nesta semana o mustang completou 60 anos de estrada mas esta historia poderia ter sido diferente — ou talvez sequer existir ate hoje — se a ford tivesse seguido adiante com seus planos para o pony car no final dos anos 1980 transforma lo em um esportivo japones pois foi quase isso o que aconteceu no inicio dos anos 1990 quando a ford começou a planejar o sucessor do mustang de terceira geraçao tambem conhecido como fox body aquela altura a ford ja havia transformado o mustang fox em um carro mais interessante dando um pouco mais de potencia ao motor v8 de cinco litros e criando uma interessantissima versao 2 3 turbo — que mais tarde seria a base historica para o atual mustang ecoboost o mustang turbo por ser um carro mais leve e equilibrado e com praticamente a mesma potencia do desajeitado gt v8 de 5 litros poderia ser uma direçao para o futuro do esportivo aqui e importante lembrar que nos anos 1980 os cupes japoneses começaram a se consolidar nos eua como o mazda rx 7 o nissan z e o mitsubishi starion que foi vendido tambem sob as marcas da chrysler no mercado americano isso sem contar que o dodge charger havia sido transformado em um cupe de traçao dianteira os muscle cars como conhecemos pareciam nao ter mais espaço no mundo aquela altura dos anos 1980 [caption id= attachment_361817 align= aligncenter width= 2048 ] dodge conquest um mitsubishi starion com sotaque americano[/caption] talvez a ford ainda nao tivesse noçao da importancia do nome e da marca mustang e de tudo o que ele representava nos anos 1960 ele foi um dos grandes responsaveis pelo surgimento dos muscle cars e pony cars tornou se um heroi das corridas de arrancada e mostrou que podia ser um bom carro de corrida com a ajuda de carroll shelby mas no inicio dos anos 1980 ele era apenas uma sombra de seu passado sem um grande apelo como o do corvette que havia conseguido se manter como o heartbeat of america mesmo apos a crise do petroleo o mustang rodava pelo mesmo caminho do thunderbird era preciso evitar isso a ford entao lançou mao de uma fiel parceira a mazda de 1975 a 2015 as duas empresas tinham uma relaçao muito proxima em 1975 a ford comprou 7% da mazda participaçao que aumentou ao longo dos anos ate chegar a 33 3% em 1996 as duas compartilhavam recursos tecnicos os motores zetec duratec e sigma da ford por exemplo foram projetados com uma boa ajuda da fabricante japonesa havia tambem o mazda 121 vendido na asia nos anos 1990 que era um ford fiesta rebatizado e a mazda b series que era uma ranger com olhos puxados naquela epoca a mazda vinha fazendo relativo sucesso nos eua com o cupe mazda mx 6 cupe de traçao dianteira com motor de quatro cilindros e apelo esportivo que custava pouco e nao decepcionava em dinamica para a ford era exatamente assim que o mustang precisava ser naquele momento entao o novo mustang seria baseado no mx 6 simplesmente uma nova carroceria seria desenhada em volta da plataforma gd da mazda e o novo mustang aproveitaria cerca de 60% de seus componentes o trabalho começou no fim de 1982 com o designer toshi saito encarregado de criar as linhas do novo mustang foi um trabalho que durou quase um ano e em setembro de 1983 a equipe da mazda tinha um prototipo em escala criado a partir de varias ideias selecionadas pela cupula da ford no entanto de ultima hora os americanos exigiram algumas mudanças no visual do carro especialmente na dianteira pois havia ficado japones demais a revisao estetica adicionou mais dois meses ao prazo e o desenho final foi entregue a ford em dezembro de 1985 tudo estava pronto para que o novo mustang começasse a ser produzido em 1990 contudo algo nada surpreendente aconteceu quando a decisao de se fazer um mustang de traçao dianteira virou noticia os admiradores do pony car se manifestaram em cartas para a ford criticando a manobra em resposta as manifestaçoes a ford deu inicio ao desenvolvimento de uma nova reestilizaçao para o mustang que foi concretizada em 1990 e passou a desenvolver uma nova geraçao de traçao traseira com o motor longitudinal dianteiro como em todo mustang ate entao foi o bastante para dar um sopro de vida ao pony car cuja evoluçao culminou no primeiro de todos os mustang svt cobra r primeiro modelo da recem inaugurada special vehicle team o cobra r tinha um v8 windsor de cinco litros e 238 cv reforços estruturais e perdia equipamentos para chegar aos 1 417 kg 40 kg a menos apenas 107 exemplares do mustang svt cobra r foram fabricados em 1993 em 1994 o mustang foi totalmente reformulado para sua quarta geraçao o resto como dizem e historia e o novo mustang o projeto ja estava avançado demais para ser cancelado e entao depois que a poeira baixou o carro foi lançado como ford probe ironicamente o probe foi fabricado na unidade de detroit onde o mustang e feito desde 2005 o nome vinha de uma serie de cinco carros conceituais apresentados entre 1979 e 1985 ford probe i ii iii iv e v assim em algarismos romanos mesmo criados pelo estudio italiano ghia os conceitos tinham a proposta de unir elegancia e modernidade eram carros diferentes mas tinham caracteristicas em comum como a traseira kamm com um corte abrupto e vertical e rodas traseiras cobertas [gallery columns= 2 link= file type= grid size= medium ids= 154840 154841 154842 154843 ] o redesign da dianteira nao adiantou muito na verdade o probe ainda tinha cara de carro japones ate porque os farois eram os mesmos do mazda rx 7 fc penultima geraçao do classico esportivo com motor wankel o painel de instrumentos tambem era emprestado da mazda e podia ser digital na versao de luxo lx https //www youtube com/watch v=j_ssn4oc5b0 o motor era um quatro cilindros de 2 2 litros que podia ser naturalmente aspirado ou turbinado com 110 cv e 145 cv respectivamente; ou um v6 naturalmente aspirado de tres litros e 140 cv passado o susto com a mudança que acabou nao acontecendo no mustang o probe foi bem aceito pelo publico e ate ganhou uma segunda geraçao que foi lançara em 1993 mas como ainda mais parecida com um esportivo japones so durou ate 1997 ja o mustang
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