FlatOut!
Image default
Car Culture

Quando a Volkswagen fez uma Variant com motor Porsche flat-6 — ou quase isto

Por mais de vinte anos a Volkswagen apostou todas as suas fichas nos motores boxer refrigerados a ar — dos primeiros protótipos do Fusca (ou Käfer) até a década de 1970, quando lançou o Passat. Sendo assim, não nos surpreendemos em saber que a maioria esmagadora dos projetos da VW ao longo daquelas quatro décadas fosse movida pelo flat-4. Mas que tal uma perua de seis lugares com o motor flat-6 do Porsche 911 pendurado na traseira? Sim, este carro existiu, foi feito em 1965 e se chamava EA 128. Cinco anos antes, do outro lado do Atlântico, a Chevrolet lançava o Corvair, um carro revolucionário que remava na contramão das tendências automotivas americanas. Em vez de um carro grande, imponente, cheio de detalhes cromados, rabos de peixe e um V8 na dianteira, o Corvair era mais compacto, baixo e elegante, dotado de um flat-six com arrefecimento a ar na traseira, acoplado a um compacto transeixo automático. A impressão passada pelo Corvair foi tão boa que a revista Motor Trend deu a