um dos lançamentos mais importantes do salao de frankfurt 2019 foi o honda e apesar do nome problematico na hora da de escrever ansioso pelo dia em que os carros eletricos terao nomes normais o carrinho e deveras interessante o honda e faz parte de um movimento recente entre os carros eletricos ele tem um design mais tradicional mais parecido com um carro normal que nao grita ei pessoal estou dirigindo um carro eletrico e isto e otimo e assim que deve ser claro ele tem cameras no lugar dos retrovisores a fim de melhorar sua eficiencia aerodinamica e consequentemente reduzir o consumo de energia mas fora isto se alguem trocasse aquela seçao em preto brilhante na dianteira por uma grade de verdade poderiamos ate acreditar que debaixo daquele capo pulsa um bom e velho motor a combustao interna alias se a honda colocasse um motor downsized ali que tal o 1 5 turbo de 173 cv do hr v eu ja encomendaria o meu de algum jeito obviamente a honda nao tirou do vacuo o visual retrofuturista do pequeno hatchback ele tem uma inspiraçao bem definida em um carro que tambem foi pioneiro o primeiro de todos os honda civic fora a evidente conexao estetica entre ambos ha a importancia historica que eles tem o honda e sera o primeiro carro eletrico dedicado da honda ele nao sera acessivel mas tem a proposta de ser um carro urbano estiloso pratico economico e altamente tecnologico e quase como um eletrico de imagem feito para impressionar como previa do futuro que nos aguarda logo ali; mas tambem para nos conquistar pelo que ele tem de familiar o acabamento em madeira o design quadradinho os farois e lanternas redondos como em muitos carros dos anos 1970 o tecido dos bancos e como se a honda dissesse o futuro esta ai e e incrivel mas ele nao e tao diferente do passado fiquem tranquilos da mesma forma o primeiro civic marcou uma revoluçao na honda em 1972 ele foi o primeiro carro normal e nao um kei car com restriçoes de tamanho peso e potencia feito pela honda a ser bem sucedido o carro que mostrou ao mundo que a honda era mais do que motos estilosas e minicarros para o mercado domestico japones e claro que desde o inicio a honda mostrou que tinha potencial para fazer bons carros o primeiro automovel de passeio fabricado pelos japoneses foi um esportivo bem bacaninha o honda s500 um roadster inspirado no que havia de melhor no reino unido equipado com um quatro cilindros de 531 cm³ e 45 cv a 9 500 rpm com traçao traseira e apenas 680 kg dizem que ele era uma delicia de guiar e ainda chegava aos 130 km/h tanto que nos anos seguintes ele deu origem aos sucessores s600 e ao s800 que usavam a mesma receita mas tinham motores maiores depois em 1967 veio o honda n360 o primeiro honda nao esportivo ele era um pequeno seda de dois volumes mais ou menos como o mini original equipado com um minusculo dois cilindros de 354 cm³ e 31 cv ele so conseguia chegar aos 105 km/h o que era bem pouco mas suficiente para uso urbano no japao em 1969 exatos 50 anos atras ele se tornou o primeiro carro da honda importado oficialmente para os estados unidos embora se chamasse n600 e tivesse um motor maior de 598 cm³ e 45 cv sua velocidade maxima era 130 km/h um numero mais aceitavel para os padroes ocidentais no entanto o honda n600 ainda era um carro pequeno e fraco demais para ganhar o mundo e foi por isso que a honda o pegou como ponto de partida para criar o civic a ideia era simples e engenhosa ampliar a competente plataforma do n600 em todas as dimensoes assim o honda civic tinha 3 551 mm de comprimento 1 505 mm de largura e 1 327 de altura alem de 2 200 mm de entre eixos para efeito de comparaçao o n600 tinha so 2 995 mm de comprimento 1 295 mm de largura e 1 346 mm de altura com exatos 2 000 mm de entre eixos claro o civic ainda era um carro muito pequeno para os padroes da epoca porem era este o tamanho padrao visualmente o honda civic original era como uma versao maior do n360/n600 com o mesmo perfil de dois volumes e a mesma identidade visual porem com farois menos saltados acima do capo a semelhança do honda e com o classico e discreta nao uma tentativa de emular o passado mas sim homenagea lo usando elementos seguramente modernos e o sweet spot do design retro a carroceria podia ser seda de duas ou quatro portas novamente de dois volumes ou hatchback de duas ou quatro portas no interior a similaridade com o honda e fica mais evidente o design em dois andares do painel de instrumento o acabamento em madeira e o desenho dos bancos sao claras referencias bem como a cabine arejada graças a area envidraçada generosa o motor por outro lado tecnicamente dobrou de tamanho eram 1 170 cm³ e quatro cilindros com montagem transversal acoplado a uma caixa manual de quatro marchas com cerca de 50 cv ele nao estava muito distante em potencia do que se veria no segmento ate o inicio dos anos 2000 e era suficiente para manter velocidades seguras em rodovia com a ocasional esticada https //www youtube com/watch v=rpdipdewd8q ja em 1972 o civic começou a ser vendido no reino unido onde a mao inglesa facilitava a adaptaçao ao novo mercado em 1973 o civic com o volante do lado esquerdo começou a ser vendido oficialmente nos estados unidos onde era vendido apenas como hatch a estreia do civic nos states coincidiu com a chegada de um novo motor o de serie com 1 237 cm³ e 52 cv seguido de um motor 1 5 1 488 cm³ de 53 cv em 1955 este motor trazia no cabeçote o inovador sistema cvcc de compound vortex controlled combustion traduzindo combustao controlada por vortice composto na pratica isto queria dizer que alem das valvulas de admissao e escape normais cada cilindro tinha uma valvula de admissao extra menor proxima a vela de igniçao https //www youtube com/watch v=qimj5xlgccq por ela entrava uma mistura ar combustivel mais mais rica do que aquela que ocupava o restante do cilindro o efeito disto era uma combustao mais eficaz que aproveitava a totalidade do combustivel dentro do cilindro reduzia emissoes e aumentava a eficiencia o efeito do cvcc era tal que o motor sequer precisava de um catalisador para passar nos testes promovidos pelo governo americano o elevado padrao de construçao e acabamento do honda civic os motores economicos e modernos a robustez tipica dos carros japoneses e o preço acessivel faziam dele o carro perfeito para o mercado norte americano pos crise do petroleo ele chegou na hora perfeita e conseguiu desbancar ofertas locais feitas por fabricantes acostumadas com automoveis grandes sofisticados e beberroes mas o publico sabia o que era mais vantajoso e modelos como o chevrolet vega e o ford pinto nao conseguiram o mesmo sucesso em certo ponto o civic fez nos eua dos anos 1970 o mesmo que o fusca havia feito na decada anterior e ele ate virou astro de cinema em loucademia de policia police academy o classico da sessao da tarde lançado em 1984 o enorme moses hightower tem aulas de direçao em um civic um carro que mal consegue acomodar seus 2 01 metros de altura https //www youtube com/watch v=em2rxxtlirm claro seria injusto dizer que o honda civic foi o unico responsavel por isto na verdade ele foi parte de um fenomeno chamado invasao japonesa uma onda de importados que tambem colocou o toyota corolla e o datsun 510 nas ruas dos eua nem mesmo um recall por problemas de corrosao que atingiu quase 1 milhao de unidades manchou sua reputaçao na verdade a honda mostrou saber lidar bem com este tipo de situaçao oferecendo a troca gratuita dos para lamas ou o reembolso aos clientes [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 238876 238877 ] em 1975 começou a ser oferecida uma perua de quatro portas equipada com o motor cvcc apenas no japao era o primeiro indicio de que o honda civic daria origem a uma familia maior com outras opçoes de carroceria e nos eua o hatch de quatro portas começou a ser vendido em 1977 paralelamente a honda começou a fabricar um carro maior e mais luxuoso o honda accord que serviu de inspiraçao para a segunda geraçao do civic lançada em 1979 a honda com uma abordagem mais sofisticada quer repetir o fenomeno com o honda e se eles vao conseguir vamos ter que esperar alguns anos para saber
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