fale de grupo b e a imagem que vem logo na cabeça de todos obviamente e a dos icones da categoria de rali que explodiu nos anos 1980 os embates do lancia 037 com o audi quattro; e depois as feras construidas para a categoria o lancia delta s4 o austin metro 6r4 o ford rs200 o peugeot 205 t16 mas nao so desses monstros era feito o grupo b da fia existiam categorias menores inclusas no grupo b que permitiam carros de todo tipo praticamente entao quando se fala nos icones do grupo b se lembra de tudo ai em cima e muito pouco do resto ainda que o resto seja interessantissimo tambem; qual carro de rali nao e https //flatout com br/como a skoda fez o porsche 911 barato que todo mundo esqueceu/ o grupo b tinha suas proprias subdivisoes que separavam os carros de acordo com o deslocamento do motor b/9 para carros com motor de ate 1 299 cm³; b/10 de 1 300 a 1 599 cm³; b/11 de 1 600 a 1 999 cm³; e b/12 de 2 000 cm³ para cima motores sobrealimentados tinham o deslocamento multiplicado por 1 4 https //flatout com br/lada vfts o carro russo para o grupo b/ por coincidencia recentemente falamos de alguns carros que formavam a categoria b 9/b 10/b 11 por aqui no flatout uma delas esta semana os sensacionais Škoda 130 rl mas tambem falamos de outros dessa categoria no passado; por exemplo o citroen visa mille pistes e o lada 2105 vfts tambem a subaru antes de ser uma força no rali pos grupo b correu nesta categoria olha vejam so com uma picape subaru brat https //flatout com br/os esquecidos citroen do grupo b/ hoje entao vou aproveitar o ensejo e falar de outro carro legal desta coleçao de carros muito legais a picape peugeot 504 sim ela mesmo aquela picape estranha que recebemos nos anos 1990 aqui vinda da argentina e carregando ‘1 3 tonelada’ como afirmava na sua traseira sim ela competiu em rali no grupo b tambem justamente nesta categoria b 9/b 10/b 11 peugeot 504 1969 mas antes a resposta de uma pergunta que eu acho valida responder o que diabos e um peugeot 504 o que diabos e um peugeot 504 antes dos japoneses chegarem e tornarem os dois irrelevantes existiam somente duas empresas que faziam carros que realmente aguentavam por exemplo a vida no sahara e outros ambientes inospitos e sem manutençao devida a mercedes benz e a peugeot esta peugeot de antes da psa ou stellantis era uma empresa como seu par alemao serie e conservadora mas como era europeia precisava de motores avançados menores que os americanos e que consumiam pouco combustivel mas compensavam com estruturas rigidas construçao parruda e suspensoes e freios sofisticados como a mercedes tinha acabamento sobrio mas luxuoso traçao traseira e opçoes variadas de motor diesel alem de gasolina sim a peugeot era uma mercedes benz francesa com tudo de bom e ruim que vem disso; e e dessa peugeot que apareceu o peugeot 504 achei interessante pontuar isso pois a de hoje e muito diferente disso; hoje e uma empresa de traçao dianteira e carros baratos com alguma tradiçao de hatches divertidos apenas tradiçao esta nascida com os 205 nos anos 1980; o 205 por sinal era a copia peugeot do ford fiesta; que por sua vez era a copia americano/alema do fiat 127 mas voltando ao 504 o carro e o substituto do 404 e um carro no topo da linha da marca em seu lançamento o 504 fez sua estreia publica em 12 de setembro de 1968 no salao de paris era sofisticadissimo mas ao mesmo tempo tradicional e parrudo como praxe na peugeot entao a carroceria era monobloco o motor dianteiro e a traçao traseira; mas como os bmw tinha suspensao dianteira independente por colunas mcpherson e traseira independente por braço arrastado freios a disco nas quatro rodas direçao por pinhao e cremalheira e pneus radiais; um carro com componentes que nao fazem feio mesmo hoje 55 anos depois os motores de quatro cilindros em linha eram basicamente da familia xn ohv de comando no bloco mas com valvulas opostas no cabeçote hemi no topo da gama recebia injeçao bosch algo exotico entao; a maioria dos 504 deslocavam 1 8 ou 2 litros e tinham em torno de 100 cv a gasolina; os diesel tinham 2 2 litros e eram lerdos pacas mas economicos media 4486 mm em um entre eixos de 2740 mm e pesava de 1200 a 1300 kg tambem existiu o cupe 504 com carroceria pininfarina um carro lindissimo e chique na epoca cupe e conversivel pininfarina certamente nao era um carro veloz ou esportivo mas era adorado para uso geral na europa o 504 foi eleito carro europeu do ano em 1969 elogiado por seu estilo qualidade de construçao chassi conforto de rodagem visibilidade motor potente e refinamento enzo ferrari que adorava peugeots teve um sedas e cupes 504 de 1969 ate 1973 quando passou a usar fiats por motivos obvios https //flatout com br/o sr ferrari dirigia um peugeot/ a picape era uma tradiçao tambem da marca ainda que fosse uma distante dos carros injetados com teto solar e cambio automatico do beautiful people foi lançada na europa em 1979 quando o 504 foi substituido pelo mais moderno 505 o trabalho envolvido na conversao da carroceria monobloco do 504 em uma versao de carga levou uma decada inteira portanto a picape usava a distancia entre eixos mais longa 2900 mm e o eixo traseiro rigido via molas semi elipticas da enorme perua de sete lugares 504 break na introduçao estava disponivel com especificaçoes muito basicas e farois redondos simples instalados em armaçoes de plastico no formato dos olhos de gato do 504 a empresa francesa dangel tambem produziu modelos break e picape convertidos para 4x4 com maior altura do solo aprovados pela peugeot denzel 4x4 como a maioria dos veiculos comerciais da peugeot a picape 504 foi montada pela chausson a capacidade de carga era de 1 100 kg; os modelos exportados para a africa podiam carregar 1 250 kg um modelo de cabine com chassi tambem foi oferecido e fabricantes como a heuliez ofereceram uma serie de aplicaçoes diferentes para o chassi 504 a picape exportada para o brasil o peugeot 504 tambem foi produzido pela safrar na argentina a partir de 1969 em 1980 a sevel argentina assumiu a produçao em el palomar perto de buenos aires nos modelos seda perua e picape o seda foi construido ate 1999 com os ultimos carros novos vendidos em 2000 a picape foi fabricada em cabine simples e dupla com carga util de mais de 1 tonelada 1300 kg de 1983 a 1997 e exportada como sabemos aqui para o brasil os 504 argentinos ofereciam o motor a gasolina de quatro cilindros de 2 litros ou o motor a diesel de 2304 cm³ grupo b a peugeot havia homologado o 504 cupe e o quatro portas de acordo com os regulamentos anteriores do grupo a com uma presença especial no mercado africano o 504 provou ser bem adepto ao uso nos ralis africanos safari e costa do marfim e foi com este objetivo que a peugeot homologou o 504 historicamente falando o robusto 504 ocupa um lugar especial na cultura e no coraçao do continente africano a linha de modelos abrangeu 16 anos de 1968 a 1983 abrangendo oficialmente sedas peruas cupes e conversiveis alem de picapes a produçao continuou utilizando kits desmontaveis da peugeot ate 2004 no quenia e 2006 na nigeria os importadores africanos da marca queriam promover as credenciais off road da picape e convenceram a peugeot a inclui la no processo de homologaçao no entanto o grupo a tinha um requisito minimo de espaço na cabine que a picape 504 como cabine simples e dois lugares nao atendia assim acabou no grupo b por acidente apesar de ter sido vendida na casa dos milhoes e teoricamente elegivel ao grupo a por isso apesar de ter sido hilariamente superada pelos supercarros a picape 504 com traçao traseira realmente correu no grupo b entao por sua construçao robusta a peugeot 504 era usada principalmente em ralis do tipo raid com um percurso longo percorrido em baterias ao longo de varios dias provas como o safari rally no coraçao da africa no safari rally a natureza da competiçao era tao distinta que havia equipes que so participavam dele sem disputar as outras etapas do wrc a peugeot 504 disputou o safari rally em 1983 e 1984 chegando em oitavo lugar na primeira vez e em 15º lugar na segunda e olhando ela em isolamento era uma picape que deveria ser um balde cheinho de diversao veja bem o motor era um dois litros com cabeçote ohv hemi de aluminio preparado com comandos bravos e dois weber 45 para nada menos que 170 cv acoplado a um cambio manual de cinco velocidades e traçao traseira a picape de rua vazia pesava 1105 kg; a de competiçao apenas 1050 kg o tanque de combustivel estava na caçamba e ha santantonio e uma serie de reforços estruturais para fazer dela algo rigido a picape tambem tinha direçao hidraulica o que facilitava muito o esforço ok nao e nenhum supercarro o eixo traseiro depoe contra suas caracteristicas de alto desempenho aqui no brasil o motor diesel era sofrivel mas da umas ideias legais de montar uma replica aqui disso nao e so arrumar um peugeot quatro em linha ardido de dois litros ou quem sabe ir um pouco alem com um v6 tai algo que deve ser incrivelmente legal e se bem pensado nem caro hashtag fica a dica
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