o automobilismo em circuitos fechados permanentes feitos exclusivamente para o esporte motorizado e coisa recente por muito tempo uma corrida de carros so precisava de um roteiro força de vontade de seus realizadores e a aprovaçao das autoridades nao precisava de verificaçao de segurança inspeçao disso licença daquilo recapeamento asfaltico traçado calculado para evitar acidentes graves etc voce apresentava o projeto conseguia os patrocinadores os participantes ia atras da autorizaçao e senhoras e senhores liguem seus motores os grupos de fotos antigas das cidades brasileiras estao repletos de corridas que aconteceram ao redor de praças ou estradas intermunicipais com carros de rua numerados a pincel e um amontoado de gente atras de uma cordinha entre os postes [caption id= attachment_327340 align= aligncenter width= 999 ] corrida 1 hora de blumenau nos anos 1960[/caption] algumas das mais famosas corridas da historia foram realizadas desta forma targa florio mille miglia carrera panamericana 24 horas de spa e 24 horas de le mans alem claro do gp de monaco falando em monaco e le mans as duas corridas sao disputadas em vias publicas ate hoje — da triplice coroa so a indy 500 e disputada em um circuito fechado permanente sabe o que tem atras da area de escape no fim da mulsanne/hunaudieres em le mans uma rotatoria que da acesso ao hotel ibis styles mulsanne estou falando serio metade do circuito — praticamente todo o trecho de alta — e formado por vias publicas que interligam as pequenas localidades da regiao de le mans o brasil tambem teve os seus o circuito da gavea no rio de janeiro era formado por vias publicas — tanto que se pode percorrer boa parte dele atualmente apesar do adensamento urbano ao redor do percurso isso sem contar as dezenas de provas de longa distancia realizadas por todo o territorio nacional dentre as quais esta o i grande premio automobilistico getulio vargas realizado pelo automovel club do brasil em maio de 1941 apesar do numero 1 no nome a prova foi a segunda ediçao de um rali de estrada pela atual regiao sudeste e centro oeste do brasil — o roteiro atravessou os estados de rio de janeiro minas gerais goias e sao paulo ao longo de mais de 3 370 km sim 2 000 milhas foi um verdadeiro enduro pela regiao central do brasil e que teve nao apenas pilotos amadores brasileiros mas tambem tres estrangeiros o uruguaio jorge mantero e os argentinos oscar galvez e juan manuel fangio sim juan manuel fangio ainda jovem com apenas 29 anos muito antes de despontar como o grande astro do automobilismo que se tornaria percorreu mais de 3 000 km pelo interior do brasil nos anos 1940 a prova foi disputada em sete etapas e teve como ponto de partida e chegada a capital nacional o rio de janeiro a primeira etapa foi do rio a belo horizonte a segunda foi de belo horizonte a uberaba a terceira seguiu de uberaba a goiania a quarta foi de goiania a barretos a quinta foi de barretos a poços de caldas a sexta correu entre poços de caldas e sao paulo e a setima e ultima foi o retorno de sao paulo ao rio de janeiro [caption id= attachment_327345 align= aligncenter width= 1600 ] fangio em vigario geral no rio de janeiro onde foi a largada/chegada da prova foto uberaba em fotos[/caption] oscar galvez venceu as duas primeiras etapas com fangio em segundo lugar depois fangio venceu as tres seguintes sendo a primeira terminada em goiania no dia do seu aniversario de 30 anos — ai esta uma curiosidade para encontros de posto onde fangio estava quando fez 30 anos em goiania quao inusitado e isso as duas etapas seguintes foram vencidas pelo brasileiro julio vieira e por oscar galvez como fangio ficou mais vezes em segundo lugar ele acabou faturando o caneco e os 30 000 reis do premio [caption id= attachment_327343 align= aligncenter width= 442 ] fangio segundo da esquerda para a direita em goiania completando 30 anos[/caption] um fato curioso e que boa parte das rodovias pelas quais viajamos nestes percursos atualmente ainda nao existiam na epoca entao fangio e seus concorrentes passaram mesmo pelo interior do brasil atravessando cada uma das cidades do caminho como era comum na epoca a lista de cidades e imensa e inclui ate mesmo algumas cidades mortas — lembra de radiator springs da animaçao carros da disney/pixar e mais ou menos aquilo as grandes rodovias foram construidas e as estradas antigas acabaram se tornando caminhos alternativos ou ate mesmo foram transformados em avenidas [caption id= attachment_327342 align= aligncenter width= 1441 ] fangio em bananal/sp[/caption] o ponto aqui — e o verdadeiro motivador desta historia — e que voce pode dirigir por varios trechos destas estas estradas que foram rasgadas por fangio galvez e companhia ha 80 anos um dos trechos — que pode ser um roteiro de fim de semana para quem mora entre o rio de janeiro e sao paulo e a estrada dos tropeiros sp 068 em sao paulo talvez voce nao tenha percebido mas fangio nao atravessou a dutra com seu chevrolet master 3 4 de 1940 comprado com o dinheiro de uma rifa em 1941 eurico gaspar dutra sequer havia sido presidente para ser homenageado por uma rodovia a principal ligaçao entre sao paulo e rio de janeiro era a antiga estrada rio sao paulo construida pelo presidente washington luis em 1928 https //flatout com br/do mato pisado ao asfalto como os indios definiram as rodovias de sao paulo/ ela usava um trecho de estrada para cavalos e carruagens que ja havia sido usado pelo imperador dom pedro i em sua viagem do rio a sao paulo que terminou com um certo acontecimento as placidas margens do riacho do ipiranga como ja era usado para deslocamentos regionais o presidente washington luis e seu ministro da viaçao e obras publicas victor konder unificaram o percurso e a batizaram de estrada rio sao paulo apesar dessa oficialidade a estrada rio sao paulo tinha so 8 quilometros de pavimentaçao mas divago como diria um certo marco antonio oliveira voltando a rodovia dos tropeiros ela começa no quilometro 37 da via dutra em cachoeira paulista e vai ate riacho grande na divisa com o rio de janeiro ela pode ser acessada tambem por queluz/sp ou a partir de resende/rj pela estrada para arapei rj 161 a semelhança com a estrada dos romeiros nao esta so no nome ela tambem corta um trecho de serra no caso a serra da bocaina e tem uma alternancia quase perfeita de retas e curvas pouco movimento e asfalto muito bem cuidado — sem contar a vista panoramica em alguns trechos mais elevados o passeio e para quem quer fugir da loucura moderna e se isolar por alguns dias no campo na regiao conhecida como vale historico estao as chamadas cidades mortas — silveiras sao jose do barreiro areias e bananal — todas as margens da estrada dos tropeiros elas ficaram conhecidas desta forma porque eram cidades prosperas no periodo da economia cafeeira do brasil e se situavam entre as duas maiores cidades do pais a decadencia do ciclo do cafe contudo acabou com suas economias e mais tarde a construçao da via dutra tirou a relevancia geografica destas cidades que vivem desde entao do turismo historico e rural https //flatout com br/viagens memorias e uma de minhas rodovias favoritas para nao dirigir/ para quem tem tempo e paciencia e possivel fazer boa parte da antiga rio sao paulo passando pela rodovia sp 066 entre mogi das cruzes e jacarei passando por guararema em jacarei e preciso seguir pela dutra ou ayrton senna ate sao jose dos campos dali siga para eugenio de mello distrito de sao jose dos campos ate caçapava pela sp 062 que ira cruzar taubate pindamonhangaba e seguira ate aparecida e depois guaratingueta ali o traçado antigo continua pela dutra ate cachoeira paulista onde entao inicia a estrada dos tropeiros que chega a bananal sao 310 km em cerca de sete horas por isso eu disse para fazer com tempo de sobra para seguir ate o rio suba para barra mansa apos bananal e siga pela dutra em direçao a barra do pirai e a serra das araras descendo a serra voce estara na baixada fluminense e no rio de janeiro [caption id= attachment_327337 align= aligncenter width= 1600 ] o traçado original passa ao norte deste traçado novo [/caption] ah e se voce ja conhece a regiao uma outra dica de roteiro e ir conhecer pessoalmente o chevrolet master usado por fangio no brasil ele esta no museo fangio em balcarce na argentina mas esta e uma historia para outra hora
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