FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Quando os engenheiros da Audi construiram um Quattro de motor central… que a própria Audi mandou destruir

Em 1981 a Audi mudou a história do rali mundial quando apareceu para temporada do WRC daquele ano com um cupê com tração integral. Até então a tração nas quatro rodas havia sido usada somente de forma experimental em competições de velocidade ou era reservada aos utilitários. Naquele primeiro ano, com o carro ainda em desenvolvimento, foram apenas três vitórias, mas a partir de 1982, quando o Grupo 4 foi extinto e substituído pelo Grupo B, a Audi largou na frente com sua tração integral e ganhou o título de construtores daquele ano. A história se repetiu em 1984, mas àquela altura seus rivais já haviam sacado que a melhor receita para vencer na terra era usar as quatro rodas para tracionar o carro e mais: Peugeot e Renault também perceberam que o motor no meio do carro o tornava mais equilibrado. A Lancia também preparava sua versão do layout e até mesmo os britânicos enrolados da MG fizeram o seu. A Audi pr