mesmo que alguns fabricantes hoje em dia digam o contrario nao existem mais carros criados artesanalmente a mao o que existe sao carros as vezes montados a mao em baixo volume cada uma das peças que o compoe sao feitas por maquinas nao se ve mais um cara moldando paralama de aston martin no martelinho; nenhum cara que coloca plaquinha no motor identificando este motor como hand built faz nada alem de montar usinar balancear polir dutos a partir de fundidos e forjados ta brincando ne faz diferença um ou outro claro que faz nenhuma diferença que da para medir mas um monte que da para sentir quem acha que carro e so uma maquina provavelmente esta melhor nem pensar nisso mas nos na maioria das vezes percebemos mesmo sem saber explicar que ha algo divino em certas maquinas e os ferraris antigos sao exatamente assim sao cheias de alma que acredito foram depoisitadas nelas por seus criadores numa fabriqueta perdida la no meio da italia que antes parecia so isso fabrica hoje parece filial da disneilandia o ponto de inflexao que mudou a ferrari e facil de divisar a morte de enzo a ferrari de 1989 que foi ontem para muita gente mas faz tempo pacas para a maioria era uma empresa ainda muito mais parecida com 1950 do que com os anos 2000 com a morte de enzo em 1988 um enorme vacuo se formou na alma da companhia algo que jamais seria substituido mas a vida tinha que andar para frente de qualquer forma a ferrari tinha mudado muito pouco desde seu aparecimento entao; os carros ainda eram feitos sim a mao um monte de tubos de aço de seçao quadrada eram soldados em um dispositivo onde depois pacientemente eram montados seus componentes um carro realmente construido e nao montado a partir de grandes peças moldadas em equipamentos gigantes o 348tb e 348ts o ferrari mais comum e barato lançado em 1989 parecia o que era o produto de uma empresa que sabia fazer carros esporte de primeira linha como ninguem mas estava meio acefala sem o lampejo de inspiraçao divina que torna algo bom em algo extraordinario luca di montezemolo o lider que veio depois de enzo e formou a ferrari moderna famosamente chamou o carro de uma porcaria e empurrou uma revoluçao tecnologica na empresa que a tornou diferente antes uma empresa quase artistica que vendia obras de arte ambulantes construidas a mao com tudo de bom e ruim que vem disso com montezemolo venderia tecnologia de ponta em supercarros quase uma porsche italiana uma mudança radical nao os 348 tanto em sua versao berlinetta tb quanto na sua versao spyder ts nao eram uma porcaria nem perto disso mas o mundo mudara e montezemolo queria mais; queria que seus carros subissem de nivel para fazer o que a imprensa exigia a decadas funcionar perfeitamente como um carro comum alem do desempenho superlativo e o temperamento latino algo como o honda nsx original lançado em 1990 o honda pode nao ter sido o sucesso de vendas esperado mas certamente foi um sucesso de critica segundo a imprensa tornava todo ferrari e porsche obsoleto [caption id= attachment_381737 align= aligncenter width= 999 ] 348tb e nsx um e um accord por dentro [/caption] ja falei aqui do paradoxo do nsx nao se pode inserir genetica de accord num supercarro sem que ele acabe com muito de accord a imprensa adorou o nsx por ser um accord de dois lugares e desempenho de ferrari; o publico o rejeitou justamente por isso mas nao importa tecnologia era o futuro e a ferrari nao faria mais carros a mao isto estava ultrapassado https //flatout com br/o erro do honda nsx/ montezemolo criaria um centro de tecnologia dentro da ferrari para coloca la na ponta de laça tecnica agora de uma empresa que fazia caminhoes velozes como dizia colin chapman emulando ettore bugatti falando sobre bentley agora a tecnologia avançada seria o caminho para que o valor de um ferrari nao se perdesse no novo mundo o fim do carro criado a mao artesanalmente era parte dessa mudança todo mundo sabe que maquinas sao mais precisas que gente para produzir qualquer coisa em alguma quantidade diaria entre num 348 hoje depois de um nsx o ferrari e obviamente uma obra humana muito mais interessante mesmo estatico e andando o barulho a aura o cambio quem se importa que nao e mais rapida que um golf moderno o nsx e igual em desempenho e andando devagar fora de pistas como fazemos 99% do tempo nao tem drama e aura nenhuma e transporte mas um futuro diferente e construido nao de uma hora para outra nesta industria famosa por consumir quantidades prodigiosas de capital para qualquer mudança nao aconteceria por etapas e a primeira e decisiva etapa desta mudança apareceria em 1995 o ferrari f355 um extenso reprojeto do 348tb/ts este novo ferrari acaba sendo um ponto unico na historia da marca um ponto de inflexao na curva com muito do que fez ela grande no passado e a maioria de suas tradiçoes ainda intactas mas tambem com um monte de novidades que mostravam o futuro da marca de maranello [caption id= attachment_381752 align= aligncenter width= 999 ] ferrari f355[/caption] como o 348 ainda era um carro artesanal com chassi e suspensoes de desenho basico inalterado mas com obviamente acento diferente o motor continuava longitudinal atras do motorista com cambio manual transversal atras dele o pequeno t transversale dos sufixos das 348 o carro era tambem construido com os mesmos metodos manuais de sempre mas era so isso que ficava parentese sobre o cambio transversal ate o 348t todo ferrari pequeno usava o desenho basico do dino original motor transversal e cambio idem atras do cockpit em posiçao central se desejava um carro compacto para ser menor mais leve e agil e portanto esta era a configuraçao mais adequada seu problema principal era um centro de gravidade do motor um pouco alto e muito peso no eixo traseiro algo que ali se desejava melhorar a soluçao seria colocar o motor longitudinal alinhado com o carro com o virabrequim praticamente alinhado alinha do eixo traseiro em altura mas isso implicaria em um transeixo que mesmo mantendo o diferencial perto do motor para o carro nao ficar muito comprido e para concentrar a massa perto do eixo de traçao faria um componente mecanico pesado ficar pendurado la atras do eixo traseiro era desejo da ferrari manter uma tradiçao de projeto interessante aqui todas as massas principais dentro do entre eixos do carro a soluçao foi criar um powertrain de desenho original um novo e compacto motor v8 longitudinal montado em um cambio transversal no desenho ferrari a embreagem ficava na extrema traseira do cambio conectada por um eixo ao vira e de la acionava o trem de engrenagens abaixo transversal uma soluçao usada pela ferrari na formula 1 que depois seria validada nas ruas por gordon murray em sua f1 e no atual t50 e num exemplo claro de quao compacto este novo pacote de força era cabia no mesmo lugar do pacote transversal do 328gtb tanto que foi lançado primeiro em uma nova versao do ferrari mondial essencialmente a versao 2+2 do 328gtb/gts mas voltando ao f355 o carro inteiro parecia ter uma aura nao um pouco mas muito mais moderna catapultando o ao futuro e nao ao passado o desenho principalmente nao tinha vergonha de ser decorado e rebuscado; no supercarro moderno nao existiria mais espaço para estilo limpo aerodinamica tambem toma a frente dos artistas do desenho industrial na pininfarina velho parceiro da ferrari mais de 1300 horas de tunel de vento foram gastos no projeto do f355 um preludio de um mundo com mais downforce mais asas mais aberturas e saidas de ar mais guelras e spoilers o cambio e melhorado decisivamente primeiro varoes substituem os cabos para um acionamento mais preciso depois um radiador de oleo que na partida tinha funçao inversa esquentava o oleo e criado para um funcionamento sempre preciso do cambio nao mais eram necessarios alguns minutos de cuidado antes do cambio esquentar antes uma longa tradiçao da casa de maranello o motor era o ponto alto a cilindrada aumentava ligeiramente de 3 4 l 3405 cm³ para 3 5 l 3495 cm³ por meio de um curso 2 mm maior e a taxa de compressao agora era de 11 1 mas a principal diferença e a introduçao de um cabeçote de 5 valvulas por cilindro inspirado nos motores de formula 1 de entao bielas de titanio forjado e outros componentes exoticos se somavam a um motor agora bem mais bravo moderno e delicioso era consideravelmente mais potente tambem gerando 380 cv a estratosfericos 8250 rpm e 37 mkgf a 6 000 rpm era a mais alta potencia especifica por litro de qualquer motor aspirado a venda mclaren f1 incluido fora o berro a alta rotaçao capaz de acordar o corpo defunto de enzo ferrari era um carro fabuloso uma mescla incrivel de um motor maravilhoso impossivel de acontecer antes do impulso por tecnologia de montezemolo e um cambio manual tradicional o apice da alavanca de mudanças tradicional da marca a ferrari todos sabem nesse ponto fazia as alavancas de cambio mais pornograficamente deliciosas ja criadas pela humanidade lindas longas perfeitas tanto em formato e mecanismo quanto em qualidades subjetivas o cle clec das trocas e um verdadeiro nirvana sensorial em sua mao e ouvido e em conjunto com a resposta do motor algo quase bom demais para ser verdade e o carro como na epoca de enzo ainda aqui era construido por gente nao maquinas nao e perfeito claro e graças a deus por isso o que e na realidade e nao ha como fugir desta constataçao o mais proximo do divino que alguem na terra pode experimentar ao volante o ultimo ferrari feito a mao e este muito dele era automatizado mas na maioria ainda era o trabalho e a alma colocados ali pelos funcionarios dedicados nada de apertadores de parafuso descerebrados aqui ferrari era o orgulho de seus funcionarios que colocavam nela mais que seu trabalho o f355 dura ate 1999 quando e substituido pelo 360 modena um carro que levava adiante o conceito do ferrari moderno e ja nao era mais um chassi fabricado a mao; era o primeiro ferrari moderno de verdade mas antes de morrer um marco importante acontece na historia do f355 em 1997 traz como opcional uma tecnologia da f1 pela primeira vez para as ruas um cambio manual automatizado com alavanquinhas atras do volante para trocar as marchas e sem pedal de embreagem um vislumbre de um futuro glorioso para o supercarro inaugurado pela ferrari ou uma enganaçao astuta de belzebu criada para estragar de vez o prazer ao volante nos prometendo desempenho de formula 1 a maioria acha que e so progresso tecnologico e esse papo de pe preto uma bobagem sem tamanho eles podem estar certos claro mas eu confesso que acredito que o maior truque do capeta foi convencer o mundo de que ele nao existe
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