FlatOut!
Image default
Mercado e Indústria

Quanto custam, lá fora, os carros fabricados no Brasil?

Quando as coisas pareciam ser mais estáveis em nossa economia, fizemos uma reportagem comparando o valor de alguns carros vendidos no Brasil e no exterior. No dia em que a matéria saiu, o dólar valia exatos R$ 2,43, mais de R$ 1 abaixo do valor atual. E a diferença de preços ainda impressionava. Mas e hoje, com o dólar a R$ 3,50? Resolvemos fazer uma comparação mais extensa, mas também mais incisiva. Para isso, usaremos apenas as nossas “jabuticabas”, ou seja, carros que são fabricados apenas no Brasil. Com apenas duas exceções. A ideia por trás disso é a seguinte: se os modelos são feitos apenas por aqui, as unidades exportadas e vendidas em outros países absorvem necessariamente os mesmos custos de produção das unidades vendidas no Brasil. O preço do aço, da energia, da água e da mão de obra é o mesmo que o dos carros feitos e vendidos aqui, com o agravante de valores mais altos de frete, pelas distâncias percorridas. Só as margens de lucro de concessionários e das fabricant