A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Quando a suástica foi usada como marca de combustível no Brasil

Em 1920, o Partido Nacional Socialista alemão adotou oficialmente a suástica como símbolo. O emblema acabou usado em bandeiras, distintivos e braçadeiras dos oficiais do governo nazista. Porém, no dia 18 de abril daquele mesmo ano, a swastika também aparecia em uma campanha publicitária nos principais jornais paulistanos. Ninguém sabia ainda, mas tinha a ver com carros. Não estamos falando de nenhuma marca que usava a suástica como emblema nem nada disso. Tratava-se, porém, de uma infeliz coincidência, em que uma famosa marca de combustíveis adotava o mesmo símbolo do partido de Hitler como sua identidade publicitária. A marca em questão era a Anglo-Mexican Petroleum Company, que conhecemos hoje como Shell. Depois do primeiro anúncio, que exibia apenas uma suástica e a pergunta "Sabeis o que significa este emblema?", no dia 22 foi publicado outro anúncio, desta vez com um texto falando sobre os diferentes usos da "svastika" (com "v" mesmo) na história do mundo. Mas ficava a pergunta:

Matérias relacionadas

O Aston Martin original de James Bond pode ter sido encontrado depois de 20 anos desaparecido

Leonardo Contesini

Qual foi o primeiro carro equipado com sistema de navegação?

Gustavo Henrique Ruffo

O que um Lamborghini Countach de primeira geração tem em comum com um submarino?

Dalmo Hernandes