cada um pode ter seu piloto brasileiro de formula 1 preferido senna rubinho piquet chico landi ou ingo hoffmann nao importa preferencia e subjetivo e entao vale tudo mas eu tenho certeza de que em termos de importancia para nosso pais nao ha ninguem maior que os dois irmaos fittipaldi [caption id= attachment_363073 align= aligncenter width= 999 ] rato barao e tigrao os fittipaldi[/caption] simplesmente pelo fato de que antes de se aventurarem na europa e na f1 e no processo realmente abrir caminho para todos que foram depois os dois eram entusiastas que por muito tempo competiam aqui nos anos 1960 epoca que hoje vemos com tanto carinho e alguns chamam de de ouro os motivos para esta era acontecer sao varios nos anos 1960 nossa industria começava na verdade os carros se popularizavam como nunca antes e nao havia ainda a longa frente anticarro mundial que depois dos anos 1970 fez de tudo e continua fazendo de tudo para fazer do automovel o mais importante provedor de liberdade individual ja inventado o vilao maior da humanidade nao nos anos 1960 o automovel era uma brasa mora e o brasil o amava como nunca antes nem depois amou [caption id= attachment_363102 align= aligncenter width= 999 ] emerson no fitti ve[/caption] os dois fittipaldi o mais velho wilson wilsinho junior e o mais novo e futuro multicampeao emerson estavam no meio disso e nao so como pilotos como na epoca de seus sucessores piquet e senna mas tambem como parte da cena do automovel no brasil os dois nao eram so pilotos nao queriam mais queria fazer carros e fizeram carros de corrida principalmente como o fiiti porsche o monoposto fitti ve o lendario fitti volks com um flat 8 de 400 cv criado se juntando dois motores de fusca preparados em posiçao central traseira num fusca de fibra de vidro e fabricaram volantes rodas e outros acessorios; eram empresarios e investiam no automobilismo eram feras o rato e o tigrao epoca maneirissima essa onde todos tinham apelido; ate os filhos do barao [caption id= attachment_363100 align= aligncenter width= 999 ] o fitti volks oito cilindros [/caption] todo mundo sabe onde isso acabou fazendo carros de formula 1 os copersucar fittipaldi uma saga incrivel em que nos publico brasileiro com nosso sempre presente espirito vira lata fizemos virar piada por nao ganhar imediatamente engraçado isso achamos que individuos brasileiros podem ter sucesso internacional mas nao que somos tecnicamente tao capazes como qualquer outro pais o que fizemos ao desprezar os fittipaldi nessa epoca e imperdoavel particularmente era um moleque em 1978 quando emerson chegou em segundo no gp do brasil e na casa de meu avo em caieiras a familia inteira vibrou como nunca mais vi vibrar um brasileiro num carro brasileiro e muito melhor que so um piloto me desculpem naquele dia senti o significado do patriotismo como nunca mais mas divago de novo; desculpem por isso o que queria contar aqui e o que acontece depois praticamente a ultima tentativa dos fittipaldi se tornarem fabricantes por aqui o rarissimo e desconhecido fiat fittipaldi abarth dos tropicos a inspiraçao aqui era a abarth antes de ser um nome e simbolo de propriedade do repositorio de marcas diversas que e a stellantis e ser emplastrado no derierre das versoes esportivas dos fiat a marca do austriaco karl abarth era um produtor independente no inicio preparava todo tipo de carro mas com o tempo se concentrou onde teve mais sucesso nos fiat [caption id= attachment_363079 align= aligncenter width= 999 ] o fiat 147 rallye europa a base[/caption] a formula de abarth apetecia a dupla porque como eles abarth era produtor de acessorios primeiro como foram os fittipaldi por muito tempo escapamentos kits de carburaçao conversao de alavanca de marcha da coluna para o assoalho essas coisas virou produtor criando kits engenheirados de preparaçao comprava lotes de fiats convertia os em potentes fiat abarth e os vendia com lucro se o karl foi de acessorios para os fiat abarth aqui no ensolarado brasil os fittipaldi podiam ir dos volantes para os fiat fittipaldi desde 1976 tinhamos aqui os fiat 147 afinal de contas uma versao tropicalizada do 127 europeu que podia servir de base para isso os fittipaldi sabiam que o brio de todo carro italiano se da bem com a esportividade para engenheiro das modificaçoes chamam um velho amigo que conhecia bastante desse tipo de coisa jorge lettry famoso por gerenciar a equipe vemag de competiçao e depois ser um dos fundadores da puma em 1980 quando tudo acontece a fiat tinha em sua linha dois carros com o motor mais potente 1300 o gls de luxo e o rallye com carburador duplo e 72 cv o esportivo o fiat fittipaldi deveria ir alem dos dois [caption id= attachment_363081 align= aligncenter width= 999 ] equipe vemag; jorge lettry de jaleco escuro no meio[/caption] a base era o rallye; o carro era comprado e totalmente desmontado mesmo a carroceria era bem modificada com pintura exclusiva; os carros que apareceram em testes de revista eram lindos um num verde claro metalico outro num profundo azul escuro metalico apenas mais uma cor seria oferecida prata metalico na lateral um friso vermelho com o nome fittipaldi perto da soleira [caption id= attachment_363082 align= aligncenter width= 999 ] na quatro rodas de julho de 1980 azul lindissimo[/caption] a grade dianteira era exclusiva em plastico e o para choque tambem; este vinha com farois de neblina e spoiler integrado no centro do capo um aplique plastico tem uma grade de admissao do ar da cabine maior que a original; mas apenas para aparencia pois a abertura original esta embaixo no mesmo tamanho de sempre atras no teto um spoiler plastico na cor do carro era aplicado e o para choque tambem e diferente e exclusivo [caption id= attachment_363084 align= aligncenter width= 999 ] o interior bancos sensacionais[/caption] os paralamas eram alargados por peças plasticas tambem para dar espaço para rodas de liga leve exclusivas alargadas para seis polegadas no teto um teto solar de vidro basculante e removivel webasto engraçado notar que o teto solar e o spoiler traseiro seriam depois adotados pela fiat em versoes mais caras dos 147 por dentro mais exclusividade dois bancos tipo recaro com encosto de regulagem milimetrica o saudade e revestidos de veludo de qualidade o cluster de instrumentos original e defenestrado por um conjunto completissimo de marcadores contagiros ate 8000 rpm velocimetro ate 180 km/h manometro de oleo termometro da agua do arrefecimento vacuometro e indicador de nivel do combustivel todos os instrumentos vinham com o nome fittipaldi no fundo e grafia exclusiva o volante e tambem de desenho exclusivo menor em couro era um carro absurdamente sofisticado para 1980; o interior e o teto solar eram quase ineditos mas claro que nada de ar condicionado nem vidros travas ou retrovisores eletricos nem landau nem alfa romeo 2300 os carros mais caros do brasil tinham isso em 1980 apenas com o lançamento do del rey em 1981 esses itens começariam a ficar mais comuns por aqui o motor era tambem preparado o cabeçote recebia equalizaçao de volume das cameras e aumento da taxa 8 1 aumentada a partir dos 7 5 1 do rallye os dutos do cabeçote eram trabalhados e ajustados para os coletores de admissao e de escape o escapamento e todo exclusivo do coletor ate a saida central traseira e o carburador era trocado para um duplo weber 34 dtmr a empresa declarava 75 cv a 5800 rpm e 11 2 mkgf a 4000 rpm um aumento consideravel frente os 61 cv do gls mas perto do rallye de 72 cv um comando mais bravinho ali faria milagres mas provavelmente a empresa resolveu segurar um pouco o custo; certamente subjetivamente devia ser bastante alegre o cambio era de cinco marchas reescalonado a segunda 2 23 1 e a terceira 1 45 1 eram as mesmas mas a primeira era mais longa 3 58 1 a quarta mais curta 1 04 1 e quinta mais longa 0 86 1 a relaçao final era de 4 08 1 mas e no acerto de chassi que esta a reputaçao do fiat fittipaldi alem do motor mais esperto e mais equipamento o carro era um verdadeiro esportivo graças ao comportamento ajustado pelos fittipaldi e especificado por lettry o carro abaixou 20 mm graças a molas dianteiras mais curtas e um feixe de molas de duas laminas apenas atras; lembrando que no 147 eram tres laminas e na perua panorama quatro os amortecedores foram recalibrados e novas barras estabilizadoras dianteira e traseira foram instaladas o caster e o camber aumentaram tambem as rodas de liga exclusivas de seis polegadas recebiam pneus 175/70 sr 13 goodyear grand prix s o carro recebeu um servofreio mas de resto manteve o sistema de freio original do rallye o carro acaba mais pesado que o 147 rallye; o carro original pesava 795 kg e o fittipaldi 820 kg o desempenho era similar ao do rallye portanto com o pequeno aumento de potencia mas a final era maior a motor 3 disse que ele passava dos 150 km/h embora a quatro rodas so tenha conseguido chegar a 144 km/h o mesmo que o rallye; admitidamente na pista curta da varga em limeira o numero de 150 km/h no plano parece viavel os avaliadores gostaram do desempenho em curvas e dos freios que com o servo e os pneus maiores se mostraram muito eficientes o conforto de marcha tambem foi elogiado com fabrica instalada em barueri sp e comercializaçao pela rede fiat esperava se vender entre 50 e 60 unidades mensais o preço era de 380 mil cruzeiros em 1980 quando um rallye custava 270 mil cruzeiros e um opala ss4 custava 370 mil mas 380 mil nao compravam um puma 1600 zero km entao nao estava muito fora do campo dos carros especiais entretanto apenas quatro carros foram fabricados muito provavelmente o acordo pretendido com a fiat de venda de carros e comercializaçao nao conseguiu ser fechado a contento a revista motor 3 acredita que o preço de atacado para o carro base pretendido pelos fittipaldi nao foi aceito pela fiat o fato e que os fittipaldi venderam o projeto para a revenda eldorado de brasilia que o relançou com motor a alcool e o nome fiat eldorado 1 3 o carro reaparece ligeiramente diferente com as opçoes de cores da fiat agora e com o teto solar de correr externo nao o basculante/removivel anterior giu ferreira testou o novo eldorado 1 3 a alcool para a motor 3 e disse a suspensao e fantastica macia bom rolling se comporta bem no freio e deixa o carro muito facil e leve para guiar seu comportamento continua subesterçante mas fugindo de frente so em condiçoes de real provocaçao nota dez para o jorge lettry [caption id= attachment_363096 align= aligncenter width= 999 ] eldoirado teto solar de correr[/caption] o motor agora a alcool recebia um comando mais bravo nao especificado fazendo o carro acordar somente nos 3500 rpm e chegando facil nos 7000 rpm disse a motor 3 o carro agora era capaz de 160 km/h mas a revista recomendou algo ainda mais forte pelo preço pedido; talvez um aumento de cilindrada para 1500 cm³ como era feito por alguns preparadores paulistas entao [caption id= attachment_363095 align= aligncenter width= 999 ] a eldorado tinha planos um carro de corrida e um prototipo para hipermileage [/caption] o eldorado 1 3 foi exposto no xii salao do automovel em 1981; era proposito da empresa construir dez unidades mensais porem uma crise daquelas ciclicas de nosso pais fez mesmo esta modesta meta nao ser alcançada e logo a produçao foi suspensa nao se sabe quantos foram feitos da versao eldorado [caption id= attachment_363097 align= aligncenter width= 999 ] em brasilia onde ficava a eldorado[/caption] algum sobreviveu nao conhecemos nenhum uma proposta quase natimorta esta mas uma daquelas que nos coloca a imaginar e se fittipaldi se tornasse em abarth tupiniquim com o tempo teriamos hoje pulse fittipaldi sonhar sabemos nao custa nada
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.