hoje o mercedes benz g wagen e um acessorio de estilo para quem bem nao ha outra forma de dizer isso e bem cafona e um festival de cromados e luxo em um jipe quadradao feito para chamar atençao apenas uma aberraçao veicular que tem seus fas claro mas que deixa gente que gosta de ser discreto perplexo mercedes amg g63 o mais engraçado e que o carro foi criado para a mais seria das aplicaçoes a militar veiculos militares nao sao feitos para o luxo e sim para funcionalidade; nao devem chamar atençao para si na verdade frequentemente sao camuflados para desaparecerem no ambiente onde estao eficiencia para uma dada especificaçao tecnica e seu mote nunca tem motores 4 vezes mais potentes do que o veiculo pode efetivamente usar como e o caso das versoes amg do gelandewagen moderno de rua versao amg do g class mesmo tanto tempo depois de aparecerem sao coisas estranhas de verdade vamos um dia nos acostumar com elas mas hoje vamos lembrar dessa origem militar do carro uma que o coloca em um patamar mais adulto e sem frivolidades e mostra suas reais qualidades mas para isso temos que deixar a mercedes de lado um pouco e ir ate outro lugar g class de guerra nossa historia começa hoje nao na alemanha mas na austria e nao na mercedes benz mas na empresa austriaca chamada steyr daimler puch s d p a sdp e um amalgama de tres companhias austriacas famosas em seu pais de origem aqui no brasil nosso principal contato com alguma delas se da pelas motonetas puch maxi fabricadas aqui pela motovi a partir de 1972 mas a empresa obviamente era bem mais que apenas uma fabrica de motonetas a puch começou com bicicletas antes mesmo do advento do automovel e fabricou as ao lado de motocicletas de todo tipo e automoveis ate se juntar com a austro daimler em 1928 e dali em diante passou a se concentrar em motocicletas e bicicletas austro daimler empresa que nasceu como tantas outras licenciando os daimler na virada do seculo nesse tempo fabricava carros de alto valor projetados por um certo ferdinand porsche ja a steyr era o elo mais forte deste trio foi fundada em 1864 como fabricante de rifles e a manufatura de armas de fogo de qualidade se tornou seu maior negocio e motivo de crescimento especialmente durante a primeira guerra mundial ao final do conflito ja empregava 14 000 pessoas mas expandindo a empresa começou a produzir bicicletas tambem a partir de 1894 em setembro de 1917 steyr recruta hans ledwinka um dos maiores engenheiros automotivos do seculo xx para entrar no novo e promissor negocio de automoveis o primeiro carro steyr o tipo ii 12/40 apareceu em 1920 em 1934 a steyr se junta a daimler puch para formar a steyr daimler puch puch 650 tr ii no pos guerra entra num acordo para produzir carros da fiat sob licença para venda na austria apenas na alemanha existia a nsu fiat na frança a simca e o resto do mundo a fiat italiana supriria um acordo que limitava severamente o futuro da empresa os orgulhosos austriacos usavam motores proprios porem o puch 500 de 1957 por exemplo era um fiat nuova 500 mas equipado com um motor puch bicilindrico contraposto refrigerado a ar ohv com camaras de combustao hemisfericas quem experimentou ambos na epoca gostava mais do puch que do fiat com ate 660 cm3 e quase 30 cv era bem mais veloz a versao esportiva 650 tr ii tinha 41cv e deva muito trabalho para os fiat abarth em pista e campeao europeu de rali em 1967 o puch 500 era na verdade um carro mais caro mas ainda assim muito bem construido e seu motor uma pequena joia giradora suave e indestrutivel o genial haflinger ao retornar a viena em 1950 o filho de hans ledwinka erich juntou se o antigo empregador de seu pai a steyr daimler puch sdp como engenheiro de teste de motores e chassi a partir de 1952 seu pai tambem volta a sdp como consultor para um ultimo projeto juntos fizeram o incrivel haflinger lançado em 1959 era um pequeno 4×4 militar com o bicilindrico contraposto puch traseiro chassi com espinha dorsal suspensoes independentes de alta articulaçao rodas com reduçao para aumentar vao livre e uma levissima carroceria de cabine avançada um off road quase perfeito o haflinger nome vem de uma raça de cavalos pequenos e fortes pesava 600 kg e carregava 500 kg de carga; tinha apenas tres metros e meio de comprimento e um e meio de largura ia absolutamente a qualquer lugar feito uma mula motorizada impossivel de parar um veiculo excepcional uma verdadeira lenda rural dos rincoes remotos da europa no meio dos anos 1970 porem ao tentar criar um substituto moderno para o pequeno haflinger percebe que nao poderia faze lo sem um parceiro o que nos leva de volta a stuttgart unterturkheim o g class civil original o interesse da mercedes benz nesse tipo de veiculo parece ter começado por uma sugestao do xa do ira mohammad reza pahlavi para mercedes ainda nos anos 1960 no inicio dos anos 1970 o exercito alemao procurava um novo veiculo leve; sua ideia era substituir o dkw munga o nosso dkw vemag candango em versao militar que usava entao a escolha como sabemos acaba com o vw iltis efetivamente um munga modernizado como ja contamos aqui https //flatout com br/dkw candango vw iltis e a origem do audi quattro/ mas para entrar nessa jogada a daimler benz e a sdp entram numa joint venture chamada gelande fahrzeug gesellschaft gfg para desenvolver justamente um concorrente para esta licitaçao explica se assim entao o motivo do g class ter se tornado um carro civil conhecido e o iltis tenha permanecido nos quarteis com a marca puch o g class que resultou da joint venture em 1979 nao era algo nas tradiçoes de cabine avançada da s d p mas sim um jipe tradicional afinal de contas uma grande parcela das forças militares do mundo achava o haflinger muito pequeno e fragil e a mercedes benz queria um jipe a mercedes forneceria componentes importantes como os motores e daria input durante o desenvolvimento do carro mas o projeto seria todo conduzido pela s d p que forneceria a tecnologia de seus diferenciais bloqueaveis individualmente pelo motorista tambem este item era realmente util no fora de estrada e os carros da marca eram famosos por isso chassis do g class a produçao do novo veiculo ficou na fabrica da s d p na cidade austriaca de graz todas as chapas eram estampadas ali a carroceria pintada e o carro todo montado e finalizado a caixa de transferencia central e o chassi tambem eram fabricados pela marca austriaca da mercedes benz em stuttgart vinham os motores as transmissoes e os eixos no acordo tambem se decidiu onde as marcas atuariam na austria suiça iugoslavia e os antigos paises comunistas o carro teria marca puch no resto do mundo seria um mercedes benz o g class de marca puch durou de 1979 ate o ano 2000 peugeot p4 a perda do contrato do bundeswehr foi ruim mas havia outro mercado militar neste inicio a peugeot e a mercedes entraram num acordo para que uma versao francesa pudesse ser produzida para o exercito frances chamada de peugeot p4 usava motores a gasolina e diesel de quatro cilindros da peugeot peugeot p4 a peugeot instalava o motor e a transmissao do peugeot 604 no carro; tambem instalava os sistemas eletricos e pintava o carro o restante foi feito pela mercedes a fabrica em sochaux realizou a montagem final o primeiro prototipo foi testado em 1978 dando inicio a uma longa serie de testes e ensaios ate aprovaçao o exercito frances encomendou 15 000 p4s versoes a gasolina e diesel; em 1981 o pedido foi reduzido para 13 500 unidades com a reduçao do efetivo do exercito a primeira encomenda militar para o veiculo de marca mercedes benz o exercito da austria encomendou o carro tambem mas com marca puch claro veio de um lugar inisitado mas nao totalmente inesperado da argentina o pais tem longa tradiçao com caminhoes e carros da marca alema e entao debaixo de ditadura militar investia em equipamentos belicos modernos como o novo jipe mercedes mais dessa historia mais adiante a mula motorizada kraka em meados da decada de 1980 o bundeswehr voltou a procurar um veiculo desse tipo agora para substituir o iltis mas queria mais queria numa mesma jogada que substituisse tambem a mula mecanica kraka e o vw tipo 181 o jipe vw com motor arrefecido a ar que em versao civil se chamava the thing https //flatout com br/a coisa o jipe vw que quase veio ao brasil/ desta vez no inicio da decada de 1990 a decisao recaiu sobre a daimler benz ag que havia se candidatado com o mercedes benz 250 gd da serie w 460 o pedido incluia a entrega de 12 500 veiculos apos uma competiçao para encontrar um nome dentro da bundeswehr o novo veiculo recebeu o nome interno wolf e ate hoje o nome generico dado a todo g class militar mesmo antes de ser introduzido nas forças armadas alemas o exercito suiço decidiu em 1982 introduzir o classe g alem disso o classe g tambem foi introduzido por muitas autoridades de segurança como a policia federal de fronteiras hoje policia federal em 1980 com o tempo o classe g chegou a mais de 20 exercitos e varias agencias de segurança e ate hoje a mercedes se dedica a fazer versoes militares do carro o jipe duas portas militar original de 1979 era um 240gd; usava o mesmo quatro em linha om616 do seda 240 d um quatro em linha diesel sem turbo de 2399 cm³ e apenas 72 cv a 4400 rpm e 14 mkgf a 2400 rpm o 250 gd militar de 1990 era uma perua fechada agora e usava a versao de cinco cilindros em linha do mesmo motor o om602 de 2 5 litros e 85 cv o 240 gd media 2400 mm de entre eixos e pesava ao redor dos 1700 kg; o 250 gd perua media 2 850 mm de entre eixos e pesava quase duas toneladas; ambos chegavam a mais de 110 km/h mas como voce pode imaginar com muito esforço e tempo envolvidos mas iam a qualquer lugar eram faceis de dirigir e praticamente inquebraveis os g class militares na inglaterra vale contar aqui uma historia interessante sobre os g class que eventualmente acabaram em uso por militares ingleses como ingleses comprariam g class ao inves de seus famosos land rovers facil eles nao os compraram sao veiculos capturados nas ilhas malvinas durante a guerra em 1982 eram veiculos dos militares argentinos e entao da primeirissima batelada de g class militar fabricados em 1981 os g class nas ilhas malvinas/falklands a guerra das malvinas falklands para os ingleses foi um grande sucesso militar ingles e um grande fracasso argentino; uma guerra de verdade com ambos os lados bem equipados e motivados a junta militar argentina que entao governava o pais achava que a inglaterra em contençao de orçamento militar nunca tentaria rever as pequenas ilhas oito mil milhas distantes e as invadiram e tomaram subestimaram o fato de que a inglaterra e uma naçao de enorme tradiçao militar e se provocada pode responder de forma incrivel foi o que aconteceu uma força tarefa gigante retomou as ilhas apos dez semanas de conflito toda sorte de equipamento militar argentino foi capturado nas ilhas com a rendiçao e a retomada do controle britanico; avioes helicopteros barcos e muniçao mas tambem veiculos e entre eles 20 jipes mercedes benz 240 gd novinhos no final da guerra ha sempre o butim; varios desses jipes foram secretamente enviados para casa por uma unidade britanica especifica para uso geral; muitos deles aparecem ainda hoje a venda na europa como carros antigos embora nao sabamos como foram documentados sabe se que a base da raf em cosford ainda tem um e o fleet air arm museum tambem tem um em exposiçao conta a lenda que uma unidade militar britanica que deve permanecer anonima posteriormente solicitou ao dvla a autoridade britanica de licenciamento de veiculos na inglaterra uma permissao para emplacar o carro mas seu jipe nao tinha absolutamente nenhuma papelada e nao pode ser registrado a unidade entao resolveu ir na fonte para conseguir os documentos contatou a mercedes benz em stuttgart a mercedes identificou o carro e contou para os militares ingleses que os argentinos nunca havia terminado de pagar pelos jipes entao tecnicamente ainda eram propriedade da empresa; por favor paguem por ele ou o devolvam do outro lado do telefone os militares de elite recem retornados de uma guerra de verdade cairam na gargalhada responderam daquela forma bem inglesa bom meu caro senhor nossa base fica em deu o endereço completo da base inglesa voces sao bem vindos aqui para tentar capturar ele de volta estamos esperando e o sentinela ja foi avisado
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