nao faz muito tempo que começamos a montar uma lista de carros de rua com pinturas inspiradas nas pistas o que nos deu a ideia foi o ford gt que recentemente recebeu uma versao especial com pintura gulf oil em homenagem ao carro que venceu as 24 horas de le mans de 1968 a terceira em sequencia do ford gt40 na prova de longa duraçao mais importante do mundo [gt40 content search= fordwidget= 1 ] agora vamos a segunda parte mantivemos o seguinte criterio incluimos apenas versoes oficiais feitas pela fabricante ou seja tributos isolados feitos por terceiros nao entraram o que nao impede ninguem claro de menciona los nos comentarios lancia delta na primeira parte desta lista incluimos o porsche 918 spyder com pacote weissach que homenageava diversos modelos da fabricante alema que ja vestiram as cores da fabricante de vermute e triunfaram com elas mas a porsche nao foi a unica patrocinada pela martini a lancia venceu nada menos que sete titulos no wrc o campeonato mundial de rali um deles em 1983 com o lancia rally 037 do grupo b e outros seis em sequencia entre 1987 e 1992 com o lancia delta contando com os outros tres titulos do lancia stratos entre 1974 e 1976 a fabricante italiana e a que mais venceu na historia do wrc a citroen segunda no ranking tem oito titulos no curriculo nao era de se estranhar que a lancia aproveitasse sem bom desempenho nos ralis para colocar nas ruas ediçoes especiais de seu modelo mais popular em 1984 veio o primeiro lancia delta martini feito com base na versao hf turbo e criado para celebrar a vitoria do monstruoso 037 que tinha um motor 2 0 turbo central traseiro de ate 325 cv e foi o ultimo carro de traçao traseira a triunfar no wrc o lancia delta hf turbo martini usava um motor 1 6 8v com turbo garret tbo 225 intercooler e carburador weber de corpo duplo com 130 cv na versao martini da qual foram feitas apenas 150 unidades a carroceria era sempre branca com listras nas cores da equipe percorrendo todo o perimetro do carro alem disso os bancos recaro que normalmente eram opcionais no martini vinham de serie com a mudança nas regras do wrc que baniu o grupo b e seus quase prototipos em favor de carros mais civilizados e produzidos em grande volume a lancia viu se obrigada a colocar o delta para competir nos estagios e isto foi parte da razao para que o delta adotasse a traçao integral em 1986 com a versao hf 4wd que alem de um sistema com tres diferenciais vinha com um motor 2 0 turbo de 165 cv somado ao sistema de suspensao independente nas quatro rodas do tipo mcpherson o conjunto mecanico ajudou o delta a dominar o mundial de rali especialmente porque preparado para competiçao o motor 2 0 encostava nos 300 cv na ocasiao de sua quinta vitoria em 1990 a lancia criou uma nova versao especial do delta agora sobre a versao hf integrale que tinha carroceria alargada para abrigar as bitolas maiores e visual mais agressivo alem de um cabeçote de 16 valvulas que ajudava o motor a entregar 200 cv na versao de rua a caracterizaçao do chamado lancia delta martini 5 ficou mais pronunciada com faixas mais largas spoiler na tampa do porta malas e rodas brancas de 16 polegadas o interior tinha revestimento de veludo cinza e 400 exemplares foram fabricados no ano seguinte a lancia conquistou a sexta vitoria consecutiva no wrc como delta e de acordo colocou no mercado o lancia delta hf integrale martini 6 world rally champion novamente as cores da martini foram usadas somadas a inscriçao world rally champion na parte inferior das portas e no para choque dianteiro e ao letreiro martini racing no spoiler traseiro o interior ganhou bancos do tipo concha e revestimento de veludo azul turquesa apenas 310 exemplares foram produzidos lotus esprit o lotus esprit foi um dos grandes icones da fabricante de colin chapman tanto que foi mantido em produçao por 28 anos entre 1976 e 2004 por mais que a ultima versao com motor v8 biturbo de 355 cv fosse a mais potente e veloz um dos modelos mais bacanas do iconico esportivo britanico tinha um bem mais humilde quatro cilindros de dois litros com comando duplo no cabeçote e 162 cv por outro lado estamos falando de um carro lançado em 1978 e o fato de a lotus ter conseguido extrair 162 cv de um quatro cilindros sem induçao forçada ha 40 anos merece aplausos por si so alem disso o lotus esprit tinha carroceria de fibra de vidro e estrutura do tipo espinha dorsal o que ajudava seu peso a ficar em esbeltos 1 000 kg era o bastante para que ele fosse capaz de acelerar ate os 100 km/h em oito segundos com maxima de 214 km/h pois bem o lotus esprit commemorative edition foi lançado para celebrar o titulo de 1978 da lotus na formula 1 o setimo que tambem acabaria sendo o ultimo todos os carros eram pretos com detalhes dourados e emblemas da john player special marca de cigarros que patrocinava a equipe lotus na epoca nao ha um consenso a respeito da quantidade de exemplares ainda que costume se dizer que foram feitos 300 exemplares ha grandes chances de este numero ser bem mais baixo com algo entre 140 e 170 carros feitos entre dezembro de 1978 e julho de 1979 jaguar f type project 7 por si so o jaguar f type e uma homenagem ao passado da jaguar nas pistas o esportivo com pegada de grand tourer foi pensado como sucessor espiritual do famoso e type que por sua vez tinha uma herança direta do jaguar d type de corrida este vencedor das 24 horas de le mans tres vezes consecutivas entre 1955 e 1957 o jaguar project 7 criado pelo designer brasileiro cesar pieri levou esta influencia um passo alem partindo do f type pieri imaginou um carro mais purista e hardcore como o jaguar d type o project 7 e um roadster sem capota com um santo antonio aerodinamico que sem duvida e a referencia mais forte ao vencedor de le mans alem de ter a suspensao 10 mm mais baixa e com carga mais rigida o project 7 ganhou o mesmo v8 5 0 de aluminio do f type porem com o compressor recalibrado e coletores de escape com tratamento ceramico para render 575 cv 25 cv a mais do que o f type r v8 produzia em 2014 era o bastante para ir de zero a 100 km/h em 3 9 segundos com maxima de 300 km/h no total foram produzidos 250 exemplares em cores diferentes mas o carro fotografado para as imagens de divulgaçao reproduzia o esquema de cores azul e branco do jaguar d type que venceu as 24 horas de le mans em 1957 com circulos nas portas e uma faixa branca na dianteira mclaren 650s muito antes de o mclaren f1 vencer as 24 horas de le mans de 1995 e mesmo antes de seu periodo de dominaçao na formula 1 na segunda metade dos anos 1980 a mclaren conseguiu excelente desempenho em outra categoria do automobilismo a can am principal competiçao de prototipos esporte dos estados unidos que tinha este nome porque tambem contava com corridas realizadas no canada o jovem bruce mclaren mudou se da nova zelandia para os estados unidos na segunda metade dos anos 1960 e mais a equipe da can am foi o ponto alto de sua carreira a mclaren racing venceu cinco das seis corridas da temporada em 1967 em 1968 foram quatro de seis e no ano seguinte nada menos que onze das onze provas foram vencidas por carros laranja e a sequencia de titulos foi ate 1971 cinco no total no ano passado para comemorar os 50 anos de seu primeiro titulo na can am a mclaren lançou uma ediçao especial do 650s chamada 650s can am cinquenta exemplares do supercarro que e movido por um v8 biturbo de 3 8 litros e 650 cv receberam pintura vermelha com detalhes em fibra de carbono exposta e o nº 5 nas portas e capo a inspiraçao e o mclaren m6a com o qual o proprio bruce mclaren conquistou o titulo de 1967 para sua equipe seguido do australiano denny hulme no vice campeonato [youtube id= enter video id eg wq4y7ztznkc width= 600 height= 350 ] temos que observar contudo uma licença poetica neste caso o m6a que era um prototipo aberto com motor v8 chevrolet de seis litros e 530 kg que so precisavam empurrar 590 kg resultando em uma relaçao peso/potencia de absurdos 1 11 kg/cv usou na maioria das ocasioes a pintura laranja caracteristica da equipe tanto o carro nº 4 de mclaren quanto o carro nº 5 de hulme em algumas ocasioes porem o m6d exibiu um tema vermelho com branco que foi estilizado na ediçao especial 650s can am que tambem ganhou rodas pretas com borda brancas para imitar o visual das rodas de aço estampado do prototipo ferrari serie especial 70 anos no fim de 2016 a ferrari lançou uma ambiciosa serie de 70 carros com pinturas especiais para celebrar seus 70 anos comemorados em 2017 apesar de a scuderia ter sido fundada por enzo ferrari em 1939 foi em 1947 que o primeiro carro de rua com o emblema do cavallino rampante foi construido e por isso esta e considerada a data oficial do inicio da ferrari como fabricante cada um dos 70 carros especiais da serie recebeu um esquema de pintura inspirado em uma ferrari historica todos os modelo que a ferrari vendia na epoca foram inclusos na serie 488 gtb gtc4 lusso f12berlinetta e california t nenhuma pintura se repete nem todos foram inspirados em carros de corrida porem alguns sao homenagens a carros de rua famosos da vida real e da ficçao como a ferrari 308 de magnum p i ou a ferrari 250 gt lusso que steve mcqueen ganhou de sua esposa [youtube id= hnij9n4aozk width= 620 height= 350 ] obviamente nao ha espaço para todos os 70 carros aqui mas a gente selecionou alguns dos que foram inspirados pelas ferraris de competiçao como a ferrari 488 gtb schumacher inspirada na f2004 de f1 com o vermelho rosso corsa predominante e faixas brancas no teto e nas soleiras alem de emblemas especiais da versao com o f2004 schumi conquistou seu ultimo titulo na formula 1 o setimo a ferrari 488 gtb fangio foi inspirada na ferrari 290mm criada em 1956 para competir na mille miglia e feita sob medida para o argentino juan manuel fangio fangio era o principal piloto da ferrari na formula 1 na epoca e naquele ano havia conquistado seu quarto titulo na carreira o quinto e ultimo viria em 1957 foi outra ferrari que venceu a mille miglia de 1956 com eugenio castellotti ao volante fangio cujo carro era o unico com o bico azul e amarelo chegou em quarto esta ferrari 488 spider batizada green jewel buscou inpiraçao na 365 p2 usada por david piper em suas duas vitorias nas nove horas de kyalami em 1965 e 1966 the stirling obviamente e uma referencia a stirling moss a f12berlinetta feita em sua homenagem recebeu as cores azul e branco da ferrari 250 gt berlinetta swb usada na vitoria do tourist trophy de 1961 a pintura combina a cor blu scuro com a faixa branca horizontal no bico do carro e o circulo branco da numeraçao do carro nas portas bonus track ford escort jps foto acervo quatro rodas este aqui nao entra na lista por uma razao simples ele nao e um tributo oficial feito pela ford mas e um escort com as cores da john player special que patrocinava a lotus na formula 1 nos anos 1980 foto acervo quatro rodas e o carro tambem era bacana apresentado pela souza ramos em 1984 e feito com base no escort xr3 o jps tinha pintura preta com detalhes dourados e era oferecido em duas versoes uma mais simples com novos para choques grade e asa traseira dupla; e uma mais radical com uma dianteira totalmente nova que incluia um par de farois escamoteaveis em ambos os casos era possivel optar por um turbocompressor garrett para o motor cht 1 6 cuja potencia ia de 83 cv para 100 cv
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.