esportivo da kia e uma expressao esquisita por si afinal quantos esportivos da kia voce conhece o stinger e um esportivo eu acho que pode ser porque ele tem uma versao gt com quase 400 cv freios brembo suspensao recalibrada e acerto dinamico com a assinatura de albert biermann o cara responsavel pelo comportamento do bmw m feitos entre 1997 e 2015 negar que o stinger gt seja um esportivo e rejeitar o rotulo esportivo para todos os modelos mercedes amg bmw m e audi sport derivados de sedas mais comportados o kia koup era um esportivo em tese sim tudo bem o brasil recebeu uma versao meio preguiçosa com o motor 2 0 e cambio automatico mas la fora ele teve motores de ate 174 cv na primeira geraçao e 201 cv na segunda geraçao ambos combinados ao cambio manual de seis marchas alem disso ele tinha um acerto de suspensao mais firme que e o que esperamos em um esportivo entao acho que podemos dizer que sim o kia koup e um esportivo mais algum ah sim os kia c eed e pro_c eed os primeiros hot hatches da kia que usavam uma variaçao mais destemperada do motor 1 6 turbo gdi com 204 cv cambio manual de seis marchas com relaçoes reescalonadas suspensao recalibrada e claro carroceria de duas portas como manda o figurino europeu dos hot hatches tudo isso e resultado de uma revoluçao interna da kia iniciada a partir de 2010 quando peter schreyer varios outros executivos europeus entre eles o ja mencionado albert biermann foram contratados para o alto escalao da empresa — que e metade do grupo hyundai acontece que estes nao foram os primeiros esportivos da kia eles foram apenas os esportivos da kia que deram certo em termos de mercado e imagem de marca isso porque ha 25 anos entre 1995 e 1998 a kia fabricou um outro esportivo o lotus elan sim entre 1995 e 1998 a kia fabricou na coreia o roadster lotus elan m100 e isso aconteceu graças as reviravoltas da industria automobilistica nos anos 1990 a historia do kia elan começou em 1989 quando a lotus ainda pertencia a general motors e decidiu construir um carro leve e agil nos moldes do lotus elan original voltado ao mercado americano ele usava carroceria de plastico reforçado por fibra de vidro e podia ser equipado com duas versoes do motor 1 6 4xe1 da isuzu uma versao aspirada de 132 cv e uma versao turbo de 164 cv como a intençao da gm era vende lo em grande volume seu desenvolvimento custou uma fortuna foram feitos 19 carros para testes de impacto e colisao 42 prototipos de desenvolvimento e mais de um milhao de quilometros rodados em testes na america do norte do deserto do arizona ao circulo artico e ai começaram os problemas do elan com essa montanha de dinheiro investido ele nao saiu barato e por nao sair barato ele nao vendeu como esperado entre 1989 e 1993 foram vendidos menos de 4 000 unidades do modelo das quais apenas 559 foram para os eua no fim das contas quem conquistou o mercado que a gm havia vislumbrado para a lotus foi a mazda com seu mx 5 miata bem mais barato que o elan sem conseguir fazer dinheiro com a lotus a gm vendeu a marca a a c b n holdings s a do empresario italiano romano artioli entao detentora da marca bugatti e fabricante do eb110 sob o novo comando a lotus ainda produziu 800 unidades do elan a partir de um lote excedente de motores e encerrou a produçao do esportivo em 1995 devido ao alto custo de produçao na epoca a kia era cliente dos serviços de consultoria da lotus que supostamente colaborou no desenvolvimento de suspensoes dos coreanos a kia tambem pensava em ingressar no mercado de esportivos e viu no fim da produçao do elan uma oportunidade com a lotus em dificuldades financeiras eles propuseram a compra dos direitos de produçao do elan e levaram o carro para a coreia onde ele foi lançado em 1996 no ano seguinte artioli vendeu a lotus a proton da malasia https //www youtube com/watch v=tfjrrkgoopm como a lotus nunca deteve os direitos de produçao do motor isuzu e outros componentes gm a kia precisou fazer algumas adaptaçoes a mais significativa delas claro era o motor o kia elan nao tinha um motor turbo como o lotus elan em vez disso ele usou um 1 8 16v aspirado de quatro cilindros e comando duplo no cabeçote com 151 cv era uma versao mais potente do motor t8d usado nos sedas sephia e clarus o visual era praticamente identico ao do lotus tambem mudando apenas as lanternas traseiras que no lotus eram fornecidas pela renault e as mesmas usadas no alpine 610 e as rodas de liga leve feitas pela propria kia com desenho exclusivo fora isso o carro era o mesmo ou melhor parecia o mesmo o acabamento interno tinha um bom padrao no painel e quadro de instrumentos porem o console central era feito de um plastico flexivel de qualidade muito inferior a do original as lentes dos instrumentos tambem tinham aspecto barato mas a qualidade de construçao da carroceria e chassi nao deviam nada a lotus o comportamento dinamico tambem era muito semelhante na avaliaçao feita por sam mitani na ediçao de abril de 1998 da road & track o elan apresentou pouco torque em rotaçoes baixas e somente quando o ponteiro marcou 4 000 rpm o motor começou a empurrar o teste de zero a 100 km/h foi concluido em 8 7 segundos — 2 segundos a mais que o lotus elan quanto ao comportamento dinamico o kia elan permaneceu estavel nas curvas de alta velocidade e em curvas fechadas e mesmo tendo traçao dianteira demonstrou um equilibrio quase neutro e extremamente consistente e previsivel [caption id= attachment_211189 align= aligncenter width= 1140 ] kia elan no museu da marca[/caption] na epoca o presidente da kia nos eua greg warner chegou a dizer a imprensa que havia boas chances de o kia elan ser vendido nos eua mas isso acabou nunca acontecendo alem do mercado coreano a kia tambem vendeu o elan no japao como kia vigato na alemanha como kia roadster e no oriente medio como galloper elan em 1997 um ano depois do seu relançamento a kia foi a falencia e acabou comprada pela hyundai no ano seguinte dois anos depois ja obsoleto o kia elan deixou de ser produzido depois de pouco menos de 2 000 unidades vendidas — o que ironicamente o torna mais raro que o lotus elan
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