american iron nos estados unidos o termo e muito usado para exaltar os carros desenvolvidos e produzidos localmente e como os fas de classicos chamam os automoveis mais iconicos dos eua os melhores mais modelos mais desejaveis e importantes especialmente os que foram fabricados nas decadas de 1950 1960 e 1970 esta admiraçao existe ate hoje e pode ser encarada como uma das razoes para o sucesso e a boa imagem que a dodge mesmo com projetos antigos como o charger e o challenger nos showrooms e isto inclui ate nos mesmos que afinal ja chamamos os eua de ultimo refugio para os entusiastas por causa dos muscle cars modernos do dos motores v8 o hellcat e muitos outros incluindo crate engines e de suas longas estradas que praticamente imploram para ser percorridas de pe embaixo este orgulho tem muita historia ha decadas enxergamos os carros americanos como grandalhoes potentes e pesados podem nao ser os mais modernos claro mas sao capazes de despertar aquela empolgaçao genuina e despreocupada que nem mesmo um porsche uma ferrari ou digamos um nissan skyline conseguiriam claro existem formas mais atuais e eficientes de se criar um esportivo veloz e bom de guiar mas ha algo de irresistivel em um carro fabricado em 2021 que ainda faz as coisas do jeito antigo digamos com um v8 de comando no bloco um supercharger no meio das bancadas de cilindros um carda levando a força para as rodas de tras e um estilo cunhado em meados dos anos 2000 que ainda agrada aos olhos tudo isto para dizer que ora o orgulho dos americanos em fabricar comprar e dirigir carros americanos e compreensivel e justificado o american iron tem seu apelo e uma serie de motivos para tal mas nem sempre ele e o bastante para garantir os resultados que uma fabricante precisa para se manter lucrativa saudavel e viva e nem sempre e o suficiente para convencer as pessoas a comprar seus carros mesmo que elas queiram foi por isso que ainda na segunda metade da decada de 1940 um fenomeno tomou conta dos estados unidos os captive imports carros projetados em outros paises por outras empresas para atender a um publico bem especifico dentro dos eua e vendidos sob as marcas locais e que ate hoje sobrevivem ainda que de forma ligeiramente diferente um carro para a mamae os captive imports nasceram para ser o segundo carro da familia geralmente comprados por casais jovens com familias recem formadas e muitas vezes historico militar apos a segunda guerra mundial os soldados retornavam para casa e finalmente conseguiam se casar e ter filhos nos anos que sucederam o conflito alguns aproveitavam os beneficios do governo para concluir a faculdade enquanto outros procuravam agencias vocacionais para ajuda los a descobrir o que fariam dali para a frente uns viravam fazendeiros outros abriam seus proprios negocios e alguns ate dedicavam se a carreira militar mas uma tendencia generalizada era a fuga dos grandes centros para recomeçar a vida eles se afastavam das metropoles e procuravam a tranquilidade dos suburbios com isto era inevitavel a familia precisava de mais um carro um automovel no qual a mae que ficava em casa cuidando das crianças lembre eram os eua de 70 anos atras podia leva las a escola e na volta fazer compras ou ir ao salao de beleza e de se pensar que com o boom economico pos segunda guerra isto nao fosse problema era so ir ate uma concessionaria chrysler general motors ou ford escolher um modelo e leva lo para casa mas as coisas nao eram tao simples apesar dos bons ventos os anos depois da guerra foram marcados por alguns periodos de recessao assim nao era uma boa ideia comprar um segundo gas guzzler e sim algo menor e mais economico isto nao demorou a ficar claro para algumas fabricantes estrangeiras foi assim por exemplo que a volkswagen conseguiu conquistar o publico americano seus criativos anuncios mostravam que a compra de um fusca era uma decisao inteligente um carro que nao andava muito e nao era muito confortavel mas era economico de manutençao simples e muito bem construido alem e claro do visual extremamente carismatico imediatamente as fabricantes começaram a reagir com projetos locais o chevrolet corvair por exemplo foi criado especificamente para ser o fusca da gm ainda que fosse radicalmente diferente em quase tudo mas foi so na decada de 1960 que carros compactos made in usa tornaram se realmente competitivos contra os importados em design preço e qualidade para as gigantes de detroit o problema era bem mais serio as fabricantes menores que historicamente tinham de se esforçar bastante para conseguirem suas fatias do mercado sofreram um pouco menos elas ja ofereciam carros mais compactos e economicos e isto acabou virando um trunfo tanto que em 1958 a rambler foi a unica das empresas americanas a registrar um aumento nas vendas 75% a mais em relaçao ao ano anterior alias graças ao pequeno american ate la a soluçao para ford gm e chrysler foi ousada combater importados com importados nasceram os captive imports eles tinham as mais diversas origens a general motors por exemplo começou a usar suas redes de concessionarias buick e pontiac para vender carros da opel e da vauhxhall que vinham direto da europa o opel rekord de primeira geraçao por exemplo foi lançado em 1958 ele era vendido nas concessionarias buick como um carro de qualidade alema e estilo americano recebendo uma dose extra de cromo e outros detalhes inspirados pelos buick maiores o mesmo acontecia com a pontiac e o vauxhall victor a ideia era convencer o publico americano que aqueles carros mais baratos e menores que os modelos locais eram a ultima palavra em modernidade era comum que se vendesse a origem europeia como algo desejavel a ford fazia o mesmo com a linha consul zephyr e zodiac exaltando que eles eram baratos faceis de estacionar e economicos como eram projetados e fabricados no reino unido a familia de modelos foi batizada como english ford line a chrysler aproveitou suas conexoes francesas para vender o compacto simca 1000 nos estados unidos a partir de 1963 e nao fazia questao alguma de esconder que seu alvo principal era o volkswagen diversos anuncios impressos traziam depoimentos de proprietarios que se nao falavam coisas ruins sobre o beetle deixavam claro que preferiam o importado da chrysler legiao estrangeira e claro que a principio a chegada dos captive imports era apenas um paliativo ate que as opçoes genuinamente americanas ficassem prontas e fossem bem recebidas isto eventualmente ocorreu e na verdade deu origem a alguns dos automoveis americanos mais emblematicos de todos os tempos a ford com partindo do falcon deu origem ao mustang que estimulou a gm a criar o chevrolet camaro e o pontiac firebird a chrysler veio em seguida com o dodge challenger e o plymouth barracuda e estes sao so os mais famosos carros que ate hoje sao icones entre os colecionadores cada vez mais desejados e cada vez mais inacessiveis contudo a demanda por carros ainda mais baratos e simples que despiam se de qualquer pretensao esportiva para serem simples meios de transporte economicos nunca deixou de existir assim da decada de 1970 em diante novos modelos vindos de fora ganharam os showrooms americanos devidamente rebatizados a chevrolet por exemplo aproveitou a febre das picapes para trazer do japao a picape isuzu d max vendida como chevy luv de light utility vehicle e anunciada como um automovel ludico capaz de servir ao trabalho e ao lazer a buick começando em 1973 tambem vendia o cupe opel manta e sequer colocava sua marca nele novamente o fato de ser um importado da alemanha era ressaltado como um ponto forte associando o produto a esportividade e a qualidade dos carros alemaes do lado da chrysler a dodge trouxe do japao o mitsubishi colt galant vendido como dodge colt ja a plymouth ganhou o compacto cricket que era um hillman avenger britanico com outro nome ambos foram lançados em 1971 mas o colt era um carro melhor em termos de construçao e acabamento e acabou substituindo o avenger na linha da plymouth apenas a ford manteve se mais timida preferindo investir em carros como o pinto e o proprio maverick na decada de 1970 geo uma marca so de captive imports a medida que os anos passavam ficava mais clara que a tendencia dos captive imports nao iria embora tao cedo ao contrario quando os anos 1980 chegaram eles deixaram de ser meras opçoes de baixo custo e tornaram se formas de diversificar o portfolio das marcas com investimento mais baixo era simplesmente mais barato importar carros do que desenvolve los localmente foi assim que em 1985 a ford inaugurou nos eua a linha merkur que era nada menos que o ford sierra fabricado na alemanha e na belgica com outro nome e modificaçoes de projeto para adequar se a legislaçao americana a general motors por outro lado começou a trazer diversos carros japoneses para os estados unidos dando a eles outros nomes o chevrolet nova lançado em 1984 foi um dos primeiros exemplos nao passava de um toyota corolla rebatizado com uma alcunha classica o chevrolet spectrum por sua vez era um isuzu gemini um projeto que ja vinha da propria gm e fora criado para substituir o chevette americano que tambem era vendido no japao como isuzu gemini em 1989 porem a chevrolet decidiu criar uma submarcas so para vender seus captive imports japoneses a geo alem do nova rebatizado como geo prizm e do spectrum; a geo tambem estreava outros modelos como o geo tracker versao rebatizada do suzuki vitara; o geo metro que era um suzuki swift; e o geo storm um esportivo baseado no isuzu impulse embora fossem projetos importados o metro o tracker e o prizm eram fabricados na america do norte os dois primeiros vinham de ingersoll no canada; e o terceiro era produzido na california na cidade de fremont todos atraves de jointventures com a suzuki ja storm e impulse vinham diretamente do japao onde eram produzidos pela propria isuzu a geo nao durou muito tempo porem em 1997 a general motors percebeu que nao havia sentido manter uma marca separada apenas para os captive imports aquela altura apenas o metro o prizm e o tracker continuaram sendo vendidos mas como chevrolet e o tracker ate chegou ao brasil nos anos 2000 os captive imports continuaram sendo vendidos nos estados unidos de forma mais casual apos os anos 2000 geralmente preenchendo lacunas nas gamas das fabricantes por exemplo na base da gama da chevrolet nos eua esta o spark que e um projeto da daewoo importado da coreia do sul sugestao do flatouter caio reinhardt
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