o rock progressivo e considerado um genero meio inacessivel nao apenas porque as cançoes longas de estrutura complexa com variaçoes de tempo imprevisiveis e instrumentos exoticos sejam dificeis de compreender para um ouvinte casual; mas tambem porque alguns dos fas de rock progressivo sao meio esnobes e acham que voce precisa merecer o rock progressivo talvez por isto o pink floyd seja uma banda que divide os fas do genero o quarteto britanico nao era mais somente a mais famosa banda de prog rock da historia eles tambem eram um dos maiores grupos musicais do planeta seu album the dark side of the moon de 1973 e um classico absoluto do rock [youtube id= f_vjvqe3kj0 width= 620 height= 350 ] roger waters david gilmour richard wright e nick manson estavam no pico de seu processo criativo quando syd barrett um dos membros fundadores deixou definitivamente o pink floyd apos uma serie de problemas causados pelo deterioramento de sua saude mental isto refletiu se nas musicas o album lançado em 1973 tinha menos composiçoes longas e experimentalismos instrumentais que eram a marca registrada do pink floyd com syd barrett e as letras exploravam temas como a passagem do tempo as doenças mentais conflitos pessoais e moralidade apesar da tematica forte e densa the dark side of the moon foi o primeiro grande sucesso comercial para a banda mais do que isto e o terceiro album mais vendido de todos os tempos com 45 milhoes de copias vendidas e foi assim desde o inicio the dark side of the moon ja estreou nos mais vendidos da billboard e permaneceu nela por 741 semanas consecutivas de 1973 a 1978 foi com os royalties do album que os membros começaram a ganhar dinheiro mesmo e o baterista nick mason começou a sua belissima coleçao como contamos neste post o primeiro carro que ele comprou foi uma ferrari 250 gto e ainda pagou uma fraçao do que elas custam hoje em 1979 foi a vez do album duplo the wall que ate virou filme e cujo single another brick in the wall part 2 foi o unico do pink floyd a atingir o primeiro lugar nas listas de mais vendidos o que garantiu ainda mais royalties para a banda parte das gravaçoes do album aconteceu no sul da frança nas proximidades do circuito de la sarthe onde ocorrem as 24 horas de le mans steve o rourke empresario do pink floyd convidou o baterista para dar uma olhada na pista foi ali que mason pensou quer saber vou fazer isto tambem foi ele proprio quem contou esta historia no ano passado a revista spirit of le mans publicaçao dedicada as 24 horas de le mans que foi lançada pelo automobile club de l ouest aco steve o rourke comprou um lugar na equipe de jean blaton conhecido como beurlys musico de jazz belga que tambem era entusiasta de mao cheia e segundo consta foi o cara quem pediu a ferrari para construir a unica f40 sem teto do mundo o carro era uma ferrari 512bb homologada para a imsa que tinha sua propria classe nas 24 horas de le mans ja nick mason entrou para a dorset racing associates que corria na categoria s para prototipos abertos com motor de ate dois litros que deu origem a atual lmp2 com um lola t297 o prototipo aberto tinha um quatro cilindros cosworth 2 0 bdx de 290 cv mason nao era exatamente um novato ele ja participava de campeonatos regionais na europa havia alguns anos e ele admite que se tudo tivesse acontecido hoje em dia dificilmente teria conseguido um assento em le mans voce precisa ser rapido ou ser rico diz e melhor ser os dois naquela epoca porem as coisas eram diferentes quando soube que mason queria competir em le mans bryan joscelyne o chefe da dorset o convidou para correr na equipe dividindo o volante com brian joscelyne tony birchenhough e richard jenvey mason pilotou o lola por cerca de sete horas foi tempo suficiente para que ele vivesse momentos bastante tensos segundo o proprio mason minha primeira vez na mulsanne com o lola foi uma experiencia interessante o retrovisor nao estava ajustado corretamente entao eu me virei para olhar para tras o que fez com que o vento entrasse por baixo do capacete que subiu ate cobrir metade do meu rosto entao la estava eu acelerando pela reta mulsanne com o capacete cobrindo meus olhos e pensando isso e bem empolgante reduzi a velocidade e felizmente o capacete voltou ao seu lugar e eu pude enxergar para onde estava indo nao preciso dizer que jamais cometi o mesmo erro novamente no fim das contas o quarteto britanico terminou a corrida na 18ª posiçao geral e em 2º lugar na categoria e mason gostou tanto que voltou para o circuito de la sarthe outras quatro vezes em 1980 novamente com o lola t297 da dorset ele foi 0 22º colocado na classificaçao geral a equipe de steve o rourke ficou com a 12ª posiçao depois de uma pausa em 1981 as 24 horas de le mans de 1982 viram nick mason e steve o rourke revezarem ao volante de um bmw m1 pela emka racing equipe fundada por o rourke e batizada em homenagem a suas duas filhas emma e katherine o carro teve de deixar a corrida por problemas mecanicos faltando menos de dez horas para o fim da prova foto paul kooyman via speedhunters steve o rourke continuou tocando a emka ate 1985 e conseguiu desenvolver um prototipo com motor v8 aston martin de 5 3 litros e 570 cv para o grupo c seu melhor resultado foi justamente na corrida de 1985 quando tiff needel e o rourke dividiram o posto no prototipo e terminaram a prova em 11º lugar chegando a liderar a prova por nove minutos durante as primeiras horas da corrida ele ainda competiu na carrera panamericana de 1991 uma corrida historica nas estradas do interior do mexico inspirada pela carrera panamericana original que era realizada nos anos 1950 o rourke levou o guitarrista e vocalista david gilmour como co piloto em um jaguar c type a dupla sofreu um acidente a certa altura no qual o rourke fraturou uma das pernas e gilmour saiu sem maiores ferimentos e o incidente apareceu no filme la carrera panamericana que documentou a corrida e tinha como trilha sonora apenas cançoes do pink floyd [youtube id= i6ict21kp2i width= 620 height= 350 ] depois disto o rourke ainda voltou a le mans em 1998 com um mclaren f1 gtr e foi naquele ano que ele conseguiu seu melhor resultado a quarta colocaçao na classificaçao geral dividindo o volante com o britanico tim sugden e o americano bill auberlen ja mason correu pela japonesa dome racing tambem com um prototipo do grupo c o dome rc82 que usava um v8 cosworth dfv de 3 3 litros e tambem nao terminou a prova em 1984 seu ultimo ano nas 24 horas de le mans mason pilotou um porsche 956 da equipe privada gti engineering mas tambem nao terminou a prova o baterista continuou participando de corridas desde entao aos 73 anos o simpatico ex baterista do pink floyd ja nao e nenhum garoto e por isso deu uma reduzida no ritmo mas ainda pode ser visto todos os anos no goodwood festival of speed ao volante de uma das preciosidades do seu acervo [youtube id= obtmcgs5ya4 width= 620 height= 350 ] o lola t297 que mason pilotou em sua primeira vez nas 24 horas de le mans ainda esta com ele depois da prova ele foi decorado com estampa de tijolos como na capa de the wall
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.