quando as coisas pareciam ser mais estaveis em nossa economia fizemos uma reportagem comparando o valor de alguns carros vendidos no brasil e no exterior no dia em que a materia saiu o dolar valia exatos r$ 2 43 mais de r$ 1 abaixo do valor atual e a diferença de preços ainda impressionava mas e hoje com o dolar a r$ 3 50 resolvemos fazer uma comparaçao mais extensa mas tambem mais incisiva para isso usaremos apenas as nossas jabuticabas ou seja carros que sao fabricados apenas no brasil com apenas duas exceçoes a ideia por tras disso e a seguinte se os modelos sao feitos apenas por aqui as unidades exportadas e vendidas em outros paises absorvem necessariamente os mesmos custos de produçao das unidades vendidas no brasil o preço do aço da energia da agua e da mao de obra e o mesmo que o dos carros feitos e vendidos aqui com o agravante de valores mais altos de frete pelas distancias percorridas so as margens de lucro de concessionarios e das fabricantes alem dos impostos poderao ser diferentes poderiamos escolher qualquer pais em que os carros brasileiros sao vendidos mas preferimos apenas aqueles com acordos comerciais com o brasil como os do mercosul e o mexico nestes a distorçao sera menor justamente pelo fato de os veiculos serem vendidos neles como se fossem modelos nacionais sem pagar impostos de importaçao os que eventualmente incidirem serao os mesmos aos quais qualquer outro modelo fabricado por la estaria sujeito isso permitira uma comparaçao mais justa quando fiz essa reportagem pela primeira vez em julho de 2009 falei com evaldo alves professor de economia internacional da fundaçao getulio vargas e ele me passou referencias que curiosamente podem ser usadas ate hoje os dados ainda sao validos porque apesar de ja fazer seis anos que a entrevista aconteceu os valores de ipi da epoca se mantem inacreditavelmente iguais pelo menos desde 1º de janeiro deste ano quando a aliquota cheia voltou a valer carros como motores de ate 1 litro pagavam em 2009 7% de ipi e ainda pagam motores entre 1 litro e dois litros a gasolina ou flex pagavam 13% hoje so os movidos a gasolina pagam isso mas a diferença para os flex e de apenas dois pontos percentuais ou 11% motores com deslocamento maior que 2 litros pagavam 25% de ipi ainda pagam se tiverem motores apenas a gasolina carros flex pagam 18% na epoca o prof alves disse que a carga de impostos sobre os veiculos com motor ate 1 litro representava 27 1% do preço final de venda do automovel — ou seja pegue o valor que voce pagou em seu 1 0 e tire 27 1% esse e o tanto do preço que fica com o governo se o valor de venda nao incluisse os impostos e eles fossem cobrados apenas na hora do pagamento eles representariam um aumento de 37 2% no valor do carro — ou seja o total de impostos incidentes sobre o valor real de um 1 0 e de 37 2% para nao ficar confuso imagine que o carro custa 100 com os 37 2% de impostos sobre o preço real ou seja sobre os 100 seu preço passaria a custar 137 2 mas imagine que voce nao sabe disso que o preço do carro ja inclui os impostos e e de 137 2 voce quer calcular o valor real de seu carro sem os impostos neste caso voce toma o valor final como referencia que e de 137 2 e subtrai dele 27 1% esses 27 1% de 137 2 serao 37 2 resumindo a formula que o prof alves nos passou permite descobrir o preço real do automovel sem a inclusao dos impostos que ja vem embutidos no preço que pagamos mas a proporçao de impostos sobre esse preço real e muito maior do que a porcentagem que ele nos passou e e o montante sobre o preço real sem impostos que voce deve considerar para os modelos com cilindrada entre 1 litro e 2 litros o custo dos impostos representa 30 4% do preço final se o valor considerado fosse o original ainda sem impostos a garfada governamental seria de 43 7% por fim no caso dos carros com motores com cilindrada maior que 2 litros a carga tributaria seria de 36 4% se esse valor fosse comparado ao do que o carro custaria sem as taxas sua doaçao forçada ao estado chegaria em 57 2% isso mesmo quase 60% do preço do carro vai para o bolso do governo como essa e a mesma conclusao a que o pessoal do vrum chegou em setembro do ano passado com a ajuda do ibpt instituto brasileiro de planejamento e tributaçao ficamos ainda mais tranquilos com nossas referencias um estudo recente da anfavea divulgado em julho do ano passado indica valores bem parecidos com os fornecidos pelo prof alves 24% 28 4% e 36 8% a coisa hoje e um pouco mais transparente do que era em 2009 agora o valor dos impostos pagos deve ser discriminado na nota fiscal de compra se voce comprou um carro recentemente confira quanto de imposto pagou no recibo e fique a vontade para dividir conosco nos comentarios e sempre bom ter referencias do mundo real como nao existem carros flex nos paises que usamos como base de comparaçao a aliquota menor de ipi nao representa nenhum beneficio para os modelos aqui presentes e ate o contrario aplicar a eles os descontos que o prof alves indicou em 2009 cheios representa tirar do valor real deles mais do que o governo efetivamente embolsa para as fabricantes o quadro seria ainda pior do que aparenta com os dados que vimos ate agora em entrevista ao jornal diario do grande abc luiz moan presidente da anfavea deu a seguinte declaraçao exportamos impostos enquanto os nossos concorrentes nao temos 9% de tributos agregados aos nossos custos de produçao e o que esse slide do mesmo estudo que ja citamos da anfavea mostra com um pouco mais de correçao o valor de impostos embutidos na verdade e de 8 8% o prof alves nos ajudou com mais uma coisa a ter uma ideia de quanto outros paises cobram de impostos na compra do automovel segundo ele os eua cobravam 6 1%; japao 9 1%; alemanha 13% o estudo da anfavea indica valores um pouco maiores para estes tres paises as aliquotas que realmente nos interessam sao as do mexico e da argentina paises que escolhemos para nos dar parametro segundo o unico dado que encontramos a respeito infelizmente antigo de abril de 2010 a carga tributaria tanto no mexico quanto na argentina chegam a um maximo de 20% vamos com este dado se houver um melhor a gente atualiza depois tambem fizemos o calculo do poder de compra do brasileiro diante do mexicano e do argentino segundo dados do banco mundial dentro dos criterios de paridade de poder de compra aplicados a renda per capita o brasileiro tinha em 2014 o poder de compra de us$ 16 155 10 contra us$ 17 167 do mexicano a argentina nao consta dos dados do banco mundial mas segundo o site knoema e de us$ 22 582 os dados sao de 2014 com base neles calculamos por quantos meses um brasileiro um mexicano e um argentino tem de trabalhar para comprar um carro brasileiro lembrando que como o dolar subiu pacas em 2015 nossos dados provavelmente refletem um momento muito mais feliz dos orçamentos de todos nos nao o momento atual mexico vs brasil segundo nosso levantamento a carga tributaria nao explica a diferença de preço entre o carro brasileiro vendido no brasil e vendido na terra do seu madruga mesmo quando parece ser uma explicaçao razoavel veja o caso da chevrolet tornado ls conhecida aqui como montana ela custa no mexico 181 500 pesos que correspondem a r$ 37 389 o modelo brasileiro equivalente sai a r$ 43 550 uma diferença de r$ 6 161 a mais para o modelo brasileiro e equivalente e eufemismo enquanto o modelo brasileiro vem apenas com o motor 1 4 o mexicano so e equipado com o 1 8 considerando o unico modelo brasileiro da chevrolet com motor 1 4 e 1 8 o cobalt a diferença de preço considerando apenas o motor e de r$ 2 600 a diferença total portanto deveria ser de r$ 8 761 mas vamos com a que podemos medir mesmo como um carro que viaja cerca de 7 500 km pode custar menos do que o vendido na porta da fabrica analise conosco se a hipotese tributaria resolve o caso tirando da montana os 30 4% que equivaleriam aos impostos chegamos a r$ 30 310 80 no mexico tirando os 20% de carga tributaria o valor seria de r$ 29 938 14 se o brasil exporta os impostos como moan declarou o desconto de 8 8% nao se aplica vai embutido no preço do modelo vendido no mexico e fabricado exclusivamente aqui sao apenas r$ 400 de diferença mas nao se esqueça de que a montana e 1 4 e a tornado 1 8 e que a diferença entre os dois motores e de r$ 2 600 r$ 3 000 sao quase 7% de diferença partindo para a realidade nossa de cada dia um mexicano com a renda anual que ja citamos teria de entregar cerca de 7 meses de salario para comprar sua tornado um brasileiro teria de poupar 9 meses inteiros sem gastar com mais nada peguemos agora o caso mais extremo de diferença o do ford ecosport ele e o honda city sao as duas unicas exceçoes que abrimos as jabuticabas primeiro porque sao modelos representativos o ka nao e vendido no mexico e apesar de o eco ser feito tambem na india e na china o primeiro modelo mundial da marca projetado no brasil sai daqui em direçao ao mexico o honda city tambem por la o ecosport so e vendido com motor 2 0 e custa na versao trend automatica equivalente a freestyle 2 0 powershift 270 400 pesos em reais isso da r$ 55 752 58 no brasil o carro e vendido a r$ 79 800 uma diferença de r$ 24 047 42 tirando os impostos o modelo vendido no mexico sairia por r$ 44 602 06 o brasileiro por r$ 55 540 80 enquanto um mexicano trabalha 11 meses para comprar seu ecosport um brasileiro fica mais seis meses no batente ou trabalha 17 meses para levar seu crossover para casa os outros casos ficam entre estes extremos consulte os em nossa tabela para matar a curiosidade ha duas planilhas no link a da argentina e a do mexico clique em uma outra para visualizar os dados que preferir argentina vs brasil para quem nunca ouviu falar de inflaçao a argentina tambem voltou a viver esse fantasma tanto que nao se encontra mais os preços dos veiculos em muitos sites argentinos como o da fiat e o da honda so encontramos os que faltaram na tabela da camara del comercio automotor e olhe la na argentina a inflaçao fez outro desserviço as pessoas tirou delas a referencia de valor alias e isso que a inflaçao faz em qualquer pais que sofre com ela com isso todos os modelos brasileiros por la saem mais caros nem vamos nos estender em quanto mas a menor diferença fica em r$ 4 744 15 para o vw voyage e a maior para a chevrolet montana r$ 15 543 66 mais cara que a brasileira por la o governo partiu para o ataque direto as fabricantes o ministro da economia axel kicillof disse em entrevista ao jornalista horacio verbitsky da tv publica que trabalha para que as fabricantes nao nos roubem tambem acusou a industria automotiva de la de traficar ganancias e a declaraçao mais dura que ja vimos alguem de qualquer governo dar sobre o assunto pode ser apenas uma tentativa de empurrar a culpa dos problemas para um vilao qualquer mas considerando nosso levantamento o argentino tem suas razoes para reclamar se o custo do produto feito no brasil em dolares e tao mais baixo do que o cobrado por la o que explica os preços atuais ainda que paguem mais os argentinos levam quase o mesmo tempo que o brasileiro para comprar os carros novos com exceçao da montana e do fiat palio essence que consomem respectivamente 2 e 1 mes de salario a mais dos vizinhos do sul quem quiser mais detalhes dos carros pode consultar as tabelas que criamos comparado a uma economia em melhor situaçao que a nossa o carro brasileiro fica mais caro aqui do que exportado mesmo com o dolar a r$ 3 50 se a referencia e um pais em dificuldades pagamos menos como seria de esperar para quem produz os modelos se o dolar chegar a r$ 4 00 talvez possamos dizer que os veiculos fabricados aqui tem preços equivalentes aos dos vendidos no exterior inclusive quando forem frutos exclusivos dessa terra que tudo da como entre outras coisas um bocado de dinheiro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.