nao ha criterio cientifico para definir isto mas temos quase certeza de que a fabricante mais luxuosa do mundo e a rolls royce ao menos entre os carros produzidos em serie o rolls royce phantom por exemplo e leviata com um v12 de 6 75 litros e 571 cv quase seis metros decomprimento e mais de 2 7 toneladas na versao de entre eixos longo cada exemplar e equipado com uma infinidade de amenidades de serie e mais uma porçao de opcionais feitos para pessoas exigentes endinheiradas e extravagantes materiais nobres dominam o interior madeira couro e metal da melhor qualidade e por algumas dezenas de milhares de dolares a mais e possivel ter ate mesmo um ornamento de capo folheado a ouro ou diamantes no forro do teto a imagem a reputaçao e a tradiçao da rolls royce como fabricante de carros grandes potentes e luxusos foi construida ao longo de decadas começando nos primeiros anos do seculo 20 a empresa foi fundada em 1904 e colocou seu primeiro automovel nas ruas em 1906 ambas as partes charles rolls e henry royce cuja parceria deu origem a fabricante ja tinham experiencia com o ramo de forma bem abrangente charles rolls vendia carros disputava corridas e foi um dos pioneiros da aviaçao henry royce ja fabricava automoveis desde o fim dos seculo 19 e os conhecimentos de ambos ajudaram a rolls royce a ficar conhecida logo nos primeiros anos como a fabricante de alguns dos carros mais confiaveis velozes e avançados de seu tempo e se naquela epoca todo carro era considerado artigo de luxo os rolls royce estavam um nivel acima no entanto em 1914 a rolls royce assim como varias outras fabricantes teve de dar um tempo nos carros para dedicar se a guerra o governo britanico encomendou a eles um motor aeronautico que viria a se chamar rolls royce eagle para uso nos avioes da força aerea britanica como contamos recentemente o fato de o primeiro aviao a realizar um voo transatlantico ininterrupto usando dois motores rolls royce ajudou bastante a construir sua boa fama o primeiro motor ficou pronto em 1915 e mais de 4 600 unidades foram produzidas nos anos seguintes no entanto o motor v12 eagle nao foi o unico produto da rolls royce a fazer historia no serviço militar isto porque o primeiro automovel da tradicional fabricante britanica tambem se alistou e tambem se tornou pioneiro o primeiro rolls royce se chamava 40/50 h p batizado assim por causa da formula de potencia fiscal empregada no reino unido no entanto seu motor seis cilindros de sete litros entregava ate 80 cv dependendo do ano uma das razoes pelas quais o 40/50 h p passou a ser chamado de silver ghost uma curiosidade o primeiro silver ghost foi o carro de chassi nº 60551 o 12º a sair da fabrica em 1907 ele foi usado pela rolls royce para divulgaçao e demonstraçao do 40/50 h p e por isto ganhou notoriedade e por sua pintura prata que era incomum na epoca o nome silver ghost evoca um carro grande intimidador mas tambem silencioso e elegante contudo o primeiro rolls royce tambem era uma maquina de guerra a criaçao do primeiro motor aeronautico pela rolls royce e um fato amplamente conhecido mas nem todo mundo sabe que alem do v12 eagle o reino unido tambem encomendou a rolls royce um veiculo blindado e o silver ghost foi usado como base para ele batizado simplesmente rolls royce armoured car o veiculo compos a primeira frota de carros blindados utilizada pelo reino unido a ordem de serviço para que os chassis fossem convertidos foi emitida em setembro de 1914 ao longo de um mes foi projetada uma carroceria blindada com estrutura reforçada e uma torre de artilharia giratoria a torre era equipada com uma metralhadora vickers mki que usava projeteis de calibre 303 britanico 7 7x56 mm https //www youtube com/watch v=yilipe7q0mc o motor era exatamente o mesmo do silver ghost mas o desempenho era severamente reduzido pelo fato de todo o equipamento extra elevar o peso de cada veiculo para mais de quatro toneladas a traçao era traseira e as rodas de tras eram duplas a suspensao usava feixes de molas semi elipticas cada veiculo tinha autonomia de 240 km com um tanque de gasolina e a velocidade maxima era de 75 km/h ja em dezembro daquele ano foram entregues os tres primeiros veiculos ao royal naval air service rnas a marinha do reino unido cada base da rnas tinha 12 unidades em serviço mas ja em 1915 estas bases foram desfeitas e os rolls royce usados por elas foram transferidos para a frente ocidental na belgica; e para o oriente medio o coronel do exercito britanico arqueologo e escritor thomas edward lawrence mais conhecido como lawrence da arabia teve um esquadrao de nove rolls royce blindados a seu serviço para enfrentar os turcos e ele sempre falou muito bem do veiculo nos anos que se seguiram alem da marinha britanica a royal air force raf tambem utilizou o rolls royce armoured car no periodo entre guerras cada unidade militar ativada da força aerea tinha entre 12 e 18 unidades do blindado no total foram produzidas 120 unidades entre 1914 e 1917 depois disto a fabricaçao foi encerrada para que a rolls royce pudesse focar se nos motores aeronauticos cuja demanda era maior no entanto a fabricante continuou a realizar aperfeiçoamentos nos veiculos que ja haviam sido feitos como a instalaçao de torres mais modernas e leves assim os blindados da rolls royce permaneceram em serviço ate 1944 nada menos que 76 deles ainda estavam ativos no inicio da segunda guerra mundial em 1939 dos exemplares que serviram em conflitos alguns deles foram desmontados e vendidos em peças como os 13 que participaram da guerra civil irlandesa outros 34 deles que serviram na turquia e no iraque foram modificados com componentes de outras fabricantes para prolongar sua vida util o que aos olhos dos admiradores do rolls royce armoure car foi um fim um tanto indigno para um veiculo tao importante na historia da fabricante ainda mais porque ele nao e tao conhecido como poderia ser https //www youtube com/watch v=2ilqneuekfq poucos exemplares sobreviveram a passagem das decadas existem um punhado deles em exibiçao em museus na europa e apenas dois deles estao em condiçoes operacionais com a carroceria original alguns deles tiveram os paineis de carroceria originais substituidos por replicas caso os mesmos nao pudessem ser restaurados
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.