quando a decada de 1970 começou mundialmente o caso de amor do homem com sua carruagem motorizada tinha acabado muito por causa de seu proprio sucesso; quando todo mundo tem carro nao ha espaço para mais nada e como dizer que tem gente demais no mundo e por algum motivo obscuro um tabu impronunciavel a culpa recaiu nele [caption id= attachment_373896 align= aligncenter width= 999 ] mustang cobra 1979 o primeiro fox body[/caption] o v8 americano por exemplo dizia se no fim dos seus dias o conversivel acabou em 1975 mas tudo e ciclico no mundo; em 1974 ninguem podia imaginar que em 2024 ainda existiriam v8 para todo lado nos eua debaixo do capo de tudo de vans de carga ate corvettes e mustangs conversiveis ainda estariam bem obrigado [caption id= attachment_373900 align= aligncenter width= 999 ] 1979 ford mustang coupe[/caption] por isso toda vez que se fala de ultimo eu tenho que tentar rolar meus olhos ate a parte de tras da minha cabeça e tentar buscar dentro de mim a paciencia necessaria para continuar o assunto quem sabe o futuro como assim ultimo mesmo o carro eletrico que no inicio do automovel concorria com ele morreu por volta de 1920 1925 coisa de 100 anos antes da tesla mostrar que era viavel no mundo moderno mas divago; o fato e que foi esta decada de 1970 tao parecida em certas coisas com os dias de hoje que impulsionou o aparecimento do downsizing a pratica de fazer motores menores turbo para substituir grandes aspirados para maior economia e menos emissao a ford por exemplo imaginou que se queria continuar vendendo mustangs tinha que arrumar uma nova soluçao diferente; um mustang de alta performance mas sem um v8 no lançamento do mustang fox body em 1979 se planejava que o motor de alta performance nao seria o v8 e sim um novo 2 3 litros turbo para compensar o carro apesar de ainda ter eixo rigido traseiro este eixo rigido era um 5 link e o carro tinha otimo comportamento em curvas [caption id= attachment_373901 align= aligncenter width= 999 ] ford mustang cobra turbo 1980[/caption] inclusive um parentese que mostra a preocupaçao da ford em comportamento ao fazer o fox body usava inclusive os novos pneus metricos da michelin o trx este era o mais moderno pneu da epoca e exigia aro metrico especial; prometia desempenho dos novos pirelli p7 de perfil baixo mas com conforto superior no mustang turbo o 220/55 390 trxs substituiram os pneus 205/70 r14 padrao; o 390 equivalia a 15 35 polegadas reporta se que os trxs fizeram milagre nestes carros nenhuma reduçao perceptivel no conforto mesmo com pneus de perfil bem mais baixo o fox body hoje e uma das mais amadas geraçoes do carro e duraria ate 1993 muito por seu v8 5 0 na verdade um 302 como de nossos mavericks mas modernizado com injeçao no ano/modelo 1979 foi lançado com o v8 302 de 140 cv; mas no ano seguinte estava descontinuado e so voltaria em 1984 em 1980 ano do carro desta materia o mustang cobra v8 tinha o 302 reduzido para 4 2 litros 255 cid e apenas 120 cv o carro de alta performance era o cobra turbo este tinha o mesmo motor de nossos maverick quatro cilindros fabricado em taubate e exportado para os eua era um ohc cross flow de ferro fundido 2 3 litros 96 x 79 4 mm 2301 cm³ mas aqui com turbo em 1980 tinha carburador e nao tinha intercooler; dava apenas 133 cv mas era o mais potente dos mustang [caption id= attachment_373905 align= aligncenter width= 999 ] ford mustang svo 1984 1986[/caption] este motor depois receberia injeçao e intercooler e daria 177 cv no mustang svo de 1984 1986 mas 1984 era tambem o primeiro ano do v8 5 0 revivido em versao ho de 165 cv; em 1986 teria injeçao multiponto e mais de 200 cv; logo o 2 3 turbo seria esquecido em 1980 porem o futuro ainda parecia ter quatro cilindros e foi para isso que a ford procurou a mclaren para criar um mustang turbo ainda mais serio mclaren faz mustang o ford mclaren mustang m81 e definitivamente o mais raro dos fox body esta ediçao especial e o resultado de uma colaboraçao unica entre a ford e a mclaren corporation sim aquela de bruce mclaren era parte do renascimento do ford motorsports o projeto atendia a varios propositos exibir o motor turbo de 2 3 litros e criar entusiasmo renovado no mercado jovem pelo mustang recem reformulado em 1979 tambem a ford estava interessada em produzir uma versao especial do mustang que fosse capaz de competir na serie de corridas imsa as duas empresas concordaram em fazer 250 carros para venda e competiçao o svo special vehicle operations da ford ainda nao existia quando o carro foi bolado; mas este carro e colocado como a semente dessa divisao famosa da empresa o m81 pode nao ter dado certo mas criou o svo da ford e o subsequente mustang svo tem muito dele claro um motor v 8 nao foi considerado; o futuro era de quatro cilindros entao e o 2 3 turbo era tambem mais leve e mais potente sim um motor v 8 de 5 0 litros e 140 cavalos ajudou a tornar os pace cars de indianapolis 500 de 1979 famosos mas por causa de uma crise de combustivel nos eua ele nao foi oferecido em 1980 naquele ano e ate 1984 apenas o 255ci/4 2 litros era o motor grande e nao havia como a ford usa lo em competiçao a mclaren construiu o motor do zero a partir de peças da ford todas as peças moveis eram balanceadas colocadas na tolerancia minima de peso e tudo era cuidadosamente montado os cabeçotes eram tambem retrabalhados e o motor acertado em dinamometro com tudo original inclusive o turbocompressor t3 garret e carburador duplo o motor passava de 133 cv para 177 cv e 20 mkgf a potencia coincidencia ou nao e identica ao do mustang svo 1984 este injetado e com intercooler na verdade essa potencia era na pressao maxima do turbo porem o carro tinha um regulador eletronico de pressao que podia ser acionado por um comando no painel e variava a pressao do turbo entre 0 35 original 133 cv e 0 75 bar em competiçao poderia ter muito mais pressao de turbo e outras preparaçoes; como se imaginava que muitos fariam em seus carros de rua tambem nao ha numeros de teste fora uma prova pouco confiavel da revista motor trend com um prototipo; mas com potencia e peso quase 1400 kg similar o posterior mustang svo fazia o 0 100 km/h na casa dos 7 segundos e chegava a 210 km/h de final muito bom para 1980 o resto do carro tambem recebia retrabalho pela mclaren claro afinal de contas deveria virar um carro de corrida imsa o primeiro carro era pintado de laranja ou melhor bittersweet orange em homenagem a bruce mclaren e a sua equipe ele tinha para lamas alargados em aço e nao a mais comum fibra de vidro o capo e a frente eram em fibra de vidro novos sem grade dianteira e os para choques e saias laterais eram pintados de prata testes em tunel de vento mostram que o spoiler dianteiro e aerodinamicamente funcional e combinado com um capo de fibra de vidro com extraçao de calor a parte dianteira melhora a estabilidade do carro em alta velocidade um rollcage aparafusado no interior era parte do pacote o monobloco do carro era reforçado e cuidadosamente ressoldado para maior rigidez os bancos eram sensacionais recaro ls entao uma novidade cobiçada no painel de instrumentos personalizado varios medidores stewart warner; um volante esportivo de 360 mm revestido em couro e ar condicionado completam o interior a transmissao era manual com apenas quatro marchas outros tempos a suspensao e a mesma do mustang basicamente que ja era a melhor parte do carro a mclaren adicionou amortecedores koni ajustaveis novas buchas novas barras estabilizadoras e molas do ford fairmont police package os freios tambem tinham maior capacidade discos de 10 6 polegadas na frente e tambores traseiros de 9 polegadas as rodas eram bbs de 15×8 polegadas calçadas com pneus firestone hpr de medidas 255/55 como era para dirigir um desses antigos quatro em linha turbo da ford o motor tinha lag gigante claro mas era suave na entrada da pressao e torcudo principalmente as retomadas eram especialmente incriveis perto da final porem o barulho do motor era tao alto e estranho que uma publicaçao disse que um cara pode suspeitar que o motor esta prestes a se autodestruir [gallery ids= 373922 373921 373920 ] o nome m81 na verdade e de origem prosaica abreviado de mclaren 1981 mas os 250 carros nunca foram feitos a combinaçao de um preço projetado de us$ 25 000 o equivalente de aproximadamente us$ 100 mil hoje e rejeiçao interna da ford acabaram com o programa antes que ele decolasse incluindo o prototipo apenas dez prototipos do mclaren mustang m81 feitos a mao foram produzidos sete em laranja dois carros com o tom exclusivo enduro azul escuro um pintado em preto e outro em branco hoje o mustang fox body nao precisa de explicaçao todo mundo sabe que era um carro sensacional depois do fiasco do mustang ii mesmo que grande parte de sua fama tenha vindo do seu famoso v8 que veio mais tarde este carro foi a primeira tentativa de se fazer um deles serio em desempenho e estabelecer suas credenciais de desempenho tambem e importante por ser o marco da volta da iniciativa de alto desempenho da ford com a svo lembre se desde o total performance nos anos 1960 a ford passou a decada de 1970 inteira sem nenhuma iniciativa de alto desempenho para investir em carros novos e economicos para os anos 1970 meio como hoje e os eletricos por toda a industria [caption id= attachment_373923 align= aligncenter width= 999 ] o motor do svo injeçao intercooler e 177 cv[/caption] este projeto foi o estopim do special vehicle operations svo que depois seria renomeada special vehicles team svt em 1993 logo apos sua fundaçao em 1981 a svo começou a desenvolver ainda mais o veiculo turbo de quatro cilindros da ford resultando no mustang svo de 1984 a 1986 praticamente a versao de produçao deste aqui [caption id= attachment_373917 align= aligncenter width= 999 ] o grupo svo e o mustang svo[/caption] sim tambem foi um fracasso; mas nao importa o svo e o svt fariam coisas grandes no futuro e tudo começou aqui
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