alemanha 1931 apos a grande depressao de 1929 a economia do pais se recuperava lentamente e o poder de compra da populaçao ainda estava extremamente limitado como em toda crise economica o mercado automotivo foi um dos mais afetados — especialmente porque na epoca os alemaes pagavam impostos sobre o combustivel sobre o abastecimento sobre a compra do automovel e mais um quarto imposto complementar no total os alemaes pagavam o dobro de impostos que os franceses pagavam por seus talbot citroen e renault e seis vezes mais impostos que os americanos pagavam em seus ford buick e olds para piorar o governo alemao decretou emergencialmente que iria priorizar o transporte ferroviario no pais a situaçao estava tao critica que as fabricantes dkw horch audi e wanderer precisaram se unir em uma unica empresa batizada auto union e a daimler benz reduziu a jornada semanal de trabalho para 16 horas mesmo assim os mercedes chegaram a margem de lucro minima e as açoes da fabricante tiveram seu valor reduzido a um terço para evitar a falencia a mercedes decidiu desenvolver uma alternativa mais barata aos seus carros luxuosos e esportivos o projeto ficou a cargo de hans nibel o novo chefe de engenharia da empresa que assumiu o posto depois que ferdinand porsche deixou a daimler benz inspirado pelos conceitos aerodinamicos da epoca — em especial os modelos tatra desenvolvidos por hans ledwinka os mesmos que influenciaram porsche no projeto do kdf wagen — nibel decidiu mover o motor da dianteira para a traseira essa mudança permitia a reduçao da area frontal do carro conceito fundamental para melhor penetraçao aerodinamica alem de oferecer amplo espaço na traseira alem disso o motor na traseira eliminava a necessidade do carda reduzindo custos e perdas de potencia o resultado foi o mercedes benz 130 lançado em 1931 nas versoes seda aberto e fechado e conversivel custando apenas 4 400 marcos alemaes — dois terços do preço do modelo mais barato da marca ate entao — ele foi o primeiro carro produzido em grande escala com motor traseiro e com suspensao independente nas quatro rodas — com travessas paralelas e uma alavanca de feixe de molas na dianteira e molas helicoidais na traseira o motor era um quatro cilindros de 1 3 litro com valvulas na lateral do bloco arrefecido a agua e com 26 cv por ser instalado na traseira o motor tambem eliminava o radiador frontal permitindo uma dianteira mais aerodinamica o cambio era instalado na frente do motor e tinha quatro marchas a quarta era um overdrive acionado sem embreagem com esse conjunto o mercedes benz 130 era capaz de chegar aos 95 km/h em 1935 veio uma nova variaçao do carro o 150h equipado com um motor 1 5 de 55 cv comando no cabeçote e cambio de quatro marchas a letra h no fim do nome significava heckmotor literalmente motor traseiro em alemao diferentemente de seu irmao menor o 150 era um roadster esportivo e chegava a 125 km/h a suspensao era a mesma do 130 assim como a instalaçao do motor a receita talvez funcionasse bem decadas mais tarde — um esportivo sobre uma plataforma barata e com bom comportamento dinamico — mas nao deu certo na alemanha de 1935 alem do preço elevado — 6 600 marcos ou 2 200 a mais que o 130 — os clientes que procuravam um esportivo simplesmente nao associaram o pequeno 150h a mercedes benz nos dois anos em que foi oferecido foram fabricadas apenas 20 unidades do modelo houve ainda seis prototipos em forma de cupe que foram usados em provas de automobilismo mas acabaram transformados em carros de grand prix eles eram os modelos mais parecidos com o fusca a demanda alias nao era apenas um problema do 150h o 130 tambem sofreu com as baixas vendas e foi tirado de linha em 1936 em seu lugar a mercedes começou a oferecer o 170h que usava um motor seis em linha de 1 7 litro e 38 cv equilibrando melhor o desempenho e consumo de combustivel sim ele era menos potente que o 150h mas tambem muito mais economico chegando a rodar 9 km/l como o 130 ele tambem era oferecido em tres versoes de carroceria mas era melhor equipado e melhor acabado alem disso seu entre eixos mais longo resultou em um comportamento dinamico mais refinado o problema e que tudo isso veio a um preço mais exatamente 4 350 marcos alemaes sim e 50 marcos mais barato que o 130 mas 600 marcos mais caro que o 170v que tinha motor dianteiro melhor espaço interno mais espaço no porta malas e um radiador com a estrela de tres pontas na dianteira o resultado o modelo deixou de ser produzido em 1939 devido a baixa demanda logo em seguida hitler tentou invadir a polonia e o restante da historia todos nos ja sabemos hoje quase 80 anos depois do fim do mercedes 130/150/170 tudo o que nos resta e a curiosidade de saber o que teria acontecido se a mercedes tivesse investido no modelo depois da guerra ele teria sido um rival a altura do fusca ou teria roubado a atençao que a mercedes dispensou as flechas de prata dos anos 1930 1940 e 1950 uma realidade alternativa sem duvida o que sabemos e que a mercedes desistiu do modelo por uma razao que afetou ate mesmo o atual classe a e seus irmaos cla e gla ele era um carro barato da mercedes benz no caso do 130/150/170 a fabricante revelou decadas mais tarde que a ausencia do radiador dianteiro com a estrela da marca no topo tirou a imponencia do carro e o publico simplesmente nao identificava o modelo como um mercedes benz no caso dos classe a acontecia o mesmo as pessoas esperavam algo mais proximo de um classe c porem sendo carros baratos eles deixavam a desejar para algo com a estrela no capo agora se voce esta achando que o fusca pode ser um plagio deste mercedes a verdade e bem mais etica a propria mercedes ja disse no passado que os primeiros prototipos desses modelos de motor traseiro como o da foto acima começaram a ser desenvolvidos entre 1923 e 1928 quando o engenheiro chefe da daimler benz era o proprio ferdinand porsche
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