eu tenho um porsche antigamente ouvir isso imediatamente colocava o dono como um entusiasta mais que isso um maluco que dedicava todo tempo livre para dominar um carro que precisava ser compreendido para andar rapido; um maluco carro alemao com motor onde os cachorros tem rabo que pede que se dirija de uma maneira especifica para funcionar bem nada de a prova de erros faça errado e vais acabar no mato hoje diga que es dono de um porsche e veja a cara do interlocutor continuar em duvida qual porsche de um relativamente barato cayenne usado a um exotico carro esporte de estirpe tudo e possivel com este nome pelo menos por enquanto a mesma coisa nao acontece com a ferrari sim existe um tal purosangue em um futuro proximo mas ate o dia de hoje uma ferrari sempre significou uma maquina para se fazer aquilo que mais gostamos de fazer dirigir sim muita gente usa o carro tao simplesmente como um simbolo de sua posiçao social real ou pretendida mas o carro em si nao esta nem ai para isso e uma ferramenta de precisao e velocidade com o qual se realiza o ato de dirigir nao e uma soluçao de transporte apesar de poder ser usado como tal nao e um carro de corrida onde o tempo de volta e o que interessa uma ferrari sempre foi criado com um objetivo dificilimo de se mensurar em numeros mas ainda assim claro prazer ao dirigir hoje e facil de entender isso os ferrari tem desempenho que nao deixa a dever comparado com qualquer concorrente estao tambem no pinaculo do desempenho medido mas a marca faz isso para evitar ataques de pilotos de teclado apenas nao e este desempenho que faz um ferrari fabuloso ter um desempenho de primeira linha impede alguem de dizer que seu golf e melhor por andar mais por exemplo so isso nao prazer ao volante nao se mede apenas com desempenho; este e so mais um de varios parametros a ferrari bem sabe disso apesar de entender tambem que precisa do desempenho superior para calar as criticas prego que se destaca toma martelada afinal de contas mas proponho que toda e qualquer ferrari ja criada e um carro sensacional sim toda mesmo a menos amada de todas mesmo a mais criticada deles ainda assim e uma maquina sublime que precisa ser experimentada para se entender toda mesmo ate a universalmente conhecida como a pior delas a mondial 8 quando foi lançada em 1980 a primeira coisa que todos perceberam e que era um desenho diferente e de proporçoes estranhas nao era feia mas era muito longe da classica beleza das ferrari a segunda e que era lenta com 215 cv e 1 569 kg muitos a chamaram de lerda e pesada demais duas das principais revistas americanas a car and driver e a road and track testaram carros de pre serie e chegaram a numeros de desempenho baixos 0 96 km/h em 9 3 e 9 4 segundos era cara feia e lerda parecia ser o consenso geral o carro vendeu pouco e parecia um fracasso esquecivel mas eu sei que tudo isso ai embora real sao apenas dados mostram a realidades dos fatos mas nao explicam o que e estar ao volante de um carro desses eu sei certa vez andei alguns quilometros com uma mondial 8 1982 e fiquei perdidamente apaixonado por ela se esta e a pior ferrari de todos nao consigo nem imaginar o melhor o que e uma ferrari mondial a mondial e de uma epoca diferente onde milionarios raramente tinham 80 carros como hoje e compravam carros deste tipo pela marca e fama somente de uma epoca onde a ferrari ainda se preocupava com a concorrencia e com o preço de venda hoje nao precisa mais disso o preço que escolher sera pago aparentemente mas vamos deixar assim vendas de ferrari novas hoje em dia sao um pantano que nao desejo transpor; vou afundar em sua lama bem no começo para nunca mais ser visto nao entendeu tente comprar uma zero quilometro no preço de fabrica e volte aqui eu espero [caption id= attachment_313713 align= aligncenter width= 999 ] 246 gtb dino [/caption] enquanto isso deixa voltar ao fio da meada da mondial a historia e meio assim enzo cria a submarca dino com o 206/246 gtb/gts para competir diretamente com o porsche 911 mas logo percebe que nesse mercado um 2+2 e de maior sucesso por ter espaço para se levar duas crianças pequenas para a escola todo dia lembrem carros esporte eram usados como carros entao [caption id= attachment_313706 align= aligncenter width= 999 ] 308 gt4 v8 e 2+2[/caption] ora carros de motor central traseiro nao conseguem ser 2+2 ne o entre eixos ficaria absurdamente longo o piloto muito la na frente e tudo aquilo mas enzo e insistente contrata a bertone a marca dino o permitia escapar do contrato com a pininfarina e com ela faz seus engenheiros se virarem para fazer um 2+2 com base no proximo dino a 308 gtb com um compacto v8 transversal de 3 litros em posiçao central traseira diz a lenda que e um dos ultimos carros em que o velho participou com interesse; principalmente na aprovaçao da diferente posiçao de dirigir bem mais para frente no carro que o usual o resultado e a dino 208/308 gt4 de 1973 um belissimo desenho da bertone que efetivamente esconde as proporçoes nao comuns de um 2+2 com motor central traseiro o carro funcionava muito bem apesar de ser um pacote impossivel ajudava que o novo v8 era realmente forte e interessante com tres litros e quatro webers eram 255 cv e o carro pesava apenas 1150 kg a dino 308 gtb/gts acaba por ser lançada como uma ferrari em 1976 e no mesmo ano o gt4 tambem passava a ser a ferrari 208/308 gt4 com ele a ferrari tinha dois carros na mesma faixa um esporte para solteiros outro para casados [caption id= attachment_313703 align= alignnone width= 999 ] o v8 do gt4[/caption] andemos mais para frente ate 1980 e a ferrari decide que a 308 gt4 esta muito antiga; lança sua substituta a mondial um carro novo que visava resolver a maior reclamaçao da gt4 a falta de espaço no banco traseiro a ferrari e a pininfarina aumentam o ja grande entre eixos em mais 100 mm e um re empacotamento do carro inteiro resultava em um inacreditavel espaço interno para um carro assim adultos podem andar atras numa mondial; apertados sim mas o fato disso ser possivel e incrivel o carro nao e pequeno medindo 4 580 mm de comprimento e com o entreeixos de 2 650 mm praticamente as mesmas medidas do fiat linea ainda que a ferrari seja mais larga e bem mais baixa que o fiat parte da modernizaçao tecnica e da revisao e aumento do espaço interno vinha de um conjunto de pneu/roda de aro metrico michelin trx de 390 mm 15 3 polegadas com pneus michelin 240/55vr390 outra modernidade injeçao eletronica bosch k jetronic o v8 de aluminio dohc tinha na verdade 2926 cm³ 81 x 71 mm 2 9 litros apesar da marca se referir a ele como tendo 3 litros designado f106b para enfrentar as legislaçoes novas de emissao tinha taxa baixa de 8 8 1 e dava menos potencia que o gt4 215cv a 6600 rpm e 24 5 mkgf a 4600 rpm o limite de giro era alto 7700 rpm o cambio era manual de cinco marchas primeira em dog leg as reclamaçoes de baixo desempenho logo estragaram a reputaçao do carro a motor trend americana testou um carro de produçao em 1981 e conseguiu bem melhores 8 2 segundos ate 96 km/h mas este ainda era um numero que perdia de carros mais baratos a reputaçao e o que a ferrari tem de mais importante; ela se preocupa com ela de uma forma rara e por isso mesmo sua reputaçao como o apice do carro esporte permanece por tanto tempo ela nao deixaria esta fama de lerdo enraizar em 1982 ja aparecia a quatrovalvole; como o nome dizia uma versao de 4 valvulas por cilindro e 240 cv do v8 o zero a 100 km/h baixava radicalmente para 6 5 segundos um conversivel bem popular apareceu em 1982 tambem a partir de 1985 a mondial 3 2 era um carro positivamente veloz com 3185 cm³ curso maior 73 6 mm e 270 cv fazia o 0 100 km/h em seis segundos cravados ainda existiu mais um mondial a mondial t como o powertrain totalmente novo do futuro 348tb um 3 4 litros longitudinal com cambio transversal de 300cv um mondial que acelerava ate 100 km/h em 5 5 segundos e chegava a 270 km/h ainda assim ao sair de linha sem substituto em 1993 era a menos amada das ferrari; a fama de lerda e feia a perseguiu por muito tempo e somente ha um par de anos começou a ser reabilitado entre os amantes da marca andando de mondial 8 a mondial que andei e a famigerada oito mesmo o carro que muitos chamam de a pior das ferrari faz quase exatamente dez anos que andei no carro mas ele ainda pertence ao mesmo dono um amigo entusiasta de extremo bom gosto o carro desproporcional em fotos e diferente de perto ali do meu lado baixo largo comprido e vermelho achei bonito pacas de uma maneira classica e sem rebuscamento nao e a mais bonita das ferrari claro mas feio nao acho que e posso estar errado nao em minha cabeça o carro em questao nao era perfeito como um carro de exposiçao um carro usado em otimo estado apenas considerando sua idade ano/modelo 1982 o interior estava muito bom ainda sem rasgos em tecido ou qualquer outro indicio de idade avançada tudo funcionava perfeitamente dos vidros e teto solar eletricos ao ar condicionado os bancos traseiros real motivo do modelo existir sao surpreendentemente espaçosos aparentemente bem melhor que no 911 da mesma epoca e o ambiente e muito mais agradavel que o alemao iluminado claro aberto propicio ao convivio a italia e infinitamente mais gregaria que a alemanha e este carro prova isso claramente a minha lembrança mais vivida e de ficarmos conversando eu e o dono um tempo na porta da garagem o carro numa marcha lenta alta e nervosa depois de um tempo num estalo baixou rotaçao sozinho e entrou numa marcha lenta silenciosa e tranquila denotando ter chegado na temperatura normal de uso ela esta pronta vamos me disse ele ai jesus existem carros como chevette por exemplo que sao um gosto adquirido nao te encantam de cara e exigem mais tempo ao volante para rolar uma conexao legal mas nao foi o caso aqui bastaram alguns segundos ao volante para que um sorriso se estampasse em meu rosto e que começasse a grunhir de prazer sim eu grunhindo de prazer nunca e algo bonito de se ver mas fazer o que inevitavel voce fica numa posiçao que parece estar em cima do eixo dianteiro os seus pes estao la no meio do carro de lado para livrar a caixa de roda esquerda o para brisa esta muito proximo da sua cara e a frente do carro desaparece ao que parecem ser milimetros a frente deste para brisa os instrumentos para alguem do meu tamanho 1 92 m estao completamente invisiveis apontados para minha barriga o volante e virado para cima e a ergonomia como todo carro italiano de verdade e criada para um biotipo de chimpanze braços compridos pernas curtas para dirigir o segredo e chegar mais perto do volante e deixar as pernas abertas flexionadas e lembrem se viradas para o meio do carro prego mas o mais incrivel il miracolo di madonna aqui e que esta posiçao que nao devia funcionar de acordo com todas as regras de ergonomia ja colocadas em papel funciona nao so funciona e natural gostosa viciante uma delicia na verdade esse velho enzo aposto que e coisa dele vinda da gt4 tanto tempo atras os tres pedais pivotados no assoalho sao sensacionais em peso sensibilidade e curso e todos eles comandam sistemas que sao tambem de uma precisao e efetividade incriveis embreagem facil de modular freio idem freios fortes e obviamente potentissimos desde muito devagar e o acelerador e simplesmente sensacional nao e um carro potentissimo claro longe disso mas particularmente nem liguei para isso faça aquele acelerador preciso fazer um arco a partir do assoalho e o que vem de volta e um empurrao gostoso forte prazeroso o motor e torcudo responde bem desde baixa rotaçao em qualquer marcha e sobe de giro liso encorpado rapido e silencioso ao contrario das escandalosas ferraris modernas que parecem uma dupla de motos japonesas com escapamento aberto o v 8 da mondial se faz ouvir mas de uma forma sofisticada e civilizada sem ficar ai gritando uma aria tragicomica italiana feito um pavarotti vestido de palhaço adorei o carro tem força pelo menos o suficiente para entreter mas se nao da pau em ninguem por outro lado e uma delicia de guiar para mim e o que importa a direçao sem assistencia le o solo com perfeiçao e e ultra precisa nas reaçoes o dono do carro me advertiu que era pesada para manobrar mas nao achei; o peso para ser repetitivo e perfeito nao perfeito como uma moderna direçao com assistencia eletrica que varia esforço com velocidade; perfeita como um mecanismo de verdade que faz exatamente o que voce manda a todo momento a suspensao nao e dura demais mas o carro tem aquela firmeza no rodar que ja te diz a que veio mas o que e mais sensacional mesmo e o cambio antes de se dirigir o carro aquela alavanquinha fina esguia cromada parece delicada tao bonitinha que e com aquela bola preta em cima e a placa cromada na base marcando a posiçao das marchas a famosa grelha ferrari mas quando voce se ajeita para dirigir la daquele jeito todo torto mas legal ela cai exatamente onde devia estar junto ao quadril nem longe nem perto na posiçao ideal quando coloquei o carro em movimento acelerei e troquei para segunda ouvindo aquele sonoro cla clack e sentindo o movimento mecanico e preciso daquela alavanca ao mesmo tempo em que o v 8 dava o tom da musica la atras na hora toda objetividade foi embora eu te amo mondial apenas o medo de que o dono acabasse com a festa me impediu de entoar a plenos pulmoes uma aria ridi pagliaccio foi neste momento que pensei numa coisa que depois disso repeti para quem quisesse ouvir milhoes de vezes como em nome de tudo que e sagrado uma empresa desenvolve um mecanismo tao perfeito e delicioso uma alavanca precisa leve positiva gostosa de usar bonita de se ver absolutamente perfeita mesmo e imediatamente depois joga ela fora e nunca mais oferece a seus clientes nem como opcional tem algo muito errado nisso a mondial se mostrou um carro e facil de dirigir confortavel amigavel mas tambem e algo serio que com certeza nas maos de um piloto habil pode deixar muito carro teoricamente mais rapido a ver navios numa estrada sinuosa tudo nele e comandado mecanicamente ainda diretamente e e muito envolvente na direçao o ambiente interno e iluminado e alegre assim como e andar com ele diferente de um carro moderno a mondial da a sensaçao de ser realmente uma maquina hoje tudo e filtrado por um computador antes de virar um comando de verdade e nada que aja desta forma conseguira a pureza dos comandos deste carro e sao eles os comandos principais a direçao o cambio e os tres pedais que sao o ponto alto aqui entao muita gente pode achar esta a pior das ferrari olhando sua fama e aparencia de proporçoes esquisitas pode ate ser eu certamente nao esperava muito quando fui andar com ela mas para mim permanece um dos carros mais gostosos que ja dirigi e o começo de uma paixao por este modelo que me acompanha ate hoje o mundo la fora pode achar o que quiser se voce olhar atras da gola da mondial saiba que este e o meu numero casa perfeitamente e me serve como uma luva agradecimentos ao @oacervo pelas fotos de sua lindissima mondial quattrovalvole branca
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