aquela sensaçao de que antigamente as coisas eram melhores tem nome nostalgia da era de ouro e uma sensaçao bem comum e ja serviu como base para livros filmes e ate mesmo um punhado de materias do flatout uma delas falava sobre as velhas manhas de domingo da f1 que tiveram seu auge no brasil durante os anos 1980 e 1990 no periodo em que tivemos nelson piquet e ayrton senna entre outros foi um comparativo de eras e geraçoes que considerando apenas numeros e dados mostrou que a tambem houve dominio de uma equipe sobre as outras e um pouco mais de imprevisibilidade https //flatout com br/existiu mesmo uma era de ouro da formula 1/ deixando os numeros e estatisticas de lado contudo havia um elemento que tornava a formula 1 do passado um esporte muito diferente do atual os pilotos e equipes garagistas voce sabe do que estou falando equipes nanicas formadas por verdadeiros sonhadores caras que so queriam dar um jeito de colocar seus carros no grid para fazer parte daquilo e quem sabe contar com uma zebra para aparecer e viver da formula 1 a chamada era romantica do automobilismo talvez fosse o quase amadorismo ou aquela tendencia natural que todo mundo tem de defender o mais fraco ou torcer por ele nesse caso mas essa era romantica resultou em algumas das equipes mais carismaticas da formula 1 era o caso da minardi da larousse e da coloni ou ate mesmo a jordan talvez a ultima garagista de verdade da formula 1 e apesar de abrir as portas para pilotos pagantes algo que as vezes e sinonimo de piloto mediano com muita grana elas tambem deram chance para muita gente boa de verdade deixar seu registro na historia da formula 1 christian fittipaldi por exemplo fez suas 40 corridas e seus 12 pontos na categoria pela minardi e pela footwork roberto pupo moreno que chegou ao podio do gp do japao de 1991 ao lado do amigo de adolescencia nelson piquet naquela que foi a ultima dobradinha brasileira conquistou seus primeiros pontos pela nanica ags em 1986 e depois colocou uma fraca coloni no grid de largada do gp de monaco de 1989 e repetiu a dose com a sucessora andrea moda em 1992 e ele so saiu da benetton porque flavio briatore encontrou um genio chamado michael schumacher que havia estreado em 1991 pela jordan nesse sentido sim a formula 1 do passado era mais interessante que a atual isso claro sem contar historias inusitadas impossiveis de se repetir atualmente como a vez em que o abba isso mesmo a banda sueca famosa por dancing queen foi parar no grid da formula 1 aconteceu no gp de san marino de 1981 quando o piloto slim borgudd conseguiu sua estreia na categoria depois de passar os anos 1970 escalando as categorias de base ele primeiro correu no campeonato sueco de turismo depois foi para a formula ford escandinava onde venceu o campeonato de 1973 subiu para a formula 3 e acabou chegando a formula 1 aos 34 anos a idade avançada pra um estreante tinha uma explicaçao slim borgudd era tommy borgudd um talentoso baterista sueco que conseguiu relativa fama nos anos 1960 com as bandas lea riders made in sweden solar plexus e hootenanny singers nesta ultima ele encontrou um parceiro musical que se tornaria seu grande amigo no ramo bjorn ulvaeus um multi instrumentista e produtor que mais tarde fundaria uma banda com sua esposa agneta faltskog e com o casal de amigos benny anderson e anne frid lyngstad a banda foi batizada com as iniciais dos casais agneta e bjorn benny e anne frid ou abba https //www youtube com/watch v=i8f5vkjcxcq segundo consta tommy chegou a tocar em algumas sessoes de estudio com a banda mas colocou as baquetas em segundo plano para se dedicar a sua outra paixao o automobilismo ele havia corrido algumas provas nos anos 1960 mas trocou o macacao e o capacete pela bateria ironicamente o abba deslanchou no eurovision de 1973 justamente no ano em que tommy foi campeao escandinavo de formula ford a relaçao de tommy com bjorn ulvaeus nos anos seguintes e um pouco obscura algumas fontes mencionam que ele era o baterista do abba nas turnes outras dizem que ele era o baterista de estudio o cara que grava as baterias nas musicas novas na ficha tecnica dos albuns do abba contudo nao ha nenhuma mençao a slim ou tommy borgudd o que se sabe e que quando o baterista conseguiu seu cockpit na f1 bjorn estava la para ajuda lo borgudd nao era um piloto pagante ele conquistou a vaga na equipe depois de superar o tempo do outro piloto da ats na epoca jan lammers e assim ele estreou no gp de san marino de 1981 o problema e que a ats nao era a equipe mais rica do circo e por isso ele sabia que precisaria levar dinheiro ou seja precisaria ser um piloto pagante para atrair patrocinadores ele teve uma ideia brilhante pediu ao seu amigo bjorn ulvaeus autorizaçao para colocar o logotipo do abba em seu carro pois isso atrairia muita atençao da imprensa destacando os outros patrocinadores e foi assim que o abba acabou aparecendo no grid da f1 nao so com seu logotipo mas tambem com uma visita de bjorn aos boxes para conhecer o carro de slim slim terminou a corrida em 13° e nas corridas seguintes sofreu com um carro muito fraco mesmo assim ele conseguiu se classificar para o gp da gra bretanha daquele ano e terminou a corrida na sexta posiçao conseguindo seu primeiro ponto na formula 1 seu desempenho foi notado por ken tyrrell que o contratou para ser companheiro de michele alboreto na temporada de 1982 slim contudo nao se adaptou a nova equipe e mesmo com resultados positivos nas tres primeiras corridas da temporada foi sacado por tyrrell assim que o dinheiro de seus patrocinadores acabou aquela altura o abba ja estava em declinio com o fim da era disco e a separaçao dos casais que formavam o grupo o que levou ao seu fim naquele mesmo ano a marca abba ja nao poderia mais ajudar slim borgudd que acabou migrando para categorias menores e para o campeonato europeu de caminhoes a f truck local onde foi campeao da divisao 2 e divisao 3 ele se manteve competitivo ate o fim dos anos 1990 quando se aposentou das pistas acusando a mercedes de favorecer outros pilotos ele ainda correu esporadicamente pelo porsche club do reino unido e se envolveu com a radical sportscars primeiro como gerente internacional da marca depois como piloto e piloto de testes desde 2016 ele mantinha a slim racing uma equipe que organizava corridas com os modelos da radical no reino unido em 2022 slim foi diagnosticado com o mal de alzheimer ele vinha sendo tratado desde entao mas sucumbiu a doença nesta ultima quinta feira 23 de fevereiro esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.