a ida para a europa era no inicio uma expansao pura e simples na primeira vez que os americanos resolveram aportar para la parecia apenas a unica forma de realmente avançar seu crescimento a europa era o segundo maior mercado do mundo; gente como o japao ainda engatinhava e india e china ainda se moviam em lombo de burro e carro de boi [caption id= attachment_358776 align= aligncenter width= 999 ] ford model y 1933 parece um ford 1934 mas e muito menor e ingles [/caption] se a europa foi onde a industria do automovel nasceu foi nos eua que cresceu de verdade gente como henry ford sabemos tornaram o automovel um produto de massa de altissimo volume; logo em seguida alfred sloan na gm cria a industria moderna como ela e ate hoje um departamento de estilo e um de engenharia o ano/modelo melhoria continua e obsolescencia programada os ciclos de produto regulares a divisao estrutural de departamentos o custo contabilizado a minucia sloan dizia que a gm existia para fazer dinheiro nao carros algo entao absurdo mas que hoje nao carece explicaçao [caption id= attachment_358777 align= aligncenter width= 960 ] o sensacional 30 98 vauxhall antes da gm[/caption] foi assim com escala e estrategia que os americanos rapidamente se tornaram os maiores do mundo a expansao para europa era natural apenas a gm nasceu e cresceu sendo um conglomerado de empresas pre existentes meio como a stellantis hoje assim quando foi a europa inicialmente foi comprando empresas locais https //flatout com br/vauxhall bugatti porsche e bentley antes/ a primeira delas foi a vauxhall inglesa comprada em 16 november 1925 vauxhall era ate ali nada parecida com a gm fazia carros caros de alto nivel e engenharia meio como o seu concorrente principal a bentley em pouco tempo se tornaria um jogador na arena de baixo preço e alto volume; a gm parecia querer pouco mais que seu nome e prestigio [caption id= attachment_358778 align= aligncenter width= 999 ] vauxhall 1959 chevrolet em miniatura[/caption] na alemanha a gm comprou a opel primeiro adquirindo 80% das açoes em 1929 depois o resto em 1931 a empresa era muito antiga tendo começado com maquinas de costura em 1862 mas pelo menos era dedicada ja a produçao em serie seu maior sucesso ate ali era o 4/12 ps laubfrosch na verdade uma copia deslavada do citroen 5 cv; andre citroen processou mas nao teve sucesso [caption id= attachment_358779 align= aligncenter width= 999 ] o opel laubfrosch[/caption] ja a ford sendo ford criou replicas de sua pratica e seu carro na inglaterra mas rapidamente ficou claro que o modelo t nao seria o sucesso que foi nos eua por la depois da adoçao do horsepower tax o imposto ingles era baseado num calculo que levava em conta o diametro dos pistoes mas nao o curso deles os carros ingleses por isso adotaram curso longo e diametro pequeno e o t era simplesmente invendavel como era seu imposto altissimo um carro para a inglaterra se fazia necessario foi o model y de 1933 um ford miniatura que vendeu bem tambem na frança e alemanha sua sede na europa seria sempre na inglaterra; operaçoes independentes na frança e depois alemanha existiram para produçao de fords ingleses e americanos na frança finalmente e vendida a simca em 1954 que começa a produzir o vedette com motor v8 ford pequeno de 2 2 2 5 litros; nos anos 1960 este projeto fracassado na europa e mandado para o brasil onde dura bastante tempo eventualmente se tornando um chrysler por aqui a partir de 1967 [caption id= attachment_358782 align= aligncenter width= 999 ] chambord quando ainda morava na frança[/caption] a chrysler chegou tarde na europa; a menor das big 3 americanas comprou uma participaçao na simca da ford em 1958; o maior acionista nessa epoca era porem a fiat em 1963 a chrysler aumentou a sua participaçao para 64% de controle comprando açoes da fiat e posteriormente estendeu essa participaçao para 77% era agora a dona ainda que gente como a fiat ainda tivesse uma quantidade consideravel e açoes https //flatout com br/o dodge com motor ap e outras estranhas historias da vw nos eua/ alem disso em 1964 a chrysler comprou o fabricante britanico rootes formando assim a base da chrysler europe todos os modelos simca fabricados depois de 1967 tinham o logotipo pentastar da chrysler bem como o emblema simca e qual foi o resultado desta primeira fase dos americanos na europa gm e ford tiveram longo e duradouro sucesso foi a chrysler que literalmente falida em 1978 teve que abandonar tudo e fugir os restos da chrysler europa na frança e inglaterra foram comprados pela psa os franceses simca viraram por um tempo talbot; nao duraram muito [caption id= attachment_358783 align= aligncenter width= 999 ] simca 1307 aqui ja com logo talbot[/caption] a vauxhall a opel e a ford inglesa e alema tiveram varios anos de sucesso; foi so durante os anos 1980 em diante que começaram a aparecer problemas a gm e a ford fizeram entao algo muito estranho de verdade começaram a comprar mais empresas europeias anos 1980 a europa a venda e uma questao de nome de status de reconhecimento entre os pares parece; as marcas que eram possiveis de serem compradas na europa nos anos 1980 eram antigas e com uma historia longa e gloriosa ate ali mas estavam em epoca de vacas magras [caption id= attachment_358791 align= aligncenter width= 999 ] xk8 jaguar ford[/caption] outros motivos levavam a esta compra desenfreada americana naquele tempo uma era tecnologia e especializaçao bmw mercedes benz e audi estavam a caminho de serem o que sao ate hoje as donas do mercado de luxo de alta produçao os americanos enxergavam que seus cadillac e lincoln nao tinham chance contra eles e pensaram que comprar uma empresa assim fosse um bom atalho para resolver o problema tambem ja ficava claro que o mercado se tornava cada vez mais sensivel as grifes antigamente os americanos nao viam sentido em comprar bmw se seus chevrolet eram mais potentes e mais baratos agora sofisticaçao e um nome chique passavam a valer mais https //flatout com br/a historia de alejandro de tomaso o pai do pantera/ seja qual for o motivo os americanos chegaram na europa com sede de compra de um brasileiro em miami talvez o primeiro indicio tenha sido a participaçao na maserati comprada pela chrysler em 1984 mas pouco veio dela provavelmente uma ajuda de lee iacocca entao presidente e salvador da chrysler ao seu velho camarada alejandro de tomaso dono entao da maserati os dois se conheceram na epoca do pantera outro caso de americanos na europa quando lee era presidente da ford [caption id= attachment_358781 align= aligncenter width= 999 ] tc by maserati[/caption] eventualmente existiria o chrysler tc by maserati um dos maiores arremedos mal ajambrados da historia da industria e um que so podia ter saido da cabeça desses dois era na verdade um chrysler le baron um carro que tinha uma plataforma de traçao dianteira simca por sinal com uma carroceria meio diferente e um cabeçote maserati em seu motor 4 em linha 2 2 litros cafona e invendavel nasceu em 1987 morreu em seguida e ninguem chorou [caption id= attachment_358780 align= aligncenter width= 999 ] tc by maserati fracasso[/caption] iacocca impulsionado por sua ascendencia italiana mas sem falar uma palavra da lingua de seus pais acaba por comprar tambem a lamborghini em 1987 a empresa estava em dificuldades e mal das pernas desde que o fundador a vendera em 1972 a liderança da chrysler na empresa nao mudou quase nada ela; mas deu estabilidade financeira que permitiu finalmente se substituir o ja velhinho countach pelo novo diablo e ate um motor de f1 apareceu mas em 1994 a chrysler sem utilidade para a marca a vende alguns anos depois era comprada pela audi que e sua dona ate hoje 26 anos depois a mais longa e prospera epoca de propriedade da empresa de longe mas nao a mais importante e por causa da grandeza dos primeiros 10 anos com ferruccio lamborghini que ainda existe [caption id= attachment_358691 align= aligncenter width= 999 ] 1987 iacocca na lamborghini[/caption] de uma forma meio tangente a chrysler compra outra empresa europeia em 1987 a subsidiaria americana da renault a amc compra a por causa da jeep mas herda um seda renault pelo menos a versao americanizada do r21 chamada amc premier como todas as compras europeias esta marca eagle meio que um nome americano para renaults e outros importados morre logo [caption id= attachment_358786 align= aligncenter width= 999 ] amc premier o renault americano[/caption] a gm em 1986 faz uma compra genial a lotus em hethel a empresa ainda sofria depois da morte subita de seu dono e fundador colin chapman em 1982; mas foi mantida viva e ate em progresso pelo trabalho de dois engenheiros incriveis tony rudd e mike kimberly os dois focaram em consultoria em terceirizaçao de engenharia e asseguraram um acordo de cooperaçao com a toyota para fazer se um lotus barato https //flatout com br/lotus corvette o c4 zr1/ mas a compra da gm ajudou muito ambas deu estabilidade financeira a lotus e uma serie de projetos sensacionais para a gm o corvette zr1 com motor lotus v8 em 1989; o opel omega lotus entre outros a lotus barata acabou com mecanica isuzu ligada a gm e a isuzu acabou ajustando suspensao na lotus mas em 1993 a empresa era vendida de novo agora para romano artioli da praticamente entao falida bugatti todo mundo achou que seria o fim da lotus mas artioli tirou da cartola o elise e a lotus viveu https //flatout com br/elan m100 o unico lotus de tracao dianteira/ mas a mais famosa e mais desastrosa compra americana na europa dos anos 1980 foi a ultima em 1989 a gm compra a saab sueca ate hoje nao se sabe para que; talvez para criar uma bmw sueca mas falhou miseravelmente na gana de manter os criativos suecos livres para exercer sua criatividade foi um ralo de grana para a empresa por decadas o saab 900 de 1994 e um exemplo de como era baseado no opel vectra e todo mundo sabia disso; mas da direçao ao ar condicionado da carroceria aos motores quase nada era compartilhado entre os dois carros os criativos suecos inventaram uma criativa forma de se fazer um vectra mas gastando o dobro de dinheiro que o normal a gm demorou muito para se tocar de que nunca resolveria a situaçao vendeu a empresa somente em 2010 quando ninguem a queria mais; em pouco tempo desapareceria a ford acaba comprando a jaguar tambem em 1989 uma compra interessante que rendeu alguns frutos para ambos mas em ultima instancia nao conseguiu manter o impulso inicial que parecia bom em 2008 a tata motors comprou dela o problema que continua um problema ate hoje a ford tambem seria dona da sueca volvo de 1999 ate 2010 ninguem ate hoje sabe exatamente por que https //flatout com br/oito motivos para amar o aston martin v8 vantage/ mas e em 1987 que a mais sui generis dessas compras acontece walter hayes um ingles que foi um dos poucos executivos da ford a chamar henry ford ii pelo primeiro nome foi fazer uma visita a ele que aquela epoca estava morando por uma parte do ano em uma casa nos arredores de londres entre os velhos executivos entao seguiu se uma conversa digna de pinky e cerebro entao walt o que nos resta fazer agora bem henry nos podiamos sei la comprar a aston engraçado voce dizer isso eu ando jogando golfe com victor gauntlett ele bem que me falou que procurava parceria para investimentos em pouco tempo a aston martin ja fazia parte do imperio de ford e mal sabiam os dois ja estava tao morta quanto henry estaria em breve era inevitavel pois para atender as legislaçoes de emissao de poluentes e segurança passiva futuras a pequena empresa precisava de um dinheiro que nao tinha a ford tinha serias intençoes de salva la mas era impossivel sem transforma la em outra coisa e foi o que aconteceu a empresa entao fabricava 5 carros numa boa semana e fazia absolutamente tudo de forma artesanal a mao e sem linha de montagem num barracao perdido no interior da inglaterra com velhinhos de cabelo branco carregando a tiracolo jovens aprendizes ajudantes prontos a assumir quando inevitavelmente os velhinhos batessem as caçoletas hoje e uma empresa incontaveis vezes maior produzindo carros em linha de montagem industrial como em qualquer outra fabrica do mundo de toquio a sao caetano do sul foi uma das ultimas coisas que henry the deuce ford ii fez; viria a falecer no fim de 1987 pelo menos salvou a aston martin bom o nome aston martin para mim a empresa morreu em 1988 com o v8 vantage original no lugar dela uma empresa da ford com seu nome apareceu que existe ate hoje com outros donos com tantos fracassos nao e de admirar que desistiram hoje ate a opel e a vauxhall sao de europeus de novo somente a ford continua la; e a chrysler ja e parte do conglomerado franco italiano chamado stellantis hoje os americanos se recolheram ao seu pais e nao parecem dispostos a expandir estranho mas nao inesperado nao sao muito bons nisso aparentemente
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