inclusive a direçao assistida diravi com variaçao de carga e retorno automatico ao centro [caption id= attachment_368663 align= aligncenter width= 800 ] o v6 maserati[/caption] o v6 dohc a 90° era o mesmo do sm uma unidade moderna dohc de aluminio com duas valvulas por cilindro e 3 litros 91 6 x 75 mm 2965 cm³ taxa de 8 5 1 e quatro carburadores duplos weber 42dcnf dava 210 cv a 5500 rpm o motor ficava atras do eixo dianteiro longitudinal com o transeixo manual de cinco marchas na sua frente nao havia opçao automatica; isso sim seria sacrilegio entao o carro pesava mais de 1700 kg mas a maserati dizia que era capaz de mais de 200 km/h mais de dez anos antes porem o primeiro quattroporte ja chegava a 230 km/h como sabemos no fim foi ignorado por isso e por ser um citroen travestido de maserati e esse sim na epoca grande pecado um maserati de traçao dianteira para sua missao de carro de luxo pouco importava na verdade; alguns diriam que ate era melhor por isso mas nao importa a verdade e sim a percepçao daqueles que podem compra lo alfieri tinha mais um plano para ele derivar do v6 mais moderno um compacto v8 de 4 litros e nada menos que 260 cv; num sm prototipo o motor rodou mais de 20 mil km e provou que o resto do carro aguentaria a potencia maior sem problema algum um v8 seria a prova de que o seu novo seda era melhor que os antigos sedas da marca e talvez desse mais sobrevida ao sm um sm v8 ja pensou [gallery ids= 368680 368678 368674 368667 368677 368676 ] mas o fato e que em um tempo que nem v6 vendia direito mais gasto parecia impossivel e logo em seguida a falencia de ambas as empresas tornaria todo este assunto e o quattroporte ii coisa do passado uma das primeiras coisas que o novo dono alejandro de tomaso fez foi ordenar a criaçao de um quattroporte iii com o antigo v8 dos anos 1950 o resultado e basicamente um cadillac limusine da maserati mas nao importa foi um sucesso o quattroporte ii coitado e hoje esquecido tambem por ser rarissimo apenas 12 foram fabricados ha boatos de mais 3 o que fariam 15 deles apenas cinco deles foram vendidos originalmente na espanha e sete entre o qatar e a arabia saudita um exemplo tambem de para onde o dinheiro acabou indo a partir daquela epoca ja disse isso uma vez mas ainda acho que o maior crime da stellantis e nao estar fazendo dois carros um maserati e um citroen com o v6 nettuno aspirado e traçao dianteira de alto luxo era so inverter o passado numa coisa o cupe seria o maserati dueporte e o seda um magnifico e tecnologico citroen sm ii nao seria genial em outra epoca mesmo se nao desse dinheiro uma empresa nao deixaria de pegar esta oportunidade de fazer algo diferente e legal hoje tenho esperança ainda mas espero sentado
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