nao importa se voce corre ilegalmente nas ruas acelera somente em track days ou se e piloto de competiçao sempre havera um acontecimento que o levara a parar e questionar se aquilo que faz buscar um limite que nao existe pois sempre se pode ir mais rapido faz sentido e e tao importante assim o quanto voce precisa disso para muitos estes acontecimentos causam um baque forte mas logo que os motores sao ligados novamente a insaciavel sede por velocidade anestesia a dor e ensurdece os medos em pouco tempo tudo volta a ser como antes para outros estes momentos representam rupturas permanentes jackie stewart um dos mestres de nurburgring encerrou sua carreira na formula 1 apos a morte de seu pupilo françois cevert em um dos acidentes mais grotescos da historia da categoria ocorrido no autodromo de watkins glen em outubro de 1973 cevert foi degolado pelo guard rail apos perder o controle de seu tyrrell 006 no trecho dos esses e se chocar na barreira a quase 90º hoje em dia os autodromos homologados pela fia para a formula 1 sao verdadeiros cases de segurança no trabalho asfalto absolutamente perfeito pista com quase quinze metros de largura ou mais zebras com perfil especificado mudanças de relevo suaves ampla visibilidade areas de escape asfaltada com centenas de metros de extensao o resultado e a ausencia do medo quando voce comete algum erro grave de pilotagem sente raiva por estar perdendo tempo ou por ter estragado os pneus e quando alguma coisa no carro quebra sente ainda mais raiva e começa a pensar se o seu fim de semana acabou e o quanto o reparo ira custar de grana e trabalho tudo isso enquanto a quebra esta acontecendo com o carro em movimento em nurburgring voce volta ao tempo de moss clark cevert e stewart e nao pense numa nostalgia romantica com filme tonalizado em sepia folhas de bordo de outono e musica classica pense no risco real de voce sofrer um acidente de enormes proporçoes por um erro pequeno de se machucar com gravidade ou pior esta aura pesada acompanha todos os seus 20 8 km mas fica em segundo plano como um detalhe escondido na sombra de uma pintura de caravaggio ninguem pensa em acidentes ou perigo quando esta buscando o seu limite e eu nao era exceçao pelo contrario como voces viram no post do audi r8 eu sabia que pilotar um superesportivo no autodromo mais longo e perigoso do mundo era uma missao para ser encarada com respeito e maturidade se as ondulaçoes deixavam o 370z virtualmente sem direçao por talvez dez metros em alguns trechos esta distancia aumentava para quinze metros ou mais com o r8 que tinha muito mais poder de aceleraçao e passo de curva mais veloz a suspensao mais rigida do r8 deixava suas respostas mais rapidas mas tambem punia com mais severidade encostadas involuntarias em zebras altas inclusive este foi o estopim do acidente de cevert a pista tem menos da metade da largura de interlagos seis contra 14 metros a area de escape e virtualmente inexistente ha dois ou tres pontos de decolagem e a variaçao entre o ponto mais baixo e o mais alto do traçado e de 300 metros o pao de açucar tem 396 m por isso quando voce erra em nurburgring aquela espalhada por ter freado tarde demais aquela traseira que dança em uma curva de alta a quase 200 km/h como aconteceu comigo no bmw 125i a sensaçao e diferente de qualquer outro autodromo no mundo nao existe raiva por ter perdido tempo pelo contrario o primeiro sentimento e um gelado na espinha e o instinto imediato de que voce precisa evitar que aquele algo aconteça e caso aconteça que voce nao fique parado no meio da pista pois com descidas arvores e montanhas dos dois lados de uma pista estreita a visibilidade e quase nula em dezenas de pontos esta e a grande diferença de nurburgring nordschleife de qualquer outro autodromo no mundo e que deixa a atmosfera relativamente densa o acidente kesselchen km 11 fica virtualmente empatado com o trecho apos o salto de flutplatz km 4 como o local de aceleraçao mais plena no traçado do nordschleife apenas atras do enorme retao principal a diferença e que kesselchen envolve ondulaçoes mais fortes e curvas de alta nas quais o carro fica bem mais proximo do limite de aceleraçao lateral o trecho se encerra com um s direta esquerda de altissima velocidade que possui uma pequena ondulaçao entre as pernas quase todos os carros de compactos a superesportivos exceçao aos extremamente potentes fazem este s de pe cravado mas voce precisa alterar sutilmente o traçado quando o carro e muito veloz com o r8 em vez de fazer um desenho mais arredondado nas pernas usando a maioria da largura da pista eu saia da primeira perna bem mais colado no lado de dentro assim o audi encarava a ondulaçao ja do lado certo da pista com o volante mais alinhado e eu podia atacar a perna para a esquerda com certo equilibrio e nesta sim eu usava toda a pista [youtube id= uwv3yr3tpwa width= 620 height= 349 ] no video acima o kesselchen começa aos 5 03 o s em questao começa aos 5 36 e a ondulaçao acontece aos 5 38 note a oscilaçao do volante e da carroceria recapitulando brevemente a historia daquela segunda feira de manha eu havia viajado para frankfurt 180 km de distancia para devolver o nissan 370z e pegar o audi r8 com o qual eu teria tres dias disponiveis a previsao do tempo indicava chuva e neblina para terça e quarta mesmas condiçoes nas quais a segunda feira amanheceu quando voltei para nurburg ja a bordo do r8 nao havia mais garoa e o asfalto estava começando a secar apos dar sete ou oito voltas com o audi em ritmo crescente optei por fazer uma pausa para comer algo pois era quase cinco da tarde e sequer havia almoçado na hora e meia remanescente da pista decidi que seria a hora de explorar mais a fundo os meus limites em nurburgring estava deixando propositalmente uma gordura de vinte ou trinta metros nas freadas de boa parte das curvas e agora me sentia confiante o suficiente para me pendurar no limite de aderencia dos pneus nos trechos mais velozes mas logo em primeira volta e justamente num dos trechos mais perigosos o fim do tal do kesselchen me dou de cara com uma cena terrivel o começo foi caotico pouco antes do s a mais de 200 km/h me deparo com um punhado de carros desacelerando fortemente atras de mim um pelotao de porsches audis bmws e corvettes alguns deles de pista apenas usando pneus dot e abafadores foi uma mistura de sensaçoes confusas precisava desviar dos carros adiante e desacelerar o r8 o quanto antes pois algo grave aconteceu mas ao mesmo tempo nao podia frear repentinamente ou poderia causar um grave engavetamento neste momento eu nao fazia ideia do que estava adiante mas tao logo me desloquei lentamente para a saida do s de kesselchen vi um pilar negro de fumaça subindo dezenas de metros em direçao ao ceu a minha direita o guard rail severamente mastigado a adrenalina que corria em meu sangue repentinamente secou e passei a raciocinar muitas coisas em paralelo num espaço de poucos segundos imediatamente me lembrei do acidente gravissimo de niki lauda em 1976 que aconteceu dois quilometros antes olhava para o espelho e tentava me posicionar num local seguro de engavetamentos pensei no momento certo de sair do carro com o minimo de riscos lembrando que os carros mais fortes passam por la a mais de 240 km/h olhei para o guard rail mastigado a direita e pensei em varias possibilidades talvez contornou errado o s perdendo a dianteira na ondulaçao; talvez escorregou em oleo nao nao havia oleo onde passei ; talvez sujeira; talvez um pneu tivesse estourado se fosse o traseiro teria rodado e seria possivel ver derrapagens sera que foi o dianteiro ; talvez tenha tentado passar um carro mais lento por fora; talvez tenha se assustado com qualquer coisa tambem nao vou esconder de voces por alguns instantes tive o pensamento egoista merda com essa porrada acabou se minha experiencia no ring com o r8 vai chover amanha e quarta na foto acima e possivel ver que houve um segundo impacto no guard rail o padrao da terra na pista indica que este segundo impacto aconteceu enquanto o carro rodava e que ele rodou mais intensamente apos a segunda batida mas em paralelo e acima de todos estes raciocinios o mais terrivel deles sera que existe uma ou mais pessoa morta carbonizando na minha frente dentro daquela bola de fogo estava a cinquenta metros das chamas mas sentia o calor intensamente o arrepio de estar testemunhando uma morte tao terrivel em pista e algo que nunca esteve sequer nos meus pesadelos um calafrio pavoroso reforçado por um ingles que passou falando sozinho ao meu lado assim que abri a porta do r8 o que nos estamos fazendo aqui havia um impulso instintivo de querer ajudar mas quando voce ve algo tao monstruoso assim fica na duvida se existe mesmo algo a ser feito os ombros pesaram e todos os sons inclusive os estalos da combustao do carro ficaram abafados ensurdecidos pelo ar pesado de uma possivel morte mas a cena que ocorreu antes do registro desta foto na verdade todas as fotografias foram feitas alguns minutos apos eu ter descido do r8 fez toda a diferença tres rapazes carregando em seus ombros duas pessoas que mais pareciam feridos de guerra roupas rasgadas sujas de terra muitos cortes queimaduras e maos lavadas de sangue o alivio o peso que saiu da atmosfera neste instante foi algo que palavras sao incapazes de descrever sorri se seus ocupantes tivessem desmaiado ou ficado presos as ferragens no impacto estaria diante de uma tragedia apesar dos ferimentos eles estavam bem tomei entao a decisao de fotografar a cena toda mas nao entrevistar os acidentados mais do que jornalista em nurburgring nordschleife eu era um entusiasta como todos os outros me reservei o direito de fazer um trabalho incompleto cerca de cinco minutos depois chegaram a policia a ambulancia e os bombeiros o atendimento foi impressionantemente profissional rapido preciso e respeitoso durante este tempo tentei entender que raios de carro era aquele quando comecei a analisar o crash scene e que me dei conta era um audi r8 ai meu amigo e que veio o segundo arrepio olhei para o r8 em que estava e involuntariamente imaginei aquilo acontecendo comigo ceus havia fotografado aquele exato um par de horas antes por outro lado pensei comigo mesmo que baita carro seguro se voce olhar com atençao nas fotos das chamas vera que o monobloco estava inteiro depois de cerca de vinte minutos fomos escoltados pelos carros de serviço de nurburgring para voltar na contra mao obviamente todas as entradas para o circuito estavam fechadas e saimos pelo portao de adenau no quilometro oito de la parti para uma viagem solitaria nas estradas da regiao sem pressa estava perturbado e precisava de um momento destes para desacelerar a minha maquina mais tarde dispensei o jantar voltei para adenau levei o audi r8 a um lava rapido de posto de gasolina e fiz o ensaio noturno que voces conferiram no post anterior durante estes meus dez dias em nurburgring testemunhei em media seis acidentes por dia mas nenhum deles chegou aos pes do que estes ocupantes do r8 vermelho passaram o risco e o sobrenome oculto do nordschleife que todos nos fingimos nao existir quando começamos a buscar os limites mas ele esta la em cada uma das suas 73 curvas e talvez se nao estivesse o inferno verde nao seria tao hipnotizante e viciante apesar de ser fa de jackie stewart compreendi melhor a posiçao da velha guarda de stirling moss na manha seguinte acordei com o ronco trovejante de um mercedes benz sls amg acelerando proximo ao hotel pulei da cama e fui ate a janela neblina e chuva gosto amargo mas no fundo felicidade a missao estava cumprida confira a lista das reportagens do especial nurburgring nordschleife missao nurburgring nordschleife dez dias tres carros e o flatout no templo nurburgring nordschleife o guia definitivo para voce planejar a sua viagem nurburgring nordschleife o começo da jornada eu o nissan 370z e o nurburgring nordschleife pela primeira vez na vida overdose de carporn os carros que aceleram no nurburgring nordschleife começando a pegar intimidade no nurburgring nordschleife com o bmw 125i as lojas de nurburgring de torradeiras a sapatilhas do nordschleife tres amigos duas coincidencias e nurburgring nordschleife extase e terror quando enfrentei o nurburgring nordschleife com o audi r8 quando senti o arrepio da morte de perto video conheça os arredores de nurburgring a bordo do audi r8 aceleramos no castelo de nurburg conheça sua misteriosa historia nurburgring nordschleife quanto que um simulador ou game pode te ajudar sudschleife explorando as fantasmagoricas ruinas do traçado perdido como pilotar no nurburgring nordschleife sem se matar nem decepcionar o cronometro nurburgring nordschleife guia de viagem atualizado o museu de nurburgring nordschleife ring werk nurburgring nordschleife consideraçoes finais
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