antes da formula 1 entrar na era moderna e começar a se preocupar com consumo de combustivel emissao de poluentes e detalhes aerodinamicos que 99% do publico jamais conseguira entender a categoria era o lugar certo para experimentar ideias ousadas nos anos 1950 era uma ideia ousada tirar o subchassi traseiro e usar o motor como componente estrutural nos anos 1960 parecia ousado usar uma asa invertida para conseguir mais aderencia nas curvas ou quem sabe instalar uma turbina a jato para andar mais rapido que os rivais e nos anos 1970 a tyrrell foi ousada o bastante para mudar um pouco a receita tradicional do carro de corridas como conhecemos eles adicionaram um par de rodas extra criando assim um formula 1 de seis rodas a historia do tyrrell p34 começou em 1968 quando o engenheiro derek gardner estava quebrando a cabeça para resolver os problemas do comportamento dinamico do lotus 56 o formula 1 que tinha um motor de helicoptero o carro nao tinha muita aderencia nas curvas e por isso gardner imaginou um carro com quatro rodas pequenas na dianteira em vez de somente duas de tamanho comum https //flatout com br/o incrivel e fracassado carro de f1 com motor de helicoptero/ com essa configuraçao tao bizarra quanto usar um motor turbojato na f1 as quatro rodas teriam uma maior area de contato ainda que fossem menores os freios seriam mais eficientes e as rodas menores produziriam menos sustentaçao e arrasto o que exigiria menos downforce para manter a aderencia nas curvas a ideia acabou nunca sendo testada primeiro por que a indy baniu os motores a turbina — o lotus 56 vinha sendo desenvolvido por andy granatelli em sua equipe depois por que a lotus nao desperdiçaria um campeonato 1971 para testar uma ideia maluca tendo um carro como o 72 bem desenvolvido para disputar o titulo de construtores gardner guardou a ideia ate 1974 naquele ano ele era o projetista chefe da tyrrell e propos uma guinada radical para substituir antigo 007 usado pela equipe ate entao nessa epoca praticamente todas as equipes usavam o motor ford cosworth dfv a mesma caixa hewland e os mesmos pneus goodyear — estes dois ultimos eram fornecedores exclusivos gardner imaginou que poderia obter vantagem sobre os outros competidores com uma receita nada convencional seu carro de seis rodas ele estimou que para superar os rivais seria preciso extrair mais 50 cv do motor e com menos arrasto aerodinamico os ganhos equivaleriam a isso ele entao levou o projeto a ken tyrrell explicou os detalhes e recebeu a aprovaçao do chefe o primeiro prototipo era simplesmente um 007 com a dianteira modificada como se tratava de um projeto experimental em vez de batizar o carro como tyrrell 008 ele foi batizado de tyrrell project 34 a goodyear aceitou fornecer os pneus especiais de dez polegadas e o projeto foi revelado no dia 22 de setembro de 1975 a imprensa queria saber o que todos queriam esse negocio vai funcionar mas ken tyrrell se mantinha laconico dizendo apenas que o carro era uma experiencia de design e era melhor dizer so isso mesmo pois os testes nao estavam indo bem afinal o 007 nao foi desenvolvido para usar seis rodas e a aerodinamica raramente aceita adaptaçoes apesar disso gardner conseguiu comprovar suas teorias sobre a area de contato eficiencia dos freios e sustentaçao aerodinamica com isso a equipe tratou de construir um carro em volta desta nova dianteira para a temporada de 1976 houve alguns atrasos no desenvolvimento do carro e por isso a temporada de 1976 começou com o 007 alinhando nas tres primeiras corridas na quarta prova no gp da espanha em jarama a equipe alinhou com um p34 pilotado por patrick depailler enquanto jody scheckter largou em 14º com o 007 o frances se classificou em terceiro mas acabou abandonando a prova com problemas de superaquecimento nos freios um dos efeitos colaterais do uso das rodas menores na dianteira [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 310720 310721 ] na etapa seguinte na belgica o segundo p34 ficou pronto e scheckter alinhou com seu primeiro carro de seis rodas o sul africano completou a prova em um respeitavel quarto lugar depois disso em monaco sheckter chegou em segundo e depailler em terceiro a consagraçao do projeto viria na corrida seguinte na suecia uma dobradinha da equipe com scheckter em primeiro e depailler em segundo ao longo da temporada a dupla voltaria ao podio outras tres vezes cada um mas tambem havia outro problema como eram de pequeno diametro os pneus dianteiros giravam 1 6 vezes mais que os traseiros o que aumentava sua temperatura fazendo com que se desgastassem mais rapidamente a goodyear embora tivesse concordado em fazer pneus naquele tamanho especial nao conseguia desenvolve los com a mesma agilidade que os pneus traseiros — talvez a borracharia nem tivesse interesse nisso visto que a tyrrell era a unica cliente dos pneus de dez polegadas como se nao bastasse os freios continuavam com o problema de superaquecimento e nao havia uma forma de resolver uma vez que o carro ja era pesado para os padroes da epoca mesmo assim jody scheckter conseguiu terminar a temporada em terceiro lugar no mundial de pilotos e depailler foi o quarto a tyrrell ficou em terceiro um feito e tanto para um carro tao incomum em seu primeiro ano e isso motivou gardner e continuar o desenvolvimento do carro para o ano seguinte com um novo patrocinador e mais dinheiro no caixa a tyrrell construiu um centro de pesquisa e desenvolvimento em surrey na inglaterra e contratou o engenheiro karl kempf da goodyear seu primeiro emprego era algo excepcional construir um modelo matematico para que as mudanças no p34 pudessem ser testadas por computador com os computadores e sensores mais sofisticados da epoca o trabalho foi executado — e tambem deu inicio a era da eletronica no desenvolvimento dos carros da formula 1 o p34 parecia promissor a aerodinamica foi revisada e depailler conseguiu baixar o recorde de paul ricard em um segundo o desempenho empolgou tanto ken tyrrell que o chefe da equipe chegou a dizer que depailler seria o campeao de 1977 considerando que o substituto de scheckter ronnie peterson ainda precisaria de algum tempo para se acostumar com o carro na primeira corrida o gp da argentina apesar da classificaçao em terceiro lugar depailler abandonou com o motor superaquecido enquanto peterson rodou e saiu da pista o restante da temporada nao foi muito melhor das 17 corridas depailler terminou somente oito e conseguiu dois terceiros lugares e um segundo enquanto o sueco terminou apenas seis provas e conseguiu um modesto terceiro lugar o problema eram novamente os pneus dianteiros a goodyear simplesmente nao os desenvolvia como os traseiros e no gp de monza a 13ª etapa do campeonato os pneus estavam aumentando o tempo do carro em dois segundos por volta sem uma forma de desenvolver seu carro gardner desistiu do projeto e saiu da equipe no fim da temporada de 1977 o carro de seis rodas da tyrrell estava morto depois da tyrrell outras equipes tentaram fazer carros com seis rodas embora com quatro rodas na traseira — caso dos williams fw07d e fw08b do march 2 4 0 e da ferrari 312t6 nenhuma delas conseguiu o mesmo sucesso do tyrrell p34 pois a fia decidiu que nenhum carro poderia ter mais de quatro rodas e acabou com a brincadeira dos projetistas mais criativos e ousados [caption id= attachment_310710 align= aligncenter width= 1200 ] alguem desconfia de que nelson piquet colocou um par de pneus atras do par de rodas do carro so para deixar todo mundo confuso [/caption] em 1999 contudo um dos p34 foi adaptado para disputar a thoroughbred grand prix series da fia um campeonato para carros de f1 classicos com componentes modernos para resolver os problemas de superaquecimento dos freios e pneus desenvolvidos pela avon o p34 se mostrou competitivo e faturou o titulo da categoria em 2000 em 2008 o outro p34 disputou a historic formula one a sucessora da thoroughbred e novamente faturou o titulo quem sabe se a goodyear tivesse se empenhado mais nos pneus e com alguma forma de solucionar o problema de superaquecimento dos freios talvez a tyrrell tivesse conseguido mais vitorias ou quem sabe ate o titulo de construtores e o carro de f1 moderno — e talvez ate os carros de rua — fossem muito diferentes do que sao hoje pensando bem melhor que tenha sido assim
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