no fim da decada de 1970 quando quase todas as motos de competiçao haviam se rendido a selvageria dos dois tempos e soichiro honda queria provar um ponto que as motos de quatro tempos poderiam ser tao competitivas quanto mesmo que tivessem motores mais complexos e com menor rendimento especifico para o sr soichiro era algo obvio se a maioria das motos de rua da honda usava motores quatro tempos por que os de competiçao deveriam ser dois tempos na visao dele era como se a honda nao confiasse em sua propria tecnologia para vencer corridas ja fazia dez anos que a honda estava longe das corridas de motos — eles abandonaram os moto gp em 1967 para se dedicar ao projeto da formula 1 — e nesse tempo fora das pistas a federaçao internacional de motociclismo fim havia decidido que motores com mais de 500 cm³ nao podiam ter mais de quatro cilindros para competir em provas de grand prix para a honda que ficou famosa por suas motos de corrida com motor de seis cilindros o retorno as pistas era um novo desafio uma vez que eles precisavam de um novo motor de quatro cilindros em vez de seis para isso eles precisavam de duas coisas 1 provar a competencia dos quatro tempos e 2 contornar o limite de quatro cilindros alem e claro do objetivo fundamental de vencer corridas anunciada em 1977 a moto foi batizada nr500 sendo que nr era a sigla para new racing e ela de fato era completamente inedita desenvolvida do zero pela hrc honda racing corporation antiga divisao responsavel pelas motos de corrida da honda embora o motor seja o elemento que colocou a nr500 na posteridade a motocicleta trazia outras inovaçoes primeiro o quadro que era do tipo monocoque com a carenagem dianteira fazendo papel estrutural os freios eram de carbono ceramica e o garfo dianteiro invertido para abaixar o centro de gravidade e reduzir o arrasto aerodinamico as rodas eram de 16 polegadas fabricadas pela comstar e exigiram o uso de pneus feitos sob medida o padrao era usar rodas de 18 polegadas o resultado era uma moto mais rigida e mais leve a estrutura pesava metade de um quadro tubular convencional mas era o que ficava aninhado no chassi que roubava a cena o motor v4 que em todos os sentidos exceto o literal era na verdade um v8 agradeça pela engenhosidade do engenheiro suguru kanagawa criador da usina a principio levando em conta a limitaçao imposta pelo regulamento kanagawa projetou um motor v8 com quatro pares de cilindros ligados formando um 8 ideia que eventualmente deu lugar a quatro cilindros ovais ou quase ovais ja que as paredes laterais eram retas com duas velas e oito valvulas cada um os pistoes tambem eram ovais com direito a duas bielas algo necessario para estabiliza los durante o movimento reciprocante ja que eram mais largos mas a escolha por pistoes ovais nao era apenas uma questao de transformar oito cilindros em quatro havia uma razao tecnica mais sofisticada as valvulas dispostas em fila permitiam uma queima muito mais eficiente como andre dantas explicou no autoentusiastas a disposiçao alongada de multiplas valvulas lado a lado permitia aumentar a razao entre a area de passagem de gases e a area da camara de combustao muito acima da possivel de obter com cilindros circulares a disposiçao dos dois bancos de valvulas paralelas mantinha a facilidade de acionamento conseguido nos motores convencionais mas o formato da camara nao era deformado como ocorria nestes ultimos melhorando a caracteristica antidetonante da camara de combustao por fim a turbulencia obtida dentro da camara alongada e embalada por bancos de valvulas com angulaçao apropriada era mais alta e consistente melhorando a queima da mistura e diminuindo ainda mais a tendencia a detonaçao no papel tudo muito bonito e nas fotos tambem mas nem tudo era beleza o plano era que o motor entregasse 130 cv mas essa potencia so veio no final da vida da nr500 em 1983 na estreia quatro anos antes ela tinha so 110 cv claro a 16 000 rpm uma velocidade impressionante levando em conta o formato inusitado dos pistoes nas versoes posteriores o limite de giro ficou ainda maior as ultimas nr500 chegavam as 19 000 rpm para produzir 130 cv https //www youtube com/watch v=k5tucxzpv5o a verdade e que a nr500 nunca foi uma motocicleta competitiva seu desempenho nas pistas foi praguejado por problemas mecanicos em boa parte por conta da complexidade do projeto e de certa forma por conta da falta de experiencia dos envolvidos a honda decidiu montar uma equipe jovem e sem medo de ousar e que em ultima instancia acabou dando origem a pessoas importantissimas dentro da empresa kanagawa responsavel pelo motor veio a se tornar chefe da hrc e takeo fukui supervisor do projeto foi presidente da honda entre 1998 e 2003 com o passar do tempo algumas das inovaçoes da nr500 foram consideradas inovadoras demais o monocoque por exemplo exigia que se soltassem 18 parafusos para dividir a estrutura ao meio e ter acesso ao motor o que era impraticavel durante uma corrida por isso um quadro convencional de aço tubular foi adotado ja as rodas de 16 polegadas mostraram se um investimento desnecessario por causa dos pneus sob medida e por isso deram lugar a rodas de 18 polegadas como em todas as outras motos que competiam nos grand prix em 1983 a ultima encarnaçao da nr500 recebeu um quadro de fibra de carbono que nunca chegou a ser usado em uma corrida mas mostrou se influente a ponto de em 2002 a motogp adotar o mesmo material nos quadros das motos sem sucesso com a nr500 a honda acabou cedendo e ja no inicio de 1983 estreou outra moto uma tres cilindros dois tempos que acabou conquistando o titulo para a fabricante mas nao foi a ultima vez que os pistoes ovais foram usados em 1987 a nr750 apareceu de surpresa entre as participantes das 24 horas de le mans para motos claro agora rebatizada com o sobrenome endurance promissora ela terminou os treinos de classificaçao na segunda posiçao mas nao chegou ao fim da corrida talvez por isso a honda tenha esperado algum tempo para lançar sua versao de rua batizada simplesmente nr ela veio em 1992 e teve 300 unidades fabricadas para homologaçao da variante de competiçao que aquela altura nem corria mais a honda nr pesava 222 kg a seco e 239 kg em ordem de marcha um numero elevado ate para os padroes de hoje mas o motor com comandos de geometria variavel baseado na velocidade do motoro entregava saudaveis 127 cv a 14 000 rpm com 6 6 kgfm a 11 000 rpm suficientes para que a monstra no melhor sentido possivel fosse de zero a 100 km/h em 2 2 segundos com maxima de 257 km/h a
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