primeiro grande evento do ano o rali dakar esta acontecendo neste exato momento pelas paisagens deserticas da america do sul porem como como voce ja deve saber durante boa parte de sua historia de quase quatro decadas a competiçao era disputada na europa e na africa — e e desnecessario dizer que muita coisa ja aconteceu nas areias quentes do outro lado do oceano como na ediçao de 1981 quando um rolls royce foi um dos unicos a percorrer todo o trajeto entre paris na frança e dakar no senegal sim um rolls royce chamado jules ate quem nao entende muito de carros associa imediatamente a rolls royce a carros de alto luxo — seja no inicio do seculo passado com modelos como o silver ghost ou nos anos mais recentes ja sob a asa da bmw que fornece a plataforma de seu serie 7 como base para verdadeiras barcas de luxo como o phantom o ghost e o wraith — este ultimo o mais potente rolls royce da historia com seu v12 biturbo de 6 6 litros e 632 cv [youtube id= voed7qp3mlu width= 620 height= 350 ] na decada de 1980 porem a rolls royce dividia carrocerias motores e recursos materiais e financeiros com a bentley um de seus modelos era o corniche um cupe de duas portas tambem disponivel como conversivel que tinha um motor v8 de 6 75 litros e foi fabricado praticamente sem alteraçoes significativas por 24 anos de 1971 a 1995 o motor do corniche chamado l410 foi apresentado em 1959 e acredite se quiser e utilizado ate hoje pela bentley no mulsanne em uma versao altamente modificada chamada l410ht com dois turbos e 512 cv — quase o triplo da potencia original que nunca foi divulgada oficialmente nosso ponto e que o corniche era um carro de luxo equipado com um motor v8 de 6 75 litros e cambio automatico de tres marchas nao era exatamente a configuraçao ideal para disputar um rali do calibre do paris dakar contudo foi exatamente isto que o experiente piloto frances thierry de montcorge fez depois de um jantar com os amigos no fim de 1980 eles apostaram que ele nao conseguiria chegar ao fim do paris dakar ao volante de um rolls royce montcorge ja tinha experiencia neste tipo de corrida com participaçoes no rali bandama na costa do marfim; e no rali nice abidjan que obviamente acontecia entre as cidades de nice na frança e abidjan a capital economica da costa do marfim sendo assim certamente ninguem duvidava que o frances fosse capaz de cruzar os quase dez mil km de distancia que separavam paris de dakar com um carro feito especialmente para tal aventura mas um rolls royce obviamente montcorge aceitou o desafio dizem que o nivel de alcool em seu sangue naquela noite contribuiu para tal mas isto e so um detalhe o que importa e que ele de fato conseguiu um rolls royce e o preparou para enfrentar o arido deserto africano com a ajuda do engenheiro michel mokrycki montcorge conseguiu finalizar o carro em cerca de dois meses bem a tempo da partida no dia 1º de janeiro de 1981 mockrycki decidiu que o chassi original do rolls royce nao era adequado para as condiçoes hostis do deserto e por isso ele e seu companheiro de projeto desenvolveram um chassi tubular do zero sobre ele foi instalada uma replica em poliester feita usando a original como molde com portas capo e tampa do porta malas em aluminio por dentro o painel e alguns detalhes de acabamento foram mantidos o conjunto de motor e cambio tambem foi trocado em vez do v8 de 6 75 original acoplado a transmissao automatica de tres marchas de origem chevrolet o carro agora tinha um v8 chevy small block de 5 7 litros 350 pol³ e respeitaveis 355 cv — mais do que a maioria dos carros que competem hoje no dakar a transmissao original deu lugar a todo o conjunto do toyota land cruiser o que significa que o cambio agora era manual de quatro marchas e a traçao integral [gallery columns= 4 link= file ids= 33681 33679 33680 33682 ] suspensao elevada e pneus off road completavam o pacote bem como um gigantesco tanque de combustivel com capacidade para nada menos que 330 litros com o tanque cheio o rolls royce pesava 1 400 kg — acredite um peso relativamente baixo para um carro totalmente equipado para enfrentar milhares de quilometros no deserto em 1981 e o nome do carro jules simples o principal patrocinador do projeto era christian dior que havia acabado de lançar no mercado a fragrancia jules a marca foi escolhida para estampar a carroceria do corniche e acabou batizando o carro e como ele foi na corrida afinal surpreendentemente bem se querem saber ate cerca de metade da prova que durou 17 dias o rolls royce de thierry de montcorge se segurou na 13ª posiçao na classificaçao geral se mantido ate o final este seria um excelente resultado mas nem tudo acontece da forma como a gente preve em determinado momento o rolls royce sofreu uma quebra no sistema de direçao — um reparo relativamente simples em condiçoes normais porem uma tragedia quando se esta no meio do deserto thierry de montocorge e seu navegador jean christophe pelletier nao desistiram de ganhar a aposta e tentaram consertar o carro eles conseguiram mas a mao de obra tomou muito tempo e a dupla acabou oficialmente desclassificada extra oficialmente porem nao havia nada que impedisse os dois de seguir seu caminho e foi exatamente o que fizeram — e assim no dia 17 de janeiro de 1981 o rolls royce corniche jules se tornou um dos 40 carros a cruzar a linha de chegada em dakar dos 170 carros inscritos mesmo fora da lista de participantes nao havia como nao considerar aquilo tudo como uma vitoria depois do rali de 1981 jules jamais foi colocado para correr de novo em 2012 o carro apareceu a venda por € 200 mil no site carclassic com mas nao se sabe se ele ja foi vendido o anuncio esta no ar ate hoje montcorge por outro lado se aventurou pelo dakar novamente tres anos depois — dessa vez com um prototipo de seis rodas chamado jules ii mas esta historia vai ter que ficar para outro dia
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