FlatOut!
Image default
História

Quando pushrods ganharam a Indy 500

A fórmula 1 continua o pináculo do esporte-motor, não há dúvida disso. Mas não posso deixar de pensar que o campeonato hoje é muito mais de pilotos que de automóveis. Nada errado com isso, e parece ser este o objetivo; mas particularmente preferia quando era, também, um campeonato de engenheiros. F1 hoje Vai ser necessário um disclaimer logo de cara: claro que ainda é um campeonato de engenheiros também, e existem carros bons e ruins fruto disso. Mas é algo quase invisível para a gente aqui fora. Muita gente gasta o verbo explicando nuances geométricas e aerodinâmicas, mas a verdade é que aqui de fora parece tudo a “lesma lerda”, vamos falar sério. Quando a F1 começou, a Ferrari ganhou da dominante Alfa Romeo fazendo um carro com um V12 aspirado de 4,5 litros para competir com o Alfa oito em linha de 1,5 litro, com supercharger de dois estágios. O regulamento permitia; o Alfa era mais potente, mas o Ferrari mais torcudo, econômico em combustível, e durável, e venceu. h