FlatOut!
Image default
História

Quando a picape Peugeot 504 virou carro de rali do Grupo B

Fale de Grupo B, e a imagem que vem logo na cabeça de todos, obviamente, é a dos ícones da categoria de rali que explodiu nos anos 1980. Os embates do Lancia 037 com o Audi quattro; e depois as feras construídas para a categoria, o Lancia Delta S4, o Austin Metro 6R4, o Ford RS200, o Peugeot 205 T16. Mas não só desses monstros era feito o grupo B da FIA. Existiam categorias menores inclusas no Grupo B que permitiam carros de todo tipo, praticamente. Então quando se fala nos ícones do Grupo B, se lembra de tudo aí em cima, e muito pouco do resto. Ainda que o resto seja interessantíssimo também; qual carro de rali não é? https://flatout.com.br/como-a-skoda-fez-o-porsche-911-barato-que-todo-mundo-esqueceu/ O Grupo B tinha suas próprias subdivisões, que separavam os carros de acordo com o deslocamento do motor: B/9, para carros com motor de até 1.299 cm³; B/10, de 1.300 a 1.599 cm³; B/11, de 1.600 a 1.999 cm³; e B/12, de 2.000 cm³ para cima. Motores sobrealimentados tinham o de