em 1981 a audi mudou a historia do rali mundial quando apareceu para temporada do wrc daquele ano com um cupe com traçao integral ate entao a traçao nas quatro rodas havia sido usada somente de forma experimental em competiçoes de velocidade ou era reservada aos utilitarios naquele primeiro ano com o carro ainda em desenvolvimento foram apenas tres vitorias mas a partir de 1982 quando o grupo 4 foi extinto e substituido pelo grupo b a audi largou na frente com sua traçao integral e ganhou o titulo de construtores daquele ano [gt40 content search= audi widget= 1 title= os herdeiros do quattro ] a historia se repetiu em 1984 mas aquela altura seus rivais ja haviam sacado que a melhor receita para vencer na terra era usar as quatro rodas para tracionar o carro e mais peugeot e renault tambem perceberam que o motor no meio do carro o tornava mais equilibrado a lancia tambem preparava sua versao do layout e ate mesmo os britanicos enrolados da mg fizeram o seu a audi precisava fazer algo [youtube id= usddyj0o9ok width= 620 height= 350 ] e ela fez ou melhor dizendo ela tentou fazer apesar de ter criado os primeiros carros de corrida de motor central traseiro nos anos 1930 ainda como auto union o alto escalao de ingolstadt nao gostou da ideia de produzir um carro de rali com o motor atras dos bancos dianteiros afinal desde o inicio da decada eles vinham dizendo que a melhor configuraçao para enfrentar terrenos hostis como lama densa e rampas cobertas por neve e gelo era usando o motor dianteiro com traçao nas quatro rodas exatamente como seus carros de rua eram oferecidos um modelo de motor central traseiro alem de bagunçar toda a linha de produtos poderia ser visto como uma incoerencia no discurso da marca se e tao bom porque o carro de corrida tem motor atras sem a aprovaçao dos chefes os engenheiros da audi sport tentaram redistribuir o peso do carro de outra forma — e foi assim que o audi s1 nasceu com motor de aluminio carroceria de carbono e kevlar e entre eixos curto o carro ficou bem mais equilibrado e competitivo mas nao o suficiente para derrotar os rivais com o motor no meio do chassi o problema estava justamente nas curvas de baixa velocidade onde o motor pendurado na dianteira fazia o carro sair de frente sub esterçar demasiadamente diante da situaçao frustrante os engenheiros e mecanicos da audi sport simplesmente ignoraram o veto dos chefes e começaram o desenvolvimento de um prototipo do quattro com o motor no lugar onde eles precisavam entre os eixos compartilhando a cabine com o piloto e o navegador o projeto foi liderado pelo entao chefe da audi sport roland gumpert sim o criador do gumpert apollo em total sigilo apesar de soar impossivel eles conseguiram criar um carro sem que o alto escalao da audi tivesse conhecimento do projeto para isso eles usaram um campo de provas da porsche na tchecoslovaquia enviando as caixas de componentes e ferramental identificadas como kenya test como se fossem destinadas ao safari rally para nao chamar a atençao dos mecanicos e engenheiros nao envolvidos no projeto o campo de provas ficava a cerca de 350 km ao sul de praga alem da cortina de ferro mas gumpert tinha um bom relacionamento com as autoridades e os engenheiros locais e por isso o desenvolvimento ocorreria sem o risco de ser descoberto exceto pelo fato de um fotografo tcheco chamado jiři jermakov ter descoberto o local dos testes ele fez quatro fotos do carro na tchecoslovaquia e percebendo que havia conseguido um segredo dos bons entregou as imagens a um amigo organizador de ralis locais que enviou as fotos ao editor de uma revista local chamada svět motoru mundo dos motores que tentou vender as fotos a audi sport no fim das contas o fotografo foi obrigado a entregar os negativos e acabou expulso por vontade propria da cooperativa de fotografos em que trabalhava eram bons mesmos estes contatos de roland gumpert uma das fotos de jiři jermakov as fotos foram guardadas mas os fatos acabaram se espalhando a audi tentou organizar um teste na austria proximo a fronteira com a alemanha mas ao chegar na regiao a equipe da audi sport topou com varios fotografos e jornalistas e acabou dando meia volta e retornou a alemanha nessa mesma viagem de volta a equipe encontrou uma estradinha rural secundaria com asfalto danificado e decidiu fazer o primeiro shakedown do carro com walther rohrl a grande estrela da audi que ate entao nao conhecia o carro nem o projeto enquanto rohrl descobria as qualidades do carro e pensava ter finalmente encontrado o audi que o levaria de volta a briga pelo titulo um fotografo austriaco conseguiu capturar uma imagem do carro sem que a audi percebesse a fatidica publicaçao a foto acabou publicada em uma revista austriaca e chegou ao conhecimento do alto escalao da volkswagen audi ferdinand piech entao chefe da audi foi chamado para dar explicaçoes foi multado pela direçao do grupo e viu os dois prototipos serem destruidos por um buldozer — uma cena chocante e dolorosa para aqueles engenheiros e mecanicos que fizeram um projeto com potencial vencedor mas nao autorizado pelos chefes foi uma especie de recado para que aquilo nao se repetisse felizmente o projeto nao foi em vao a fia planejava criar o novo grupo s que teria a mesma filosofia do grupo b porem com maior enfoque na aerodinamica lei mais sobre ele neste post parte do aprendizado do audi quattro de motor central foi adotado no novo prototipo que seria batizado rs 002 ha quem acredite que o audi quattro de motor central seria chamado de rs 001 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112327 112326 ] o regulamento exigia apenas 20 exemplares de homologaçao e era bem mais permissivo que o do grupo b mas com os acidentes que levaram ao cancelamento da categoria o grupo s tambem acabou cancelado e os prototipos foram todos desmanchados alias todos exceto um que hoje fica no museu da audi em ingolstad — e teve sua historia contada aqui no flatout em 2014 quanto as fotos tomadas do fotografo tcheco elas ficaram guardadas ate 2005 quando finalmente foram publicadas na britanica motorsport magazine e na tcheca rallye magazin
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