tres bandeiras vermelhas tres largadas paradas 40% do grid nao concluiu a prova puniçao polemica uma mercedes que parece ter ressurgido das cinzas uma ultima relargada que fez pilotos de f1 se comportarem como adolescentes soltos em um servidor aberto de simuladores esse e o resumo do juliano barata sobre tudo o que aconteceu durante o gp da australia neste ultimo fim de semana e claro que os torcedores ficaram divididos sobre o resultado que houve discussoes homericas nas redes sociais mas isso no fim das contas e espetaculo e bom para quem quer fazer a formula 1 diferente daquelas tediosas temporadas em que um piloto largava na pole e nada muito interessante acontecia https //flatout com br/polemicas quebra quebra e relargada estilo sim racer o caotico gp da australia de f1/ toda a graça do esporte — seja ele motorizado ou nao — esta na imprevisibilidade do resultado o sete a um ja tem quase 10 anos e ate hoje e meme ficou na cultura popular porque foi absolutamente imprevisivel largadas estaticas sao mais legais que largadas lançadas por essa razao assim como bandeiras vermelhas chuva safety cars e decisoes questionaveis dos comissarios — tudo isso colabora para o caos e o acaso https //flatout com br/quando os comissarios baguncam o resultado das corridas/ a prova mais caotica da historia da formula 1 foi sem duvida o gp de monaco de 1982 tao caotico que so cinco carros terminaram a prova — e so o segundo e o terceiro estavam na mesma volta a corrida começou com o tempo fechado mas seco com previsao de chuva rene arnoux era o pole e largou na dianteira seguido por bruno giacomelli riccardo patrese alain prost didier pironi e andrea de cesaris que tinha saltado a frente de keke rosberg e michele alboreto na segunda volta prost passou patrese e giacomelli começou a ter problemas com uma das semi arvores de seu carro na terceira volta prost o passou e na quarta giacomelli abandonou foi a primeira baixa assim prost se posicionava em segundo seguido por patrese e pironi as posiçoes se mantiveram praticamente inalteradas monaco afinal ate a volta 15 quando arnoux rodou e deixou seu motor apagar entregando a liderança de bandeja para prost foi a segunda baixa da prova a ordem passava a ser prost patrese pironi de cesaris e rosberg que se mantiveram assim praticamente ate as voltas finais da corrida nesse meio tempo no pelotao intermediario eliseo salazar abandonou na volta 22 com problemas no motor na volta 27 eddie cheever ficou sem oleo duas voltas depois foi o march de lafitte que parou com problemas na direçao mais duas voltas e winkelhock abandonou com o diferencial quebrado na volta 35 foi john watson e seu mclaren com problemas eletricos na volta 49 o turbo do brabham de piquet abriu o bico na volta 56 o motor de niki lauda foi para o espaço restaram 10 carros na pista 11 voltas para o fim da prova e a previsao do tempo se confirmava com a chuva trazendo ainda mais caos começava o segundo ato do gp mais bizarro da formula 1 rosberg rodou e bateu no muro na volta 64 enquanto derek daly perdeu a asa traseira depois de rodar na tabac o finlandes abandonou mas daly seguiu em frente do jeito que estava cinco voltas depois a suspensao do carro de alboreto quebrou restavam oito carros na ponta patrese começou a pressionar prost pressionado ele roda na tabac bate o carro e entrega a liderança de bandeja para o italiano a tres voltas do fim o que poderia dar errado patrese rodou na loews por sorte o motor nao apagou mas na rodada ele acabou ultrapassado por pironi e de cesaris e agora estava em terceiro lugar na penultima volta daly vinha em quarto segundos depois logo na entrada do tunel pironi encostou o carro sem gasolina em seguida derek daly que havia assumido a dianteira encostou com o cambio quebrado e de cesaris assumiu a liderança por alguns segundos na descida da mirabeau uma pane seca e fim de prova para ele com essa sequencia de incidentes patrese acabou recuperando a liderança na ultima volta e venceu a corrida que aquela altura tinha so cinco carros/pilotos — nigel mansell elio de angelis brian henton e marc surer mansell e de angelis com uma volta a menos os dois unicos em uma mesma volta henton a quatro voltas de patrese e surer a seis voltas [caption id= attachment_338410 align= aligncenter width= 700 ] nem patrese sabia explicar o que estava acontecendo[/caption] o gp de monaco alias foi palco de outra prova caotica com resultado imprevisivel em 1996 quando o frances olivier panis conquistou sua unica vitoria na f1 monaco 1996 em um grid com michael schumacher gerhard berger mika hakkinen damon hill jacques villeneuve david coulthard e jean alesi panis era apenas um coadjuvante — especialmente depois de se classificar apenas na 14ª posiçao no grid de largada quem diria que logo ele que nunca havia feito nada muito especial na f1 a bordo de uma ligier que nao vencia ja havia 15 anos acabaria vencendo a prova mais previsivel da formula 1 o caos começou ainda na volta de aquecimento quando o italiano andrea montermini bateu seu forti na saida do tunel nanica a equipe nao tinha carro reserva para a largada entao a corrida ja começou com um carro a menos — 21 dos 22 classificados na primeira volta jos verstappen apostou nos pneus slick derrapou e bateu no muro abandonando a prova pedro lamy e giancarlo fisichella nas duas minardi se enroscaram bateram e tambem abandonaram o chefe deve ter adorado mais a frente ainda na primeira volta schumacher tentava recuperar sua primeira posiçao tomada por damon hill logo na sainte devote quando perdeu o controle na mirabeau e acertou o muro pouco depois de barrichello rodar na rascasse faça as contas foram cinco baixas na primeira volta restaram 16 carros duas voltas depois sim na terceira volta foi a vez de ukyo katayama estampar o muro ricardo rosset fez o mesmo na volta seguinte pedro paulo diniz quebrou o cambio de seu ligier na quinta volta na nona volta berger quebrou o cambio mais quatro baixas e apenas 12 carros na pista com apenas 10 voltas de corrida https //www dailymotion com/video/xcejst nas voltas seguintes a corrida voltou a normalidade carros enfileirados sem grandes ultrapassagens ou manobras de risco foram 20 voltas desse jeito so esperando a corrida acabar hill e jean alesi na ponta tinham uma enorme vantagem sobre eddie irvine que era o lider do pelotao do meio a frente dos outros nove que restaram na pista heinz harald frentzen que vinha logo atras quebrou a monotonia quando tentou dar o bote em irvine perdeu a asa dianteira e caiu para a penultima colocaçao a frente de luca badoer a partir da 23º volta a pista começou a secar e o ritmo da prova começou a mudar alesi começou a fazer uma serie de voltas mais rapidas irvine começou a ganhar velocidade e se afastou de coulthard na 27ª volta frentzen abriu a sequencia de paradas para a troca dos pneus de chuva pelos pneus slick e cravou a volta mais rapida hill foi o segundo a parar mas com uma vantagem de apenas 23 segundos saiu dos boxes atras de alesi na volta seguinte irvine e panis entraram para trocar os pneus e acelerar a corrida aquela altura frentzen ja estava virando 10 segundos mais rapido hill logo recuperou a posiçao de alesi que ainda estava com pneus de chuva e começou a perder ritmo coulthard villeneuve e salo entraram para trocar os pneus e panis saltou para a quarta posiçao atras de eddie irvine alesi e hill com 30 voltas coulthard era o quinto herbert o sexto brundle o setimo villeneuve o oitavo hakkinen o nono salo o decimo frentzen o decimo primeiro e badoer o decimo segundo por pouco tempo na volta 31 brundle rodou na curva do cassino e bateu de traseira na proteçao abandonando a prova na volta 34 irvine foi passado por panis na loews perdeu o controle e precisou da ajuda dos fiscais para religar o carro panis subiu para terceiro atras de hill e alesi seis voltas depois damon hill liderava alesi com uma vantagem de 30 segundos quando sua bomba de oleo abriu o bico e o motor estourou logo na saida do tunel alesi voltou a liderança seguido por olivier panis agora em segundo restavam dez na pista — mas somente oito na mesma volta irvine perdera duas voltas com sua saida na loews e badoer sem ritmo com o carro fraco estava cinco voltas atras as coisas começaram a ficar estranhas quando alesi abandonou na volta 60 com uma quebra na suspensao e ai veio a surpresa o improvavel olivier panis lider da prova seguido por coulthard herbert villeneuve salo hakkinen frantzen irvine e badoer seis voltas depois villeneuve se enroscou com badoer entao retardatario com seis voltas a menos e ambos abandonaram a prova restaram sete como se nao bastasse nos sete ultimos minutos da prova uma nuvem insistente começa a despejar garoa sobre a pista panis nao se intimidou percebendo que aquela seria uma chance como nenhuma outra; apertou o ritmo para abrir a vantagem sobre david coulthard https //www dailymotion com/video/x7w2fgw enquanto isso irvine perdeu o controle de sua ferrari e acertou mika salo que acabou batendo em mika hakkinen em um acidente triplo os tres abandonaram e a cinco minutos do final restavam apenas quatro carros na pista panis coulthard herbert e frentzen o que mais poderia acontecer desta vez nada talvez conhecendo o gp de 1982 e cientes do caos que ocorrera ate ali panis manteve a liderança coulthard decidiu nao arriscar herbert se manteve em terceiro e tudo acabou assim panis teve sua unica vitoria na f1 e a ligier vencia pela ultima vez gp do brasil 2003 galvao tinha razao quando repetia seu cliche sobre a imprevisibilidade que a chuva traz a interlagos tivemos ao menos dois gp caoticos por aqui — quem nao lembra de sebastian vettel na contramao em 2012 o mais louco deles contudo foi o de 2003 tao louco que começou com a pista alagada e terminou com o vencedor recebendo o caneco duas semanas depois naquele 6 de abril de 2003 a chuva forte acabou saturando o sistema de drenagem de interlagos e a pista acabou alagada charlie whiting entao diretor da prova adiou a largada em 15 minutos para esperar a agua baixar — o que nao aconteceu a largada entao foi feita com o safety car ditando o ritmo e sem ultrapassagens algumas equipes decidiram mudar a estrategia de corrida largando com o tanque cheio para nao fazer paradas devido ao enorme volume de agua as equipes tambem foram autorizadas a modificar o setup de suspensao e de asa mesmo assim os carros produziam um forte spray reduzindo drasticamente a visibilidade na pista para piorar a drenagem saturada acabou formando uma espessa lamina d agua na curva do sol aumentando o risco de aquaplanagem por ali o safety car foi recolhido na oitava volta quando a chuva parou e os pilotos puderam finalmente iniciar as disputas barrichello que largou na pole tentou defender a posiçao mas coulthard acabou o passando na freada para o s do senna webber e raikkonen o pressionavam na terceira e quarta posiçao respectivamente na 9ª volta nick heidfeld abandonou com um problema de lubrificaçao largou o carro na beira da pista para nao espalhar oleo no asfalto a primeira baixa da prova o caos se instalou de verdade a partir da volta 15 quando a pista começou a secar mas ainda tinha muita agua nos trechos com maior inclinaçao como a curva do sol foi justamente ali que justin wilson aquaplanou na volta 17 com o motor apagado ele teve que abandonar a corrida na volta seguinte uma falha na suspensao da jordan de ralph firman o levou a perder o controle do carro e quase acertar giancarlo fisichella no desvio ele bateu na traseira do carro de olivier panis arrancando a asa do toyota do frances o acidente provocou a entrada do safety car para a limpeza da pista o que bagunçou o grid novamente varios pilotos aproveitaram para reabastecer e trocar os pneus montoya quase bateu em trulli e alonso teve que parar duas vezes porque a renault errou os pneus trocados na primeira vez depois de cinco voltas o safety car voltou aos boxes e a corrida recomeçou para ver montoya deslizando sobre a agua na curva do sol em direçao a barreira de proteçao externa logo depois quando montoya ainda estava dentro do carro antonio pizzonia tambem aquaplanou e saiu na mesma direçao acertando a barreira e o carro de montoya aquela altura havia pouco mais de 1/5 da corrida e cinco carros/pilotos ja estavam fora duas voltas depois michael schumacher aquaplanou e saiu da pista na curva do sol enquanto um caminhao removia os carros de montoya e pizzonia para evitar a colisao ele parou na area de escape e a direçao da prova acionou o safety car pela terceira vez trocas de pneus e reabastecimentos feitos todo mundo embolado mais uma vez prontos para favorecer o acaso tres voltas depois o safety car foi recolhido e foi a vez de verstappen aquaplanar na curva do sol e abandonar a prova mais duas voltas e foi a vez de jenson button pagar o pato na mesma curva mais um safety car para embolar os carros que sobraram na pista — aquela altura somente 11 dos 20 que largaram numero que caiu para 10 depois que a ferrari de barrichello teve um problema nas linhas de combustivel e o forçaram a abandonar [caption id= attachment_338386 align= aligncenter width= 1252 ] encontro na curva do sol[/caption] a corrida acabou decidida na volta 54 quando mark webber tentou resfriar seus pneus passando por um trecho mais umido da pista rodou e bateu forte no muro espalhando pedaços do jaguar por todos os lados e causando a entrada do safety car pela quinta vez enquanto isso fernando alonso discutia pelo radio a estrategia de pneus para o restante da corrida e nao notou as bandeiras amarelas ele acabou acertando em cheio uma das rodas do carro de webber que havia se soltado e bateu forte na entrada da reta principal https //www dailymotion com/video/xur1e2 com dois carros destruidos na entrada da reta principal de interlagos e mais de 75% da distancia prevista ja coberta a direçao de prova encerrou a corrida com a bandeira vermelha encerrando o gp mais caotico dos ultimos tempos nao tao rapido meu chapa o jordan de giancarlo fisichella que terminou a corrida em primeiro ainda acabou pegando fogo no parc ferme porque nao houve tempo para o arrefecimento adequado do motor alonso que estava em terceiro lugar na volta anterior a bandeirada vermelha kimi raikkonen terminou em segundo acontece que por causa do caos havia pilotos na volta 56 na volta 55 na volta 54 e na volta 53 e o regulamento diz que a classificaçao considerada e a ordem dos pilotos duas voltas antes da volta na qual a corrida foi parada fisichella ja estava na volta 56 mas por um erro da cronometragem a direçao considerou as posiçoes da volta 53 em vez da volta 54 como fisichella so assumiu a ponta na volta 54 ele acabou subindo ao podio na segunda posiçao com kimi raikkonen no topo — e sem ninguem na terceira posiçao porque alonso estava no hospital so que o caos nao acabou ali na terça feira apos a corrida charlie whiting abriu uma investigaçao interna sobre o resultado porque os oficiais da fia nao estavam satisfeitos com os documentos de cronometragem apresentados pela tag heuer whiting desconfiava de um possivel erro e convocou uma reuniao com a tag heuer e tres fiscais de prova do gp do brasil naquela mesma semana com os documentos e depoimentos apresentados a fia ao final da reuniao a entidade declarou giancarlo fisichella o vencedor do gp do brasil de 2003 a mclaren optou por nao recorrer da decisao e participou da entrega do trofeu a fisichella realizada em uma cerimonia improvisada em imola na semana seguinte a decisao e duas semanas depois do gp do brasil foi a primeira vitoria de fisichella na formula 1 e tambem a ultima de um motor ford e da equipe jordan eua 1959 https //www youtube com/watch v=5fxgbbxse6q essa corrida começa estranha por ser em sebring na epoca um campo aereo onde se improvisava uma pista — como voce deve ter visto em ford vs ferrari a bagunça começou antes mesmo da corrida stirling moss se classificou na pole position com jack brabham em segundo e harry schell em terceiro o que ha de errado nisso bem o tempo que colocou harry schell em terceiro foi seis segundos mais baixo que a media de suas outras voltas estranho nao apesar do protesto dos outros corredores a organizaçao manteve schell na terceira posiçao mais tarde ficaria claro que schell havia encontrado um atalho na pista — dai seu tempo mais baixo ironicamente schell abandonou na quinta volta com um problema na embreagem instant karma gonna get you diz a famosa musica [caption id= attachment_338384 align= aligncenter width= 700 ] harry schell[/caption] moss largou na dianteira mas na mesma quinta volta em que schell perdeu a embreagem seu carro teve um problema na transmissao causado pelo piso irregular e um tanto saltitante de sebring e ele acabou fora aquela altura moss se juntava a schell e outros tres pilotos que tiveram problemas semelhantes no inicio da prova brabham assumiu a ponta com bruce mclaren logo atras os dois se mantiveram por ali durante toda a prova e no final tinham uma vantagem tao ampla sobre o restante do grid que brabham decidiu baixar o ritmo para que mclaren se aproximasse e os dois fizessem uma dobradinha para a cooper em terceiro vinha maurice trintignant tambem em um cooper mas inscrito por rob walker parece uma corrida normal nos anos 1950 com metade do grid abandonando e dois pilotos ganhando com facilidade nao o problema e que brabham e mclaren estavam devegar mas trintignant nao estava e ao final da ultima volta ele vinha a apenas quatro segundos atras de brabham a duas curvas do final o motor climax do cooper de brabham começou a engasgar e apagou pane seca mclaren sem entender logo de cara tirou o pe e viu brabham acenando desesperadamente para que ele continuasse a corrida foi quando ele se deu conta de que precisava vencer a prova para que brabham tivesse a chance de ser campeao mclaren acelerou e chegou na ponta com trintignant em segundo brabham contudo precisava cruzar a linha de chegada por seus proprios meios para manter a liderança no campeonato — tony brooks o outro piloto que estava no pareo pelo titulo aquela altura estava mais de tres minutos atras de brabham mas ainda estava correndo o jeito foi empurrar o cooper pelo restante do circuito brooks acabou ultrapassando brabham e ficou com a terceira posiçao dois minutos depois brabham cruzou a linha empurrando o cooper e conseguiu a quarta posiçao com tres voltas de vantagem sobre o quinto colocado a pontuaçao lhe garantiu a soma necessaria para conquistar seu primeiro titulo spa 1998 o gp da belgica começou com o dominio das mclaren sobre a ferrari algo que havia permitido a mika hakkinen abrir uma vantagem de sete pontos sobre michael schumacher aquela altura do campeonato ironicamente nenhum dos dois terminaria aquela corrida isso porque chovia copiosamente em spa naquele domingo e mesmo com a forte chuva a fia achou que seria seguro começar a prova sem o safety car para controlar as coisas em uma largada disputada david coulthard se excedeu e acabou rodando e acertando o muro ao lado direito da pista com um forte spray e visibilidade reduzida voce ja sabe o que aconteceu nao uma reaçao em cadeia raramente vista na formula 1 foram 11 carros envolvidos no acidente https //www dailymotion com/video/x505h6h como o acidente aconteceu na largada ela foi anulada e uma nova largada foi organizada quatro equipes tiveram seus dois carros afetados e com apenas um carro reserva quatro pilotos acabaram fora da relargada — olivier panis rubens barrichello ricardo rosset e mika salo somente hakkinen schumacher e seu irmao ralf villeneuve damon hill e esteban tuero escaparam ilesos do caos a relargada aconteceu uma hora depois da primeira largada e ja começou com uma improbabilidade damon hill assumia a ponta da corrida — algo que nao acontecia desde a temporada anterior hakkinen e schumacher brigavam pela segunda posiçao na primeira curva quando o finlandes perdeu o controle do carro e foi acertado pela sauber de johnny herbert https //www dailymotion com/video/x47tflk ainda na primeira volta coulthard se envolveu em outro acidente agora com alexander wurz — que levou a pior e abandonou a corrida enquanto coulthard seguiu embora na ultima posiçao os dois acidentes provocaram a entrada do safety car algo que na pratica resultou em mais uma relargada com o carro de segurança recolhido hill seguia na ponta enquanto schumacher se mantinha em sua cola na oitava volta schumacher passou hill na bus stop schumacher conseguiu abrir uma vantagem de quase 40 segundos e estava prestes a dar uma volta sobre coulthard sim ele de novo o diretor da ferrari na epoca jean todt ja havia ido ate os boxes da mclaren para garantir que coulthard nao atrapalharia o ritmo do alemao o problema e que coulthard demorou um pouco para permitir a passagem e so foi fazer isso na descida para a pouhon coulthard tirou o pe para diminuir a velocidade mas sem sair totalmente do traçado com o spray denso atrapalhando a visao schumacher juntou a traseira de coulthard a colisao arrancou a roda dianteira direita da ferrari e a asa traseira da mclaren os dois conseguiram voltar para os boxes mas schumacher desceu do carro e foi correndo ate a garagem da mclaren para arrancar alguma satisfaçao de coulthard com o acidente de schumacher hill assumiu a liderança a frente do outro schumacher ralf tambem da jordan na mesma volta do acidente de schumacher e coulthard eddie irvine havia rodado e batido acabando com qualquer chance da ferrari naquela corrida na volta seguinte giancarlo fisichella acertou a traseira de shinji nakano e seu benetton acabou sem as duas rodas dianteira e foi parar no pitwall onde pegou fogo o acidente provocou a entrada do safety car o que acabou favorecendo damon hill que pode parar e manter a dianteira aquela altura restavam apenas seis carros na pista como os seis primeiros pontuava coulthard e nakano voltaram a pista com cinco voltas a menos que o lider hill depois de consertar seus carros para tentar conquistar algum ponto caso houvesse mais algum acidente ou abandono felizmente tudo continuou como estava e damon hill venceu a prova foi a 22ª e ultima vitoria de hill e a primeira vitoria da jordan na formula 1
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