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Car Culture

Quando Chrysler e Mitsubishi se juntaram para fazer carros americanos

Na década de 1970, as fabricantes norte-americanas buscavam uma forma de combater a invasão de modelos japoneses no mercado. Menores, mais econômicos, mais acessíveis e mais confiáveis, os imports eram vistos como uma ameaça à indústria automobilística dos EUA, e até mesmo ao American way of life. Eles eram bons e vendiam bem. Do outro lado do mundo, a Mitsubishi estava ciente disso – e queria encontrar uma forma de aumentar sua participação no mercado norte-americano. A solução veio da Chrysler: com de um acordo que entrou em vigor em 1971, a Chrysler importaria modelos da Mitsubishi fabricados no Japão e os venderia através de sua própria rede de concessionárias. A Ao contrário das rivais Ford e General Motors, a Chrysler não tinha nenhum modelo compacto ou subcompacto desenvolvido in-house – a Ford tinha o Pinto, e a Chevrolet tinha o Vega. A Chrysler não tinha nada. O primeiro modelo Mitsubishi vendido pela Chrysler foi o compacto Colt, uma versão rebatizada do Mitsubi