parece incrivel olhando a gm de hoje muito diminuida e lentamente se retraindo ainda mais para os eua mas houve um tempo em que era a maior empresa do mundo por uma boa margem e nao so isso durante os anos que vao desde logo apos o termino da segunda guerra ate 1970 foi a lider incontestavel em tecnologia do automovel tambem sim era uma empresa de muitas formas conservadora mas os engenheiros dentro dela se dedicavam tanto a pesquisa e desenvolvimento puro aquele que nao e ligado a nenhum lançamento de carro fixo no tempo que ela nao pode deixar de influenciar fortemente a industria [caption id= attachment_380128 align= aligncenter width= 999 ] ar condicionado [/caption] cambio automatico ar condicionado direçao assistida tudo coisa normal nos eua ja nos anos 1950 por exemplo quando os europeus ainda eram asceticos sobreviventes de uma guerra terrivel nem o super exotico mercedes benz 300 sl asa de gaivota tinha ar condicionado uma forma clara de provar isso e em lugares como o brasil entao sem industria nativa veja como carros antigos dos anos 1950 e 1960 sao na vasta maioria americanos aqui claro importavamos o que havia de melhor nesta epoca e o melhor vinha dos eua a gm basicamente criara tambem o jeito que a industria opera ate hoje design desenha e modela engenharia projeta faz prototipos e valida ferramental e criado e fabricas produzem; acabou de fazer isso repita ano/modelo nao existia antes da gm inventa lo do estudio ate o carro sair da fabrica o metodo foi inventado pela gm ja contei na historia do corvair como a gm tentou tambem debaixo de cole inovar e sair do molde classico do carro americano e os resultados disso e resumo e que atacada por ralph nader sem motivo no caso do corvair meteu os pes pelas maos e fez nader um heroi popular assim atrasou mais inovaçoes por decadas e em ultima instancia contribuiu para a sua decadencia que começou em 1970 e ainda esta em curso o que nos faz tambem entender como era grande diminuindo desde o meio da decada de 1970 ainda nao acabou bom faliu na crise de 2008 e foi salva pelo governo mas voces entenderam mas o fato e que foi muito influente especialmente na epoca de cole onde mais engenheiros brilhantes se juntaram a empresa e coisas como os corvette o corvair e tantos outros levavam a tecnologia da gm adiante [caption id= attachment_380118 align= aligncenter width= 999 ] zora e o cerv1 alta tecnologia[/caption] a empresa teve influencia por toda industria mas hoje vamos lembrar de dois pontos interessantes onde outra empresa famosa por alta tecnologia e alta performance aprendeu coisas importantissimas com a gm e seus produtos mudaram por isso e essas liçoes tem frutos ate hoje o skid pad em 1954 zora arkus duntov o engenheiro da gm famoso pelo desenvolvimento do corvette ate 1978 ainda sonhava com uma carreira vencedora como piloto de competiçao mesmo trabalhando na gm a um ano nos dois anos anteriores tinha participado da 24 horas de le mans dirigindo allards de seu velho empregador sidney [caption id= attachment_380119 align= aligncenter width= 999 ] zora em le mans com porsche[/caption] como falava alemao e morara muito tempo na alemanha e era conhecido no meio recebe um convite importante para le mans daquele ano pilotar um 550 spyder de 1 1 litro e 72 cv pela equipe porsche o convite naquela epoca era uma carta o convite viera de um velho companheiro de corridas em sua epoca alema o bigodudo e divertido barao huschke von hanstein chefe da equipe porsche restava autorizaçao de seu empregador para se ausentar pelo tempo necessario foi muito facil cole adora a ideia afinal de contas ele mesmo andava conversando com a porsche a respeito de patentes de sincronizadores e suspensoes independentes traseiras que seriam usadas no futuro corvair nao seria folga zora competiria com permissao de ed cole com os custos pagos pela chevrolet e ainda recebendo os dias como trabalho o plano era que apos a corrida zora passasse algum tempo na porsche em stuttgart zuffenhausen e discutisse alguns assuntos tecnicos como emissario da chevrolet a corrida e extremamente feliz zora ganha as 24 horas de le mans ta ok somente na categoria ate 1100 cm³ mas ainda assim imagine isso um rodape na sua historia pouco conhecido; o apice para um ser humano normal tanto ele como sua equipe ficam extremamente felizes com o resultado claro o que torna o relacionamento com a porsche e seu tempo la bem mais agradavel faz muitas amizades que permanecem por decadas via carta o mais famoso deles ferry porsche himself [caption id= attachment_380116 align= aligncenter width= 999 ] huschke von hanstein e esposa ferry porsche e o filho e zora amigos[/caption] mas a pessoa que mais tempo passa com zora na porsche e um velho conhecido de quem conhece a historia da porsche nosso amigo helmuth bott isso porque durante as conversas com zora durante as preparaçoes do carro para a prova bott percebeu que o conhecimento tecnico de zora em suspensoes era muito maior que o seu muita coisa que ele dizia bott nem entendia direito skid pad o que e um skid pad bott conta ao russo todos os seus problemas de comportamento do porsche 356 e como sofria para calcular e prever resultados sem teoria disponivel no assunto nesta epoca a porsche testava carros na rua ja a gm usava o vasto campo de provas de milford que contava inclusive com o tal skid pad um circulo de concreto imenso 61 metros de diametro e tinha zilhoes de procedimentos experiencia e principalmente metodos de mediçao e comparaçoes objetivas vindos na maior parte de maurice olley o chefe direto de zora [caption id= attachment_380121 align= aligncenter width= 999 ] bott no carro conversando com o chefe[/caption] ora sabemos que olley e o grande teorico de suspensao pioneiro no estudo da ciencia dela no pos guerra olley estudou o movimento a geometria e as leis que regem uma suspensao criou formulas e calculos padrao e e simplesmente o pai desse ramo do estudo automotivo e por causa de olley que a gm se torna pioneira em suspensoes independentes dianteiras nos anos 1930 seu livro road manners of the modern car e o primeiro a colocar as formulas de comportamento dinamico de automovel no papel e influencia todo mundo era a biblia de colin chapman por exemplo e se tornaria biblia na porsche tambem zora apresentou os metodos e o livro de olley para bott e a porsche e sugeriu uso de barras estabilizadoras dianteiras para tornar o carro mais benigno ajudou a desenhar e fazer um prototipo da peça bott arrumou uma pista de aeroporto vazia grande e plana o suficiente para reproduzir o skid pad zora ajudou nos testes ensinou metodo trocou experiencias e lembrem recebendo salario da gm [caption id= attachment_380124 align= aligncenter width= 999 ] o campo de provas da porsche hoje inspirado em milford da gm[/caption] o metodo mudou tudo na porsche de 1955 em diante todo 356 teria ja barras estabilizadoras dianteiras e um comportamento mais benigno e instintivo um subesterço que se resolvia tirando o pe ou freando os puristas odiaram claro achando que mataram a personalidade dos carros; tem gente que diz que a gm acabou com a porsche ja ali mas o publico em geral amou as vendas aumentaram e as reclamaçoes pararam zora se tornou uma pessoa respeitada na porsche para sempre no circulo de amizades dos lideres da empresa no final a porsche acaba comprando o tal aeroporto e ate hoje e la que fica seu skid pad o 924 e o pontiac tempest [caption id= attachment_380082 align= aligncenter width= 999 ] o pontiac tempest 1961[/caption] no fim dos anos 1950 como contei no mao drives do corvair a gm tentava responder ao desafio dos compactos o nome aqui engana; determinava apenas carros menores que os tradicionais americanos esta nova categoria de sucesso os compactos determinava carros de tamanhos diversos ia dos vw alemaes aos rambler da amc vinham crescendo em popularidade nos eua como segundo carro ou primeiro de gente jovem e a gm decide investir neles https //flatout com br/mao drives chevrolet corvair monza 1964/ cada divisao o faz de uma maneira propria alguns componentes claro acabando compartilhados a chevrolet de cole e a mais radical cria um carro monobloco com suspensoes independentes nas quatro rodas o motor era traseiro um seis cilindros contraposto arrefecido a ar com obvia influencia vw o corvair a oldsmobile f 85 a e buick special criam carros mais tradicionais mas com motores novos e avançados tanto o v6 de ferro fundido quanto o v8 em aluminio da buick eram tao avançados que sobrevivem ate os anos 2000 [caption id= attachment_380102 align= aligncenter width= 999 ] john z delorean na pontiac[/caption] e na pontiac um jovem e ambicioso engenheiro preparava o compacto que esperava ser seu trampolim para a gloria o tempest o nome desse engenheiro era john zachary de lorean; sim o mesmo da maquina do tempo de doc brown em 1958 de lorean era um gerente de engenharia novato na gm vinha para a pontiac depois de anos na packard que estava entao acabando o seu compacto tempest lançado em 1961 era tao avançado quanto o corvair se de aparencia mais convencional o carro faria seu nome na gm inovaçao tecnologica extrema mas usando pouco dinheiro para alegrar engenheiros engajados profundo conhecimento das operaçoes de produçao para fazer um carro facil de montar agradando a poderosa tribo da manufatura novidades tecnologicas que podem ser vendidas em propagandas agradando a turma de vendas e compartilhamento generoso de peças com outras divisoes para alegrar o conselho e seus pares nas outras divisoes burro de lorean nao era era monobloco tambem e tinha modernas suspensoes independentes nas quatro rodas mas com o motor la na frente e arrefecido a liquido o pulo do gato era a promessa de distribuiçao de peso perfeita e mesmo espaço interno que o corvair num carro mais tradicional a transmissao estava em cima do eixo traseiro um transeixo parecido com o do corvair e o eixo que levava força do motor ate la atras pouco interferia com o assoalho o motor era extremamente original tambem um quatro em linha que era na verdade a bancada direita do v8 pontiac chamado de slant 4 era portanto um quatro em linha inclinado a 45° que usava uma serie de componentes ja existentes inclusive o cabeçote direito completo do v8 o bloco era diferente mas apenas o fundido era usinado na mesma linha do v8 sem custo extra nenhum certamente algo que deixou muita gente na empresa feliz de tesoureiros a chefes de manufatura passando pelos trabalhadores da linha funcionava tudo como antes apenas com cilindros a menos a arvore que levava a força do motor la para tras precisava ser bem menos parruda que um carda normal rodava a velocidade do motor e nao da roda e nao tinha torque multiplicado pela transmissao apenas precisava ser bem suportada e balanceada para nao gerar vibraçoes indesejaveis no tempest esta arvore era uma barra de apenas 16 mm de diametro suportada por quatro mancais com rolamentos montados em borracha para liberar mais espaço interno a barra o motor e o transeixo eram montados nao alinhados mas em uma curva circular perfeita de raio gigante [caption id= attachment_380100 align= aligncenter width= 999 ] o powerglide do pontiac[/caption] dois transeixos eram oferecidos powerglide automatico de duas velocidades igual ao do corvair que dirigi ou manual de tres ambos usando varios componentes em comum com o corvair a embreagem ficava junto ao motor mas no caso da transmissao automatica o conversor de torque ficava no extremo traseiro do transeixo como no corvair o motor era bem interessante no papel a exata metade do v8 389 ci 6 4 litros era um quatro em linha grande de 3 2 litros a partir de 103 x 95 mm com valvulas no cabeçote acionadas por varetas e balancins pesava 217 kg completo contra aproximadamente 300 kg do v8 com taxa de 8 6 1 e carburador de corpo simples eram 110 hp a 3800 rpm mas opcionalmente vinha com taxa de 10 25 1 comando mais bravo e carburador quadruplo para saudaveis 155 hp a 4800 rpm mas como se pode imaginar nesta epoca antes dos eixos balanceadores contra rotativos do dr frederick lanchester se tornarem comuns um quatro em linha grande era algo extremamente chacoalhante nao foi o sucesso esperado opcionalmente podia se pedir um tempest com o v8 de aluminio buick um carro muito interessante com transeixo e v8 de aluminio ainda mais se percebermos que o v8 de 3 5 litros apesar de dar a mesma potencia do quatro em linha com carburador quadruplo era bem mais suave e gostoso em funcionamento e mais aos 147 kg pesava bem menos que o quatro em linha o carro nao foi um sucesso ninguem gostou do vibrador quatro em linha e o v8 de aluminio visto no papel era caro e nao oferecia mais potencia ja em 1964 um novo tempest aparece se tornado um carro convencional americano com eixo rigido e motores seis em linha e v8 bem maiores mais potentes; a era dos muscle cars tomava força os americanos se voltavam apenas ao preço baixo e desempenho em linha reta e um eixo rigido traseiro fazia um carro bem mais barato e todo mundo esqueceu desse carro rapidamente mudamo nos agora para stuttgart zuffenhausen novamente dez anos depois do tempest acontecer ao redor de 1971 a vw e a porsche aceleravam os estudos do carro que deveria substituir o seu atual projeto conjunto o porsche 914 o 914 enfrentou muita resistencia em vendas por seu uso de componentes vw principalmente o motor de fusca cedo se decide que o substituto do 914 seria ligado aos audi e nao aos vw; assim alem de componentes melhores se afastariam do estigma de carro caro com componentes baratos inicialmente era para ser um audi so projetado pela porsche; acabaria sendo o porsche 924 se era audi implicava em motor dianteiro arrefecido a liquido a primeira vez na porsche mas os audi tinham traçao dianteira apenas isso era verboten para a porsche a soluçao vem quase que imediatamente monta se o quatro em linha arrefecido a liquido de dois litros do audi 100 na frente do carro e o transeixo do mesmo carro la atras em cima do eixo traseiro e voila traçao traseira com teoricamente 50% do peso em cada eixo as suspensoes foram retiradas das prateleiras vw a mcpherson dianteira era um misto de coluna amortecedor/mola do super beetle nunca vendido aqui no brasil mas igual mecanicamente a nossa variant ii e braço inferior de golf a traseira era o braço arrastado do super beetle/ variant ii completo parecido em conceito ao 911 [caption id= attachment_380107 align= aligncenter width= 999 ] transeixo porsche[/caption] mecanicamente estava praticamente pronto faltava apenas um detalhe como ligar o motor la na frente ao cambio agora la atras a empresa nunca tinha feito algo assim depois de bater a cabeça com varias possibilidades fracassadas alguem no campo de provas de weissach tem uma brilhante ideia pede para a subsidiaria americana que encontrasse um pontiac tempest 1962 em bom estado o comprasse e enviasse a stuttgart assim foi feito e com um exemplo pronto do que queriam fazer em maos tudo ficou mais facil [caption id= attachment_380091 align= aligncenter width= 999 ] deitado para o lado como o pontiac[/caption] as semelhanças entre os dois carros sao incriveis olhando de hoje o motor audi tambem e inclinado para a direita como o pontiac a embreagem em ambos esta na frente junto ao motor e nao la atras como nos alfa romeo alfetta recem lançados e nos primeiros prototipos da porsche o tubo e a arvore dentro dele sao retos no porsche e nao curvos como o pontiac mas a dimensoes sao bem proximas o porsche e ligeiramente mais parrudo 20mm de diametro da arvore contra 16 mm no pontiac mas era suportado por quatro mancais de rolamento montados em borracha dentro do tubo exatamente como o carro de john de lorean mais tarde as semelhanças ficariam ainda mais incriveis o 944 nada mais que um 924 com motor porsche receberia um novo quatro em linha grande inclinado a 45° para a direita de novo meio v8 desta vez metade do motor de aluminio e comando no cabeçote do porsche 928 apenas corrigido em seu erro basico quando comparado ao tempest slant 4 usava o eixo contra rotativo balanceador de lanchester entao patenteado pela mitsubishi [caption id= attachment_380112 align= aligncenter width= 999 ] motor do 944 eixos contra rotativos para balancear[/caption] com as vibraçoes acalmadas se tornou um suave e longevo quatro em linha de carro esporte o 928 por sinal com seu v8 dianteiro de aluminio e transeixo traseiro tambem era conceitualmente parecido com o tempest aquele com o motor v8 buick de aluminio opcional e certamente influenciado pelo velho pontiac usado guardado la nas entranhas de weissach desde 1973 [caption id= attachment_380132 align= aligncenter width= 999 ] 944 slant 4 e 928 v8 meio v8 de novo[/caption] ninguem e um genio em isolamento mesmo; e sobre os ombros dos outros que chegam mais alto e assim colaborativamente a humanidade segue adiante uma invençao pequena ajudando o cara seguinte a ir um pouco mais adiante ou parafraseando lavoisier nada se cria tudo se copia nao e estrita verdade mas voce entendeu ne
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