FlatOut!
Image default
Automobilismo

Quando a Tyrrell achou uma boa ideia usar seis rodas na F1

Antes da Fórmula 1 entrar na era moderna e começar a se preocupar com consumo de combustível, emissão de poluentes e detalhes aerodinâmicos que 99% do público jamais conseguirá entender, a categoria era o lugar certo para experimentar ideias ousadas. Nos anos 1950, era uma ideia ousada tirar o subchassi traseiro e usar o motor como componente estrutural. Nos anos 1960, parecia ousado usar uma asa invertida para conseguir mais aderência nas curvas. Ou quem sabe instalar uma turbina a jato para andar mais rápido que os rivais. E nos anos 1970, a Tyrrell foi ousada o bastante para mudar um pouco a receita tradicional do carro de corridas como conhecemos: eles adicionaram um par de rodas extra, criando assim um Fórmula 1 de seis rodas. A história do Tyrrell P34 começou em 1968, quando o engenheiro Derek Gardner estava quebrando a cabeça para resolver os problemas do comportamento dinâmico do Lotus 56, o Fórmula 1 que tinha um motor de helicóptero. O carro não tinha muita aderência nas