o cenario cultural automobilistico e asfaltado por cliches de todos os tipos nao e algo necessariamente ruim; um velho amigo dizia sempre que cliches so existem porque tem um fundo de verdade voce sabe do que eu estou falando land rover e bomba ferrari pega fogo porsche velho te mata civic si nao tem freio toyota e carro de vovo ford ferve hyundai veloster e lerdo etc alguns cliches contudo sao simplesmente equivocados um bom exemplo e aquela velha historia de carro americano nao fazer curva ou so andar bem em linha reta ou so virar para a direita e um mito que ja foi desmontado meticulosamente em uma mini serie feita por este que vos escreve os americanos nao apenas fazem curvas como criaram um cenario que deu origem a nomes como carroll shelby phil hill ken miles dan gurney bob bondurant e mario andretti alem de promover algumas das corridas de endurance mais importantes da historia como a 12 horas de sebring a 24 horas de daytona os diversos gp de formula 1 voce pode ler esta serie aqui ou no link abaixo https //flatout com br/quem disse que os americanos nao fazem curvas parte 1/ agora e hora de verificar um outro cliche a aerodinamica de tijolo e a digamos simplicidade tecnica dos muscle cars voce sabe do que estou falando os muscle cars diferentemente dos sofisticados esportivos europeus e seus motores complexos sensiveis e temperamentais sao vistos como carros mais brutos sem frescuras um motor grande e potente uma carroceria produzida em serie — e em larga escala — e nada muito alem disso os motores v8 americanos por exemplo ate hoje usam comandos no bloco com valvulas acionadas por varetas ao menos os mais populares na europa os motores esportivos tem comando no cabeçote — isso quando nao tem comando duplo no cabeçote e eles sao giradores claro mas houve motores giradores e com comando no cabeçote nos eua a ford por exemplo tinha uma versao sohc com cabeçotes de aluminio do seu 427 fe o motor cammer que acabou banido da nascar devido a possivel escalada dos custos pelo desenvolvimento de motores como este — a chrysler queria fazer um dohc de 32 valvulas para enfrentar o ford depois nos anos 1990 a chevrolet lançou algumas variaçoes do seu v8 de bloco pequeno todo feito de aluminio e com comandos duplos nos cabeçotes ou seja ha mais de 30 anos que os americanos tem motores com a mesma configuraçao dos europeus um deles o lt5 tambem e girador a beça vai a 7 000 rpm para produzir 375 cv com suas 32 valvulas e quatro comandos isso claro sem contar os motores exclusivos de pista como os chevrolet de aluminio usados pela chaparral nos anos 1960 mas o que eu gostaria de trazer para a mesa e a questao da aerodinamica em especial um episodio ocorrido no final dos anos 1960 justamente na categoria que e o alvo preferencial dos detratores dos carros americanos a nascar a aerodinamica dos americanos a noçao de que o vento influenciava o desempenho dos carros surgiu com a busca por mais velocidade e um outro cliche dizer que na epoca nao se tinha noçao de aerodinamica como se os engenheiros do inicio do seculo 20 fossem menos observadores que os engenheiros de hoje e evidente que se sabia que o vento iria influenciar o desempenho dos carros — ate mesmo por que os conceitos basicos da aeronautica foram descobertos e dominados naquele mesmo periodo o primeiro tunel de vento por exemplo foi criado antes mesmo do automovel e dos avioes em 1871 a questao e que a aerodinamica que fazia os avioes voar era diferente da aerodinamica que permitiria aos carros andar mais rapidamente nao era uma questao de inverter a aerodinamica dos avioes como a aerodinamica moderna dos carros de corrida; os engenheiros e automobilistas nao queriam downforce eles queriam algo muito mais basico cortar o vento; impedir que ele freasse os carros e desperdiçasse a escassa potencia dos motores da epoca e por isso que logo nos anos 1910 surgiram os primeiros carros aerodinamicos modelos com corpo em forma de torpedo carroceria em forma de gota dianteira curvilinea a recursos que pela experiencia pratica da epoca apresentaram melhora no desempenho a questao e que a aerodinamica dos carros precisou esperar o surgimento da tecnologia para evoluir antes da criaçao dos sensores e da computaçao de dinamica dos fluidos tudo era feito por meio de tentativa e erro e horas de observaçao — o que resulta em uma evoluçao muito mais lenta e aqui entra a primeira informaçao que contesta o cliche da aerodinamica dos carros americanos o primeiro carro aerodinamico produzido em serie e larga escala foi o pontiac economy eight series 601 os europeus chegaram a fazer carros aerodinamicos na decada anterior mas nenhum deles colocou em produçao seriada como a pontiac fez em 1933 isso foi antes mesmo do lancia aprilia ou do mercedes benz t80 ou ainda do auto union typ c avus em 1934 a tatra lançou um modelo aerodinamico na europa o t77 mas naquele ano a chrysler foi alem e fez o airflow o primeiro carro projetado em tunel de vento depois vieram varios outros como o buick roadmaster o pontiac torpedo e o tucker 48 aquela altura contudo os conceitos aerodinamicos basicos para automoveis ja estavam bem difundidos em todo o mundo a toyota por exemplo fez seu primeiro carro aerodinamico em 1935 o que nao era conhecido e muito menos difundido eram os conceitos da aerodinamica avançada formas menos obvias que a gota como a traseira kamm proposta por wunibald kamm o engenheiro alemao descobriu que um corte abrupto na cauda longa da forma de gota resultaria em um rastro aerodinamico com o mesmo efeito de uma cauda longa — imagine o rastro deixado por um barco na superficie da agua e esse rastro nao permitiria o fluxo livre de ar perturbar as camadas limite evitando o arrasto aerodinamico o engenheiro era alemao mas quem aplicou isso em um modelo produzido em serie antes de todo mundo foi a nash tao americana quanto milkshake de caramelo com bacon que colocou no mercado o airflyte em 1949 como os carros aerodinamicos arredondados e em forma de gota a traseira tipo kamm logo se espalhou pelo mundo e foi copiada pelas fabricantes europeias o que os europeus fizeram antes dos americanos foi o uso de apendices aerodinamicos a mercedes foi a primeira em 1952 ela instalou um defletor no teto do 300sl de corrida w194 para auxiliar na frenagem do carro estabilizando a traseira em 1956 foi a vez da porsche que usou um aerofolio no 550 para produzir força vertical descendente a nossa conhecida downforce tudo claro ainda era muito experimental ainda na base de tentativa e erro em 1961 a ferrari inventou o spoiler traseiro ao fazer um pequeno ressalto na traseira da dino 196 sp — uma sugestao da carrozzeria fantuzzi responsavel pelo design do carro os americanos so entraram na corrida da aerodinamica nos anos 1960 mas foram pioneiros em quatro elementos spoilers dianteiros asas ajustaveis efeito solo e asas traseiras em carros de rua os tres primeiros foram primazia de jim chaparral seu 2a de 1965 trouxe duas aletas no pontiagudo bico do carro a ideia era criar resistencia aerodinamica sobre o bico que era demasiadamente afilado permitindo a passagem de um volume muito grande de ar por baixo dele os spoilers na pratica diminuiram o espaço entre o bico e o solo reduzindo o volume de ar sob o carro alem de aumentar a area frontal causando um arrasto benefico para a estabilidade da dianteira tres anos mais tarde o chevrolet camaro ss ganhava o primeiro spoiler dianteiro para as ruas para evitar a instabilidade da dianteira em altas velocidades esse problema afligia tambem o lamborghini miura que so ganhou seu spoiler em 1971 quando o svj foi lançado a chaparral ainda faria o 2c em 1966 que tinha uma asa traseira ajustada pelo piloto por meio de um pedal como o carro tinha cambio semi automatico sem pedal de embreagem o pe esquerdo ficava livre para operar este ajuste em 1970 foi a vez do 2j o modelo mais famoso da chaparral que tinha dois exaustores na traseira para sugar o ar sob o carro reduzindo a pressao na regiao e gerando downforce um ano antes em 1969 a dodge colocou nas lojas o daytona o primeiro carro produzido em serie a ostentar uma asa traseira em uma epoca na qual muitos supercarros sequer tinham spoilers certo miura os americanos colocaram uma asa num muscle car de rua e aqui chegamos ao ponto central desta materia os guerreiros alados lembra do motor cammer da ford que eu mencionei mais acima e que inspirou a dodge a projetar um dohc de 32 valvulas pois bem a chrysler levou o projeto ao pessoal da nascar e disse que tinha aquilo pronto para ser produzido caso a ford fosse autorizada a correr com o motor cammer 427 de comando simples no cabeçote temendo uma escalada orçamentaria na categoria os organizadores da nascar baniram os motores com comando no cabeçote — e foi assim que o cammer 427 acabou nas drag strips so que isso deu origem a uma nova disputa entre dodge e ford a batalha da aerodinamica com os motores limitados pelo regulamento as duas fabricantes começaram a dar mais atençao a aerodinamica de seus carros o resultado foram o ford torino talladega o mercury cyclone spoiler ii o dodge charger 500 o dodge daytona e mais tarde o plymouth superbird o primeiro deles foi o torino talladega ele era baseado no fairlane cobra sportsroof que era a versao fastback do modelo para melhorar a penetraçao aerodinamica a ford deu a ele uma dianteira mais baixa e mais aerodinamica com a grade menos destacada que no fairlane e um para choques remodelado para ficar mais proximo da carroceria e da grade ao mesmo tempo ficar mais alongado e proximo ao solo como um spoiler dianteiro o para choques na verdade era um para choques traseiro que foi adaptado na dianteira o carro ainda teve suas caixas de ar laterais rebatidas para reduzir a altura de rodagem em 25 mm sem infringir as regras da nascar isso auxiliou na estabilizaçao pela aerodinamica alem de reduzir o centro de rolagem do carro o mercury cyclone spoiler ii passou pelas mesmas modificaçoes na dodge as mudanças foram semelhantes os elementos mais marcantes do dodge charger 1968 sao sua grande dianteira recuada e o formato do vidro traseiro que fica entre os prolongamentos das colunas c elas dao ao carro seu sorriso sinistro sua dianteira imponente e sua silhueta esportiva com a impressao de velocidade acontece que elas tambem comprometiam o desempenho do charger nos circuitos ovais da nascar a dianteira ficava instavel em altas velocidades e ele nao conseguia ser mais rapido que os rivais claramente por questoes aerodinamicas para tentar solucionar o problema a dodge criou o charger 500 primeiro o vidro traseiro foi reprojetado para ficar rente a carroceria em uma tentativa de conter o arrasto aerodinamico e a instabilidade da traseira a dianteira recebeu o conjunto de grade e farois do dodge coronet seu irmao de plataforma em uma tentativa de suavizar a penetraçao aerodinamica o regulamento da nascar dizia que era preciso construir 500 carros para que se homologasse a versao de competiçao entao a dodge fez 500 carros e o batizou como charger 500 o motor que vinha de serie era o v8 magnum 440 de 7 2 litros mas 67 exemplares foram equipados com o hemi 426 de sete litros que era opcional e desenvolvia 430 cv brutos foram feitos apenas 392 exemplares do charger 500 e nenhum deles foi para as pistas em vez disso a dodge simplesmente enviou a equipe de corrida os componentes necessarios para converter os carros que ja usavam em charger 500 as modificaçoes nao ajudaram a dodge e a ford continuou vencendo com folga a dodge entao decidiu apertar o famoso botao que começa com a letra f o dodge charger daytona ainda durante a temporada de 1969 a dodge decidiu fazer mudanças no charger se a ford tinha um carro aerodinamico a dodge teria um ainda mais aerodinamico para resolver o problema da dianteira quadrada a dodge instalou um bico pronunciado e aerodinamico encaixado na dianteira original feito de metal nao de fibra na traseira ela reforçou os para lamas e instalou uma asa imensa jamais vista em um stock car ela tinha 23 polegadas de altura 58 4 cm e recebia um fluxo aerodinamico limpo acima do teto que produzia downforce e estabilizava a traseira https //www youtube com/watch v=2_i3wk8ka38&list=flgrawb3jvixblyyporhlzlw&index=1&t=32s como o regulamento exigia 500 carros de rua voce ja sabe o que aconteceu 500 dodge daytona foram parar nas lojas — 503 para ser mais exato e assim o daytona se tornou o primeiro carro do mundo produzido em serie com uma asa traseira as unicas diferenças entre o carro de rua e o carro de pista eram os farois escamoteaveis que nao existiam no carro de pista e a asa mais elevada no carro de rua para que o porta malas pudesse ser aberto normalmente apresentado em setembro de 1969 o dodge charger daytona foi o primeiro carro a ultrapassar as 200 mph 320 km/h em um autodromo a velocidade maxima estimada dos modelos de rua era de 290 km/h https //youtu be/vdwhm5xb 8y apesar da novidade o charger daytona chegou tarde demais aquela altura a chrysler ja havia sofrido duas derrotas david pearson da holmann moody havia conquistado o titulo com seu torino talladega e richard petty havia deixado a plymouth para correr pela ford — justamente por causa do daytona o que aconteceu foi que ao ver o daytona richard petty esperava ter o mesmo carro para tentar conquistar o titulo quando a plymouth disse a ele que iria manter o roadrunner em vez de fazer um plymouth daytona petty se mandou para a ford para tentar recupera lo a chrysler decidiu fazer o tal plymouth daytona e foi assim que em 1970 veio o plymouth superbird o plymouth superbird era exatamente o mesmo carro que na dodge se chamava daytona o mesmo bico aerodinamico a mesma asa elevada a mesma velocidade maxima superior a 320 km/h nos ovais mais rapidos richard petty viu o carro e voltou correndo para a plymouth sua fiel contratante seu superbird azul #43 fez venceu nada menos que 18 provas naquela temporada 1970 https //youtu be/s959t5cik00 com o titulo nas maos a ford nao se preocupou muito em atualizar seus carros e foi para a temporada de 1970 sem grandes novidades com uma temporada inteira para acelerar sem medo do vento os guerreiros alados da chrysler conquistaram nada menos que 45 das 59 corridas disputadas entre 1969 e 1970 o desempenho deu a chrysler o titulo de 1970 com bobby isaac ao volante do charger daytona #71 a superioridade levou a ford a desenvolver uma versao igualmente aerodinamica do torino o torino king cobra contudo novamente a nascar preocupada com a escalada do orçamento e visando o equilibrio da disputa proibiu os apendices aerodinamicos para a temporada de 1971 ironicamente foi quando richard petty voltou a conquistar o titulo da winston cup agora com um roadrunner nada aerodinamico a origem dos cliches perceba que a nascar — que e a categoria mais popular do automobilismo norte americano — matou dois avanços tecnicos nos quais os americanos foram extremamente bem sucedidos motores v8 com comando no cabeçote e carros aerodinamicos como a stock car influenciava diretamente os carros de rua produzidos em serie a competiçao acabou tirando das ruas americanas os v8 sohc/dohc e os spoilers e asas nos esportivos por um bom tempo — ao menos ate o fim dos anos 1980 dito isso realmente os carros americanos nao tem motores sofisticados nem aerodinamica refinada mas nao todos e nao por falta de talento mas por que a nascar quis uma competiçao mais equilibrada
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.